quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ao Mestre com carinho


Meu primeiro contato com Modesto foi através dos comentários que ele escrevia em todos os meus textos. Sempre elogiando e ressaltando as coisas boas do escrito, sem fazer referências às partes que não estavam tão boas. O incentivo a escrita sempre foi o tom de seus comentários.

Pude perceber, analisando seus textos, que se tratava de uma pessoa especial, com conhecimento, cultura, simplicidade e amor ao próximo. Esta percepção veio a se confirmar em nosso primeiro encontro na rodada das redondas organizada pelo amigo Miguel.

Encontrei, não um Italiano, mas sim “um paulistano”, “ um ser humano diferenciado” que mora no “Braz com Z”.

Logo nos papos iniciais de apresentação pessoal sua conversa soava como “musica divina música”. Tivemos o “papo interrompido’ pela “Myrtes, a incendiária”, que o tratava com tanto amor e carinho como se este fosse o seu “panda doméstico”, verdadeiro exemplo de “um amor sincero”.

Neste primeiro encontro, Modesto deu-me uma aula de redação ao comentar um de meus textos, no qual procurou exaltar a forma com que eu escrevia sobre o passado, utilizando o tempo verbal no presente. Confesso que eu mesmo não tinha notado este estilo, que a partir daquele momento passou a ser aperfeiçoado em meus novos textos por incentivo deste homem, com quem eu não queria repartir com mais ninguém o prazer de estar junto, conversando por “uma noite... uma noite... só uma noite”.

Hoje, Modesto é meu ídolo e tudo que ele escreve eu devoro como se fosse a “macarronada da mama”. Seus textos sobre os recantos de “uma cidade fadada à grandeza” contém “emoções sonoras” das madrugadas da “Rua do Gasômetro, seus ruídos”, o roncar do motor do “caminhão do seu pepino”.

Aos poucos passei a conhecer mais sobre este homem, “uma vida, um exemplo”. Para mim, foi uma “surpresa prazerosa”, “uma explosão de alegria” poder escrever este texto com “retalhos” desta figura ímpar, desprovida de “arrogância”, admirado por todos os que tiveram o prazer de desfrutar de sua companhia ou da leitura de seus texto.

Parabéns Mestre e muito obrigado por me permitir sua amizade.

Por Marcos Falcon


18 comentários:

Miguel S. G. Chammas disse...

Falcon, os olhos de falcão te fizeram ver com muita nitidez o valor desse homem e assim escrever este texto lindo e carinhoso.
Emocionado depois da leitura, fiquei impossihbiloitadso de fazer um comentário mais profundo.
Só posso resumir meu comentário assim: Parabéns Falcon, Mo você merece!

Zeca disse...

.

Falcon!

Este seu texto sobre o Modesto parece resumir tudo o que penso a respeito dessa pessoa tão especial que nem ao menos tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ainda!
Parabéns pela forma como o homenageia, com tanto carinho!

Abraço

.

Wilson Natale disse...

FALCON: Não gostei do seu texto! (Inveja...Inveja... Inveja!!!)
Ahahahahahaaaaaaaa!
LARÙ: Quando eu encontrar você "mi vô" levantá a cabeça "i olhá" prá você "cumu" quem olha prá "baxo"!
(Despeito... Despeito...Despeito!)
"I vucê num mi venha dizê: si mi tô cum raiva, pra tirá as carças i pisá in cima, ou prá subí nus banquinho i mi mordê a testa, ou mi morde us cotovelo... Si vucê fizé isso, ti jogo u pinico na tua cabeça!
Ahahahahahaaaaaaaaa!!!
FALCON E LARÙ, abração deste invejoso e despeitado,
NATALE

Soninha disse...

Olá, Falcon!

Muito bacana esta sua idéia de montar seu textos utilizando frases ou títulos dos textos do Modesto.
Ele vai perceber, com certeza, e vai lhe parabenizar também.
O melhor de tudo é, definitivamente, esta participação de todos na comemoração do aniversário de 80 anos do Modesto, não é mesmo?!
Valeu, Falcon!
Muita paz!

Lia Beatriz Ferrero Salles Silva disse...

Lindo o seu texto, Marcos!
Acredito que se não fôsse o Sr. Modesto nós não estaríamos aqui (eu... tenho certeza). Graças ao incentivo dele para escrevermos comentários, eu jamais saberia a satisfação que essa atitude nos dá!
Abraços (aos dois)! rs

margarida disse...

Falcon, que belo mestre você teve! Seu texto expressa bem o que penso também do nosso querido Modesto.Valeu sua homenagem e ao "Nosso Mestre Com Carinho" meus parabéns!

Arthur Miranda disse...

Nossa Falcon, e agora o que fica para a gente escrever sobre o Mo? Só me resta o suicídio. Ainda bem que eu já mandei meu humirde texto para a Soninha. Vocês estão arrasando a boca do Balão. Pela mãe do guarda. Mas o mo merece, ele merece, ele merece tudo isso e muito mais. parabéns por esse seu texto Falcon.

Mo disse...

Antes de mais nada, Falcon, quero dizer, com o coração batendo a mil por minuto, não sei se vou aguentar. A nobresa e sabedoria do Falcon, digam vcs, teria alguma coisa a aprender comigo? ele, sim me encinou muita coisa. Como contar histórias hilariantes e sobre os contos de Itaquera, um show de retórica. Não vou mais "esticar", obrigado, Marcos,que vc tenha toda felicidade que merece, tanta bondade e gentileza que se absorve, esta dificil me mannter sem me emocinar.
Mo

Mo disse...

Ao Miguel, Zeca, Sonia, Lia Margarida, Artur muito obrigado, vossa gentilesa e bondade foram gratificantes e ao Natale "quero diclara guerra (santa o diabólica)si ti pego na rua, saindo du cinematografo, eu juro que ti spaco la faccia, mascalzone, farabuto, cuspi no chon i agora te spero pra uma "justa". Quatrochio piccete, faccia di cipola. I u pinico, piacere, che esteja vazio si no ti mando di vorta cheinho di bosta. E capito? alora, um bacio.
Wilson, gostei da brincadeira, agradeço a todos e vamos começar o ano com esse espirito alegre e descontraido.
Mo

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Falcon. Como sempre você foi criativo. Mas o Modesto merece tudo isso e muito mais.
Um abraço / Bernadete

Miguel S. G. Chammas disse...

Calmo Mo, ainda tem muito mais.......

Wilson Natale disse...

LARÙ - É guerra qui vucê qué? Inton vai tê!
Tô ti sperandu na na Rua Maria Domitila, nu ladu das Retortas. Até mi já fiz um risco di carvão na calçada. Quero vê si vucê mi tem corage di "sputà" (cuspí) nas mão, avançá a linha i mi batê! Leva tua turma prá assistí.Io tô levando a turma da Caetano i da Carneiro Leão...
Ahahahahahaaaaaaaaaaaaaa!!!
Tempinho bom desse tipo de briga. Você lembra? Uns tapas daqui, outros dali; as turmas gritando e depois, tudo acabava em Pizze.
Abração,
Natale

Laru disse...

Natale, vc tá brincando mas, meu falecido irmão Santo (era tanto como eu sou modesto), tinha uma namorada na Maria Domitila, o irmão dela falou se ele aparecesse lá ia levar a maior surra da vida dele. E não é que, como vc falou, ele reuniu a turma do São Vito e fomos lá. Tinhamos um íntimo que morava lá, o Leonardo Colela, o famoso Nardo, jogador falecido há poucos meses atraz, que pacificou tudo e voltamos as boas. Mas não foi com ela que ele casou. Un bacio in testa, Natale. Tchau
Laru Ohhh, já ia esquecendo, quero te ver na pizzaria do Brás no próximo dia 10\02, hein? no fá o fesso, che io mi cento arrabiato.

Laru disse...

Natale, vc tá brincando mas, meu falecido irmão Santo (era tanto como eu sou modesto), tinha uma namorada na Maria Domitila, o irmão dela falou se ele aparecesse lá ia levar a maior surra da vida dele. E não é que, como vc falou, ele reuniu a turma do São Vito e fomos lá. Tinhamos um íntimo que morava lá, o Leonardo Colela, o famoso Nardo, jogador falecido há poucos meses atraz, que pacificou tudo e voltamos as boas. Mas não foi com ela que ele casou. Un bacio in testa, Natale. Tchau
Laru Ohhh, já ia esquecendo, quero te ver na pizzaria do Brás no próximo dia 10\02, hein? no fá o fesso, che io mi cento arrabiato.

Luigy disse...

Apenas uma única vez tive o prazer de vê-lo ao vivo.
Mas foi ele (o Modesto), o responsável por ter aberto minha caixa de Pandora.
Viva o Mestre com Carinho.
Abraço
Luigy

Luiz Saidenberg disse...

Bela homenagem, Falcon. Modestão merece!

suely aparecida schraner disse...

Sacada de mestre. Parabéns!

Cida disse...

Bela e criativa homenagem.