quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Basilicata

Quando foi inaugurada, há noventa e seis anos, a Basilicata tinha um pouco de tudo, alho, macarrão, enlatados, cebola, vassouras... E, é claro, pão italiano, sua marca registrada, que fabrica cerca de 5.500 unidades por dia, que saem dos fornos da padaria, no mesmo endereço até hoje (Rua treze de maio, 614).
A receita veio da região de Nápoles, no sul da Itália, junto com o fundador, Domenico Laurenti. Atualmente, o comando do negócio está nas mãos da terceira geração de descende
ntes de Laurenti, o homem de Chapéu e suspensórios que aparece na foto ao lado, da década de 20, ao lado de clientes.
Na foto acima, a padaria Basilicata nos dias de hoje, ainda no mesmo endereço, Rua 13 de Maio, Bela Vista, o popular Bixiga, seguindo a linha do fundador, servindo seus clientes, fabricando e vendendo no balcão e entregando a domicilio o seu mais precioso produto, o pão italiano. A Basilicata é a caçula das padarias do Bexiga. Fundada em 1914, seu nome é uma referência à região de onde veio a família Laurenti. É, contudo, a mais espaçosa que as demais padarias da vizinhança; a Basilicata distribui seus pães para inúmeros endereços em São Paulo e demais localidades do país. Além de vender pães italianos de todos os tamanhos e formatos, dispõe de azeites importados, balsâmico de Modena, alichi em conserva e vinhos de diversas regiões da Itália.
Para quem interessar...Padaria Basilicata: Rua 13 de Maio, 614 – Bela Vista – (11) 3289-3111.

Por Mário Lopomo

11 comentários:

Wilson Natale disse...

Porca miseria, Lopomo! Agora, quatro horas de la matina, você atiçou a minha vontade de comer "pão de peito" - pão italiano. De peito porque a gente colocava o pão junto ao peito e o cortava.
Seu texto fez bater a vontade de molhar o pão italiano no vinho e comê-lo com avidez... Que sabe, até fazer algumas "bruschettas"...
E viva a velha, sempre nova, Basilicata!
Abração,
Natale.

Zeca disse...

Auguri Mario!
Saudades da Basilicata! Quando morei no Bixiga, não deixava de comprar ali o famoso "pão de peito", como bem lembrou o Natale. E agora, longe, bateu também aquela vontade de tirar pedaços e molhá-los num pouco de vinho... saudades da Basilicata!
Aproveito este espaço para desculpar-me pela ausência, mas várias coisas me impediram de visitar este espaço pontualmente, todos os dias, como já havia me acostumado a fazer. Logo, logo essas "coisas" deverão estar resolvidas e continuarei alegrando-me (ou entristecendo-me) com os textos aqui postados.
Por enquanto, desejo a todos um excelente Ano Novo, com saúde, paz, prosperidade e muitas realizações.
Abraços.

Modesto disse...

A Basilicata é a única padaria que faz um pão italiano igualzinho a que meu pai fazia em casa. No meu tempo de vendedor sempre pasava lá pra comprar meu pão. O meu preferido era a rosca (até hoje, fazem poucas). Obrigado Mario e ao mesmo tempo, vc deve me pagar a gazolina que vou consumir pra ir até lá, seu texto é responsável por essa ocorrência. Se eu não comprar um pão da Basilicata até o fim da semana, vou ficar babando até secar. Uns anos atrz eles vendiam pra um super-mercado no Shooping Continental mas, o super fechou e eu fiquei na mão. Quando via o furganzinho encostar pra descarregar, não perdia tempo, o motorista me vendia 2 pães, fresquinhos. Gostoasa recordação, Lopomo, só falta o pão, agora. Parabéns.
Modesto

Miguel S. G. Chammas disse...

Basilicata, grande panificadora do velho pão italian, mas para meu "refinado" paladar o pão da velha São Domingos ainda é o numero 1 do Bixiga.
Só de falar nesse pão, como já disseram os comentaristas anteriores, minha boca se enche d'agua.
Que maldade este texto.

Anônimo disse...

Minha família é de Potenza, na região da Basilicata. Nos arredores e nas cidades adjascentes têm muitos campos de trigo. Porisso são especializados em massas e pães. E uma das massas que mais gosto é o "richietelle", muito especialmente os feitos à mão, que são vendidos na Basilicata. Além disso eles importam também o vinho que mais gosto: o AGLIANICO DEL VULTURE, com uvas vermelhas plantadas em solo vulcânico,tipico dessa região.
Realmente especial.

Soninha disse...

Olá,Mário!

Pão é tudo de bm ponto com...
Assim como todos o quitutes italianos. Adoro!
Boa referência, a Basilicata.
Hummm!
Valeu, Mário!
Obrigada.
Muita paz!

Arthur Miranda disse...

Mario, me lembro que quando trabalhava no SBT e e ia gravar algum comercial para o Baú, eu ia até o Baú na rua Jaceguai, no setor de publicidade e na volta sempre passava na famosa Padaria Brasilicata , e comprava esse pão de peito e levava para minha casa na Freguesia do Ó. Era a alegria da família. E jamais vou perdoa-lo pela vontade que seu texto provocou em meu paladar, e como moro em Lorena a 200 kl de São Paulo... Fica dificílimo, ir ao Brasilicata, mui amigo né?

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Mário, agora estou escrevendo para comentar o seu belo artigo a respeito da Basilicata, já comecei a sentir água na bôca, amanhâ é domingo e se me der na telha vou matar a saudades do bixiga e saborear aquele delicioso pão italiano, parabéns pelo texto, abraços, Leonello.

suely schraner disse...

A boa e cristã divisão dos pães. Valeu!

Mariza Vitoria disse...

Meu querido avô Filippo Ponzio, fundador da Basilicata, foi quem trouxe a famosa receita do pão caseiro para o Brasil. Anos depois vendeu a padaria ao Sr.Domingos Laurenti, um amigo de laços fortes que trabalhou para ele. Até hoje parece que estou por lá, menina, sentindo o cheiro maravilhoso do melhor pão de S.Paulo!

Anônimo disse...

Unsereiner haben es uns zur Aufgabe gemacht, Sie sicher außerdem bequem durch den
Dschungel solcher Kredite und Kreditanbieter zu führen und wir werden Sie über die
verschiedenen Kreditarten des weiteren deren Eigenheiten ausführlich
orientieren.
In diesem Wikiweb erhalten Sie viele hilfreiche
Datensammlung zu den Themen Schulden, Geld, Versicherung obendrein allgemeinen Fragen rund um welche Themen,
werden daselbst beantwortet.
Bereits man ein Kreditangebot in Anrecht nimmt, sollte man sich tief gehend informieren
und chip verschiedenen Angebote vergleichen, da es hier auch viele Csu Schafe gibt, chip überteuerte Kredite anbieten.
Wir geben Ihnen die Aussicht, dies ganz einfach verriegelt realisieren und
zeigen Ihnen unseren unverbindlichen Kreditrechner eingeschaltet.
Dieser ist selbstverständlich kostenfrei nutzbar.

Am einfachsten ist es, sobald Sie bei Interesse gradlinig den Kreditantrag hier auf der
Seite ausfüllen, denn so was von erhalten Sie schon nach kurzer Zeit, eine Responsion.
Hierbei erfahren Sie hernach auch, welche Wege es in ihrer persönlichen Status gibt und welche Kreditart
die bekannte für Sie, am geeignetsten ist.
Alles ohne lange Gespräche und Rückfragen. Noch nimmerdar war es leichter,
einen passenden Kredit zu identifizieren.

Feel free to visit my web blog ... depot online Eröffnen