quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bairro do Ipiranga - Curso de admissão ao ginásio



Década de 50. Rua Bom Pastor, quase esquina com a Rua dos Sorocabanos, bairro do Ipiranga, ao lado do Cartório do Registro Civil do bairro, estava localizada a Escola Técnica de Comércio "Cruz e Souza". Lá fiz o meu curso de admissão para poder fazer o ginásio.

Hoje, já não me lembro mais dos nomes de todos os colegas e dos professores; apenas um vem à minha memória: Carlos Aymard, jovem inteligente e com um grande poder de comunicação, que mais tarde veio a se tornar jornalista e radialista. Trabalhou durante muito tempo na Rádio Globo como comentarista esportivo. Infelizmente faleceu prematuramente, vítima de pertinaz moléstia.
Nesta escola me lembro de uma passagem curiosa: o professor de desenho entra na sala, cumprimenta a todos e começa a mexer no seu material de ensino. Um colega baixinho, moreno, cujo nome não me lembro, pergunta: "Professor, a aula é de desenho?”. O professor responde: "Não, é de desenho". O aluno retruca: "Desculpe, pensei que fosse de desenho". Diante dessa resposta insolente, esse aluno foi convidado a se retirar da sala e tomou uma reprimenda do diretor da escola.

Naquele tempo o professor merecia respeito; hoje, infelizmente, as coisas mudaram muito, não há mais consideração aos mestres do ensino. É uma pena.

Por Leonello Tesser (Nelinho)

10 comentários:

Soninha disse...

Olá, Nelinho!

Em primeiro lugar quero deixar o meu mais forte abraço pelo seu aniversário...Desejar-lhe saúde e prosperidade.

Mas, tenho saudade também dos tempos em que os professores eram figuras respeitadíssimas e autoridade máxima, dentro da sala de aula.
Fazem falta as aulas de religião e de educação moral e cívica, extintas há muito tempo, infelizmente.

Valeu, Nelinho!
Obrigada!

PARABÉNS!

QUEREMOS BOLOOOOOOOOOOOOOO

Muita paz!

Miguel S. G. Chammas disse...

Repetecando a Soninha: QUEREMOS BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLOOOOO!
Nelinho, grande companheiro de longas épocas, muitas felicidades. QueDeus lhe dê tudo de bom!

Luiz Saidenberg disse...

Feliz aniversário, Nelinho, e continue com suas gostosas memórias de outros tempos! Abraços.

Wilson Natale disse...

Nello: Eu não sei se foi pura sorte, mas felizmente, eu sempre tive ótimos professores que eram rigorosos, mas acessíveis. E havia entre nós, alunos e professores,o respeito mútuo.
E lembro também da alegria que tínhamos em levar flores e homenagear nossos mestres no Dia do Professor. E lembro da alegria dos professores em nos homenagear e nos presentear com pirulitos e caramelos, no Dia das Crianças...
Outros tempos, outra mentalidade...
Um dia, eu espero, alguém vai trazer de volta a dignidade que os mestres do Brasil têm direito.
Nello parabéns pelo seu aniversário e que venham ainda muitos aniversários felizes!!!
Forte abraço,
Natale

Laruccia disse...

Como o tempo passa, meu DEus, Nelinho
se vc faz aniversário, quantos aninhos?
Estás alegre, contente,feliz, bonitinho?
Pudera, com a esposa e os
filhinhos
vai festejar, ganhar um presente
bem fofinho
uma gostosa colomba Pascal
pra ficar bem gordinho.
Do seu querido amigo
Tistininho.

(meu apelido quando criança)

Parabéns Nelinho, scusati lo scherzo.
Laruccia

suely schraner disse...

Que sua memória continue prodigiosa. O presente é nosso em ter o privilégio de ler seus escritos neste espaço. Parabéns, Nelinho!

Arthur Miranda tutu disse...

Nelinho, Antes de mais nada Feliz aniversário, e muitos textos iguais a esse na vida,
Agora eu talvez vá contrariar muita gente, mas eu acho que esse professor também não agiu certo ao responder para o aluno: Não , é de desenho, no mínimo ele deveria nesse momento chamar o aluno, e passado o devido sabão. No momento que ele respondeu com ironia para o insolente aluno ele deu oportunidade para que o mesmo, fosse abusado. Acho que no mínimo esse professor merecia uma advertência do Diretor, parecida com a do Aluno. Peço perdão a todos mas é minha opinião sincera.
Assim como reconheço que os alunos hoje em dia são muito abusados, mal educados,e violentos, noto também que os professores de hoje perto dos professores daquela época, estão, tão distantes como a lua esta para o sol.
Quem quer exigir respeito, tem que no mínimo saber dar o respeito.

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Meus queridos amigos e companheiros de jornada, muito obrigado a todos pela lembrança e espero no futuro comemorar muitas datas iguais a de hoje e contar ainda com o privilégio de merecer a amizade e o carinho de todos vocês, um abraço a todos.-

Zeca disse...

.

Nelinho!

PARABÉNS!
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Que Deus o abençõe e lhe dê saúde, paz e tranquilidade!


E que você continue nos brindando por muitos e muitos anos com suas lembranças, trazendo-nos saudades de outros tempos que foram, também, nossos.

Abraço.

LAERTE CARMELLO disse...

CARO NELINHO,
Associo-me a todos os que lhe desejaram Feliz Aniversário! Certamente outros aniversários virão pela frente! E estaremos aqui para lhe parabenizar!
Quanto à "Escola Cruz e Souza" Você
sabe que eu morava ao lado. Portanto posso afirmar que o diretor era um grosso e tinha o apelido de "goiaba".
Que Você continue nos brindando com seus excelentes e lúcidos comentários.
Abbraccio e salute! Laerte.