segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Para o amigo Modesto Laruccia

Não se pode dizer que São Paulo seja uma cidade modesta. Tanto não é modesta que possui até um site só seu, onde cidadãos escrevem suas memórias e sua relação de amor e ódio com ela, mais de amor do que de ódio, diga-se de passagem. Dentre esses cidadãos destacamos um memorialista de primeira linha, que de Modesto só tem o nome. Não dá para ser modesto. Seus textos nos fazem rir e nos fazem chorar. Sua relação com Sampa é de um afeto que beira a emoção. É um amigo no site que não economiza elogios a nenhum de nós cronistas, esbanjando cordialidade sem nenhuma  parcimônia ou modéstia.
No início, ele era apenas mais um cronista on line, conhecido  virtual;  aos poucos foi se tornando  um amigo também virtual, como muitos de nós hoje somos, mas que as rodadas de redondas do Miguel Chammas se encarregaram de o  tornar real e de o materializar para aqueles que costumam frequentar os encontros. O Modesto, raramente perde uma rodada, esbanjando muita vitalidade nas primaveras já vividas, fazendo-se acompanhar pela sua Myrtes.
Amigo e muito querido cronista Modesto, foi um prazer enorme poder conhecê-lo e conhecer as suas histórias. É um prazer enorme poder dizer PARABÉNS PELOS OITENTA ANOS  que você completará em 05 de fevereiro, ao lado da  Myrtes, tantas vezes citada por você. Esperamos poder continuar com sua presença aqui no site, até os cento e lá vão pedradas, como o Oscar Niemeyer, ainda na ativa, produzindo e passeando pela noite. Claro que, a estas alturas, eu  tentarei acessar o site,  lá das alturas, só para ler os seus escritos.
Um grande abraço por esta data tão bonita e importante na vida do ser humano, comemorada junto a toda a sua família e dos muitos amigos que você conseguiu fazer.
Um beijo nos seus veneráveis e honrados cabelos brancos.
Por Ivete Gomes Moreira

11 comentários:

Soninha disse...

Olá, Ivete!

No portal da Copa li algo que combina bem com nossa querida São Paulo...
Ela é, realmente, um superlativo e seu advérbio é o “mais”.
Bacana, né?
“A mais populosa cidade do país, do continente americano e do hemisfério sul. É a 14ª cidade mais globalizada do mundo, segundo a Globalization and World Cities Study Group & Network. É onde há mais italianos depois da Itália, mais japoneses depois do Japão, mais portugueses depois de Portugal, mais espanhóis depois da Espanha e mais libaneses depois do Líbano. É o principal centro financeiro da América Latina. Por sua grandeza, tudo em São Paulo adquire a perspectiva do gigantesco.” (Portal da Copa)
E ainda tem Modesto Larruccia, o mais querido dos autores.
Valeu, Ivete!
Muita paz!

Luiz Saidenberg disse...

Muito bom, Ivette.
E o Modestão ainda apareceu na Vejinha, na capa da reportagem sobre o SPMC, no Mercadão!

Modesto disse...

Ivete, amei seu texto sobre mim. Entre todos os textos, existe um denominador comum, sou um ser humano comum, com virtudes e defeitos, com predominância deste último. Muito obrigado, Gomes, continue escrevendo, isso faz um bemmmmm.
Obrigado aos amigos de escrita que deixaram seus comentários.
Un baccio a tutti.
Modesto

Zeca disse...

.

Ivete!

Em seu belo texto homenageando o "nosso" querido Modesto, você diz: "O Modesto, raramente perde uma rodada, esbanjando muita vitalidade nas primaveras já vividas, fazendo-se acompanhar pela sua Myrtes." Pena que a única rodada da qual participei foi uma dessas excessões! Assim ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, o que pretendo fazer na próxima.

Abraço

.

Lia Beatriz Ferrero Salles Silva disse...

Parabéns, Ivete! Você conseguiu escrever tudo aquilo que pensamos e que não conseguimos traduzir em apenas um texto!
O Sr. Modesto é inigualável! (a única "bronca" que tive dele é que "uma" vez não pôs comentário em um texto que escrevi... aí, dei-lhe um "puxão de orelha" e nunca mais aconteceu isso) rs
Abraços

Arthur Miranda - tutu disse...

Parabéns Ivete pelo texto e parabéns Modesto por ser o grande alvo do mesmo. Tou maluco pra fazer 80itenta anos também.kkkk rsrsrs.

margarida disse...

Ivette,Muito bom ler seu texto homenageando o Modesto e como sempre seus textos são muito bem escritos e gostosos de ler. Estou adorando as cronicas do seu livro.Modesto merece as todas estas homenagens e Viva o Modesto!Um grande beijo.

Cida disse...

Nossa, a cada dia mais e mais carinho ao Senhor Modesto: merecidamente; e um texto escrito com muita habilidade. Parabéns, Ivette, parabéns, Modesto, Abraços, todos

Miguel S. G. Chammas disse...

Pois é Ivette.
Você, com sua capacidade descritiva fez um verdadeiro esboço do nosso Modesto.
Eu, de minha parte, me sinto realizado em ter promovido, a todos os colegas, a possibilidade de conhecer o Mô ao vivo e à cores, e terem a consciência de que ele é muito mais do que um dia pudemos idealizar.
Parabens!

Wilson Natale disse...

IVETE: Texto lindo!
Um texto que se amarra aos outros textos criando mais que uma homenagem,e sim, depoimentos de cada um de nós sobre esse ser humanamente humano que se chama Modesto Laruccia.
Aproveitando, deixo aqui a minha homenagem à Signora Myrtes que com amor, paciência tem cuidado tão bem do caro Larù.
Abração,
Natale

Anônimo disse...

Mais um belo texto para esse jovem senhor de cabelos prateados.
Parabéns Ivette!
Parabéns Modesto!

BERNADETE