terça-feira, 24 de outubro de 2017

Hoje completo bodas de prata

O texto foi escrito em 23/10/2017

Tal qual o dia de hoje, era 23 de outubro.

ACORDEI  MAIS CEDO DO QUE O NECESSÁRIO, tamanha ansiedade. Era o primeiro dia do meu primeiro emprego.
Cheguei quase uma hora antes do horário de entrada e fiquei por ali, nos jardins do Parque São Jorge, sede do Sport Club Corinthians Paulista.
Este foi o início de uma história que hoje completa 25 anos. Pensei sobre o que escrever para expressar algum sentimento relacionado a uma data marcante como esta, pensei em contar detalhes apenas deste primeiro dia começando pela rotina matinal que teve início ali com a minha Mãe, preparando o café da manhã, fazendo companhia enquanto me preparava para sair de casa e assistindo um quadro no telejornal sobre flores. Eu gostava de acompanhar com ela este quadro, mesmo não entendendo absolutamente nada sobre as flores. Achei interessante perceber que, neste aspecto as coisas ainda continuam como antes, o quadro no telejornal ainda existe e eu continuo não entendendo nada de flores. 
Ah..., minha mãe não prepara mais o meu café, mas é só um detalhe, pois tenho isso presente comigo da mesma maneira.
Também pensei em detalhar a experiência de um jovem de 18 anos que acabara de passar pela dificuldade tradicional (não sei se isso ainda ocorre hoje) da escassez de oferta de trabalho para os jovens em período de alistamento militar, e que encontrou uma oportunidade, mas precisaria fazer um sacrifício, e fez.
O sacrifício que menciono foi o fato de que, para ter este primeiro emprego eu precisaria abrir mão de algo valioso para todos, que é o tempo. Eu aceitei uma jornada de trabalho de terça até domingo em horário comercial, com folgas somente às segundas.
Alguém sabe como é para um jovem desta idade, deixar de acompanhar sua família, sua galera em vários momentos nos finais de semana, por conta do trabalho? Eu sei.
Este primeiro emprego durou aproximadamente 14 anos então, imaginem quantas histórias eu tenho para contar, incluindo a experiência sem igual que foi dividir 12 destes 14 anos com meu Pai. 
Isso mesmo, fomos colegas de trabalho. Eu nem vou tentar dizer nada sobre isso, pois não vou encontrar palavras. Agradeço por um destino que me reservou 12 anos nesta experiência.
Tal qual, com relação a minha Mãe, as experiências com meu Pai não mais se repetem na forma, mas todas continuam presentes comigo da mesma maneira.
Foram 14 anos no Sport Club Corinthians Paulista, tantas vivências e tantas pessoas. Carrego tudo comigo com uma riqueza de detalhes que surpreenderia, caso colocasse isso em um texto. Não vou citar nomes, pois não quero deixar de mencionar ninguém, mas sei que todos se reconhecerão aqui.

Dali, segui para outras valiosas experiências, convivendo com diversas pessoas e circunstâncias que me trouxeram até o dia de hoje, 25 anos após o início de minha vida profissional.
Ninguém me fez essa pergunta, mas se algum jovem me perguntasse qual minha sugestão para quem está no início de uma trajetória profissional eu recomendaria apenas três coisas:
- RESPEITE-SE,

- IDENTIFIQUE O PROPÓSITO EM SUA VIDA, e 
- REALIZE.

De tudo que poderia mencionar sobre o que sinto ao completar esta estrada o que mais se destaca e chama a minha atenção não está necessariamente neste longo passado, mas está no futuro.
Tenho hoje a sensação de que estou começando uma história, e isso me deixa muito feliz, pois não penso que estou completando 25 anos de uma experiência que vai durar mais alguns, eu penso que estou iniciando exatamente agora uma trajetória que vai durar o tempo que for, mas será escrita por alguém que não tem os mesmos 18 anos, mas tem o mesmo entusiasmo daquele jovem que ACORDOU MAIS CEDO DO QUE O NECESSÁRIO, em 23 de outubro de 1992.
Obrigado pelo seu tempo.

Por Alex Brito

4 comentários:

Memórias de Sampa disse...

Olá, Alex!

Seja muito bem vindo ao nosso blog.
Adorei seu texto, conhecer um pouquinho de sua história de vida.
parabenizo pelos seus 25 anos de experiência profissional e espero ter muito mais de seus textos, aqui em nosso espaço, tendo sempre como cenãrio nossa amada cidade de São Paulo.
O Clube do Corinthians, no Parque são Jorge, é uma das grandes referências de nossa amada cidade.
Uma vez mais, parabéns!
Muita paz!

Sonia Astrauskas

Memórias de Sampa disse...

PS:

Não sei explicar porque saiu diferente partes do corpo do texto.
Coisas do blogspot. Perdoe-me.
Muita paz!

Sonia Astrauskas

MIGUEL cHAMMAS disse...

Alex fiquei orgulhoso ao lembrar que fiz parte nessa sua vida profissional. Nossa convivência foi muito grande e me proporcionou muitas alegrias. Tive, também, a oportunidade de poder ensinar alguns macetes da profissão. Acredite, fiquei saudoso. Parabéns pelo texto, escreva mais e abrilhante nosso blog.

Marcos Loureiro disse...

Lição de vida. Parabéns