quarta-feira, 9 de março de 2011

São Paulo é cheia de mistérios e lendas - 1ª parte

É verdade que o Edifício Itália é o prédio mais alto da cidade?
Mentira. O mais alto é o Edifício Mirante do Vale (também conhecido como Palácio Zarzur na Avenida Prestes Maia), com 170 metros de altura e 50 andares. O Edifício Itália - com 160 metros e 42 andares - continua levando a fama porque foi erguido em terreno mais alto.

É verdade que 5 000 lacres de latinha de cerveja ou refrigerante podem ser trocados por uma cadeira de rodas?
Mentira. Nem cadeira de rodas, nem sessão de hemodiálise, nem computador - há várias versões para essa lenda urbana difundida em todo o mundo. Na Noruega, por exemplo, o prêmio seria um cão-guia para cegos.

É verdade que existem arranha-céus na cidade sem o 13º andar?
Verdade. Superstição comum nos Estados Unidos, alguns prédios de São Paulo também numeram o 13º andar como 14º. Portanto, o 13º, embora na prática exista, não é identificado como tal. É o caso, por exemplo, do edifício do Banco Safra na Avenida Paulista, de 1988, e da Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas (foto), inaugurada em 1999 na Marginal Pinheiros. O Novotel Jaraguá, no centro, extinguiu o andar quando foi remodelado, em 2004.

É verdade que existe jacaré no Rio Tietê?
Mentira. No trecho que passa pela cidade, o rio tem nível de oxigênio perto de zero e índice de visibilidade nulo. Portanto, animais não conseguiriam viver em suas águas. Na década de 80, pelo menos três jacarés foram apreendidos nas margens do rio pelos bombeiros. Acredita-se que os bichos tenham sido abandonados ali por criadores. Garças, frangos-d'água, capivaras e quatis aparecem eventualmente.

É verdade que os motoristas podem trafegar pelos corredores exclusivos de ônibus nos fins de semana?
Verdade. Das 15h de sábado às 4h de segunda-feira, carros particulares e motos podem circular livremente pelos nove corredores, respeitada a velocidade máxima de 50 quilômetros por hora. A portaria que libera o uso dos corredores vale até abril - depois, ela pode ser prorrogada pelo prefeito Gilberto
Kassab.

É verdade que o bar Original não serve chope sem colarinho?
Verdade. É norma da casa, desde a sua fundação, em 1996. "Não há a menor possibilidade de servirmos de outro modo", afirma um dos proprietários, Edgard Bueno da Costa. "Trata-se de uma convicção: acreditamos que o melhor chope tem de possuir três dedos de colarinho. Se o freguês quiser diferente, que procure outro bar."

É verdade que o quadro do americano Roy Lichtenstein que decora o bar Balcão é autêntico?
Verdade. Trata-se de uma serigrafia de 2,59 metros de altura por 3,86 de comprimento do artista plástico pop Roy Lichtenstein (1923-1997). Ela foi produzida em 1992 e comprada por um dos sócios do bar Balcão há seis anos, em Los Angeles... Intitulada Wallpaper with Blue Floor Interior, a gravura é assinada e numerada (191 de uma série de 300). Está em exposição permanente na Rua Melo Alves, 150, Jardim Paulista.

É verdade que em São Paulo ainda existem índios morando em aldeias?

Verdade. Há três aldeias dentro da área do município, com um total de 1 034 índios da etnia guarani m'bya: a Jaraguá, no pico homônimo, e a Tenondê Porã e a Krukutu, no distrito de Parelheiros.

É verdade que há um trator enterrado no gramado do Estádio da Portuguesa, no Canindé?
Mentira. É pura maldade de torcedor - dos times rivais, claro. Reza a lenda que, em 1972, quando os dirigentes da Portuguesa de Desportos terminaram de reconstruir o estádio (de 1956) e erguer arquibancadas de concreto, esqueceram um trator no meio do gramado. Como ficou impossível removê-lo pelas saídas destinadas ao público, decidiram enterrá-lo ali mesmo. Ora, pois!

É verdade que o bairro da Liberdade já foi habitado predominantemente por italianos?
Verdade. Até 1920, centenas de italianos que iam das chácaras na Zona Sul da cidade até o centro para vender sementes e frutas fixavam residência na região da Liberdade. As pensões do bairro eram todas ocupadas por italianos e, em menor número, por portugueses. A imigração japonesa só chegou à região na década de 30, quando as primeiras famílias começaram a se instalar na Rua Tabatingüera.

É verdade que no restaurante do hotel Ca'd'Oro era proibida a entrada de homens sem gravata?
Mentira. Mas isso de fato aconteceu entre 1953 e 1962. O restaurante, inaugurado na Rua Barão de Itapetininga, no centro, exibia uma placa: "Pedimos o uso da gravata e do paletó". A partir dos anos 60, só passou a ser exigido o paletó. "Se chegasse alguém sem ele, nós tínhamos alguns para emprestar", lembra o proprietário Aurélio Guzzoni. Atualmente, não há nenhuma advertência na entrada da casa - que desde 1978 funcionava na Rua Augusta -, mas a maioria dos freqüentadores ainda vai lá de terno e gravata.

É verdade que o jornalista Cesar Giobbi só publicava fotos de pessoas sorrindo em sua coluna Persona , no jornal O Estado de S. Paulo?
Em termos. No mês de julho, das 178 fotos publicadas, em apenas onze não havia alguém sorridente. "Não dou nenhuma orientação desse tipo aos meus fotógrafos", diz o colunista. "Só escolho as imagens em que as pessoas estejam muito bonitas. Por acaso, elas estão sorrindo."

É verdade que maio é o mês em que mais ocorrem casamentos em São Paulo?
Mentira. De acordo com o IBGE, o mês que lidera as uniões dos noivos paulistanos é dezembro. O último levantamento, de 2004, revela que maio, o mês das noivas, ficou na sétima colocação, com 4 541 casamentos, contra 6 700 em dezembro. Agosto, com sua má fama, apareceu no fim do ranking (2 822 matrimônios)...

É verdade que o uso de celular em postos de gasolina pode acarretar multa de 530 reais?
Verdade. Até hoje, entretanto, nenhum paulistano foi multado. O valor está previsto em lei municipal, de autoria do vereador Wadih Mutran (PFL), que proíbe desde 2002 o uso de celulares em postos de gasolina devido ao risco de provocar explosões. "Isso é uma grande bobagem", diz o engenheiro eletrônico Paul Jean Etienne Jeszensky, especialista em telefonia digital da Escola Politécnica da USP. "Você já viu alguém entrar no posto empurrando o carro? O motor em funcionamento produz muito mais faísca do que a bateria do celular."

É verdade que casais são proibidos de se beijar no bar Léo?
Verdade. Instalado desde 1940 na esquina das ruas Aurora e dos Andradas, no centro, o bar conhecido pela excelência de seu chope só passou a aceitar a entrada de mulheres desacompanhadas nos anos 70. Até hoje, proíbe que casais se beijem em suas dependências. Quando isso acontece, um funcionário vai até a mesa e chama a atenção dos clientes. "Porque começa assim, e, dali a pouco, a mulher já está no colo do rapaz", diz o encarregado da gerência, João Dantas.

É verdade que a psicanalista e socialite Eleonora Mendes Caldeira não repete roupas?
Em termos. Uma das figuras mais elegantes da sociedade paulistana, Eleonora garante que usa o mesmo look mais de uma vez. "Considero de uma futilidade atroz ficar preocup
ado em não repetir roupa", afirma ela, que, pelo menos neste ano, ainda não foi fotografada por colunas sociais nem por revistas de celebridade vestindo um modelo pela segunda vez.

É verdade que o distrito de Parelheiros está sobre uma cratera feita pela colisão de um meteorito?
Verdade. Cerca de 35 000 paulistanos moram dentro de um buraco de 3,6 quilômetros de diâmetro e 150 metros de profundidade. Localizada logo ao sul da Represa Billings, no extremo sul da mancha urbana, essa cratera foi criada com o impacto de um meteorito aproximadamente 40 milhões de anos atrás. "É um dos principais patrimônios geológicos do país", diz o geólogo Fábio Resende, que há sete anos faz pesquisas no local. "Ali, ainda existem sedimentos que contêm traços do próprio meteorito."

É verdade que existe uma mulher que ganha a vida vendendo troco na feira?
Verdade. Uma senhora que se identifica como "Valquíria" passa por volta das 7 da manhã pelas barracas de diversas feiras da cidade oferecendo maços de 97 reais divididos em notas de 1, 2 e 5 reais. Deixa o dinheiro com os feirantes que precisam de troco e volta algum tempo depois para receber 100 reais. Tem, portanto, um lucro de pouco mais de 3% em cada operação. "Consigo dinheiro trocado com cobradores em pontos de ônibus e vendedores ambulantes", conta Valquíria, que não revela o sobrenome por medo de assalto. "Já fui roubada cinco vezes."

É verdade que existem mais ratos do que pessoas em São Paulo?
Verdade. Quase quinze vezes mais. De acordo com uma estimativa de 2005 do Centro de Controle de Zoonoses, há na cidade 160 milhões de ratos - e 10,9 milhões de pessoas. O fenômeno existe também em outras metrópoles, embora em proporção menor. Em Nova York, o índice é de sete roedores por habitante; em Londres de três para um.

É verdade que mais de 10 000 pessoas moram na Avenida Paulista?
Verdade. De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, cerca de 12 000 pessoas vivem em seus dezoito edifícios residenciais. Considerada o coração financeiro do país, a avenida conta com 67 prédios comerciais.


É verdade que o rádio do carro não pega na região da Avenida Paulista por causa da quantidade de antenas ali localizadas?
Em termos. A sintonia de uma estação de rádio depende de dois fatores: potência de transmissão e qualidade do aparelho receptor. "Como a Paulista está cheia de emissoras, as estações menos potentes sofrem muita interferência e são prejudicadas", explica Antonio Fischer de Toledo, engenheiro de telecomunicações da USP. "Os rádios dos carros, que geralmente não são muito bons, nem sempre conseguem separar de modo adequado as freqüências, por causa da proximidade com as antenas." Somente de emissoras de rádio, há oito antenas na avenida.

É verdade que os cães apreendidos pela carrocinha viram sabão?
Mentira. Acredita-se que tal lenda tenha surgido porque a gordura animal (principalmente de boi) costuma servir de matéria-prima na fabricação de sabão em pedra. "Essa história é ridícula", afirma o biólogo Hildebrando Montenegro, do Centro de Controle de Zoonoses. "Cães nunca foram usados para isso." Os cerca de quarenta cães e gatos apreendidos por dia pelas oito carrocinhas paulistanas ficam por três dias úteis à espera do dono. Se não aparecer ninguém para resgatá-lo, o bicho é encaminhado para adoção ou sacrificado (com uma injeção letal). Em seguida, incinerado.

Por Mário Lopomo

8 comentários:

Soninha disse...

Olá, Mário!

Bacanas estas curiosidades.
Algumas, já nossas conhecidas,mas, interessantes para serempostadas aqui.
Logo teremos a segunda parte.
Valeu!
Obrigada.
Muita paz!

Arthur Miranda disse...

Muitas eu também já conhecia, mas eu gosto muito dessas coisas. parabéns por nos trazer esses conhecimentos. Só que eu gostaria de saber?
Mario, é verdade que nos partidos políticos no Congresso, nas assembléias Legislativas, e Câmaras Municipais, tem mais corruptos e ladrões vivendo seus interesses pessoais, que políticos honestos cumprindo honestamente seus mandatos eleitorais a serviço do Povo eleitor brasileiro?

Wilson Natale disse...

Ótimo LOPOMO! Sempre é bom lebrar as verdades e as mentiras sobre a nossa cidade.
E quanto aos cães que na mentira viravam sabão, hoje ele viram deliciosos pratos os restaurantes coreanos...
E pensar que, antes, comia-se gato por lebre, ou o delicioso churrasquinho "Miau-Miau" (risos).
Abração,
Natale

MLopomo disse...

Mario, é verdade que nos partidos políticos no Congresso, nas assembléias Legislativas, e Câmaras Municipais, tem mais corruptos e ladrões vivendo seus interesses pessoais?
Arthur Miranda (Tutu), “Não é verdade,Eles são muito achincalhados por nos. Eles apenas se enganam, nunca vão buscar o dinheiro. É o dinheiro que chega as mãos deles. Eles são muito inocentes, e não tem idéia de onde vem o dinheiro. Nos é que somos os canastrões. Vê lá se político é tão corrupto assim. Lembra-se do mensalão do PT? Então, eles não foram tão corruptos assim, afinal a grana veio a nos, e não ao reino deles, afinal os políticos jamai foram desonestos. Somos aqueles eternos usurpadores dos direitos dos políticos. Eles trabalham muito, são honestos, probos, suam a camisa, nós é que somos muito exigentes com eles”. Um dia ainda deixaremos de ser tão ordinários, e vamos deixar os políticos em paz.

suely schraner disse...

A verdade é que aqui neste espaço a gente segue vivendo e aprendendo. Abraços.

Zeca disse...

Mário,

de todas essas verdades e mentiras, a que mais me agradou foi a última. Explico: é que eu, ingênuamente, ainda acreditava nessa antiga lenda de que os cães enviados para os depósitos municipais, se não fossem retirados pelos donos, nem adotados por alguém, ao fim de algum tempo eram sacrificados e, imagine só!, transformados em sabão!
Vendo agora, parece piada, mas ainda que um pouco envergonhado, sou obrigado a confessar que, sem jamais ter questionado, acreditava piamente nessa história!
É! Memórias de Sampa também é cultura!

Abraço.

Modesto disse...

Mario. é verdade que a mentira é uma verdade mal contada? se assim for, a verdade contada por um mentiroso deixa de ser verdade. Chegamos a conclusão de que nenhuma e nem outra existem, tudo é mentira, mesmo as mentiras tachadas como tal, são, de fato mentiras, elas são verdades mentirosas, camufladas de verdades falsas ou mentiras verdadeiras. Gostei de VERDADE das MENTIRAS que vc assinalou e creio que nunca vamos saber o que é mentira e o que é verdade. Parabéns, Lopomo e desculpe a brincadeira.
Modesto

MLopomo disse...

Existem muitas mentiras. Eu, por exemplo no site VIVASP.COM que agoniza, sou uma grande mentira. É só ver como eu lá, sou escrachado, Achincalhado, e até ofendido por pessoas que nem conheço, e se conheço,não da para saber quem é, pois estão sempre no anonimato, que é coisa dos covardes. Na verdade nem sei por que isso ocorre, pois nunca falei mal de ninguém e, jamais critiquei comentários de qualquer pessoa. Este site Memórias de Sampa, é um site respeitável, onde as pessoas se respeitam e nos todos, respeitamos a Sônia pela seriedade que leva este site adiante.