segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ele é o cara




Quero dizer que pouco me importa hoje ser o dia do aniversário de Kofi Annan, dos 40 anos da morte de Picasso, se é Dia dos Correios ou se a Margareth Thatcher morreu...O que importa é que meu pai, Fernando Martins Pizo completa hoje 75 aninhos - com corpinho de 60! Ele é "o CARA" 

Pai,

Você me ensinou que homem chora, que homem beija homem, que pais pedem perdão aos filhos, que a casa da gente é o melhor lugar do mundo, que os livros nos levam a qualquer lugar.
Mostrou-me que o mundo pode ser transformado com atitudes, que devemos nos indignar contra as injustiças e que tem um Deus bondoso em algum lugar.
Nem mesmo quando estivemos apartados por algum tempo consegui me desvencilhar de você. Nosso mármore é o mesmo, esculpido por um artesão irônico, que continua a sua brincadeira de arte no meu sucessor.
Nossa história tem momentos pitorescos que levarei para sempre na minha memória: nós dois, eu muito criança, andando de mãos dadas no centro de São Paulo vendo você enfrentar com gritos de “fascistas...calhordas..” os membros da TFP, com seus estandartes; nós dois, eu já menino, sentados no chão do Tuca assistindo Ivan Lins; nós dois, eu adolescente, de camisetas amarelas engrossando o coro das Diretas-Já na Sé e no Anhangabaú; nós dois, eu homem barbado, vivendo minha transição de filho para pai .
Lembra do disco voador que só nós dois vimos naquela noite de maio de 1983, voltando do show no Morumbi? Daquele café da manhã com Toquinho e Vinícius em 1979, depois do espetáculo da véspera? Do abraço quando o Moreira foi embora? Do nosso pranto na lanchonete da Maternidade de São Paulo quando a Dani nasceu?
Esses momentos e muitos outros foram só nossos, serão só nossos para sempre. Só nós dois sabemos o quanto nos amamos e o quanto somos iguais, mesmo nas diferenças.
Tenho um orgulho imenso de você, da sua força para enfrentar o mundo, do seu otimismo desmesurado, da sua determinação inabalável e do seu amor gigantesco.
Vejo em você um pouco do velho José Arcadio, e em nossa história, um pouco do círculo vicioso daqueles Cem Anos de Solidão. Imagino, daqui há dezenas de anos, você no estúdio – como se fosse o carvalho do quintal dos Buendía -, absorto nas imagens dos gols do Divino, nas curvas da Jayne Mansfield, nos passos de Fred Astaire, nas caretas de Ernest Borgnine, num tempo sem fim...
Meu pai, parabéns pelos seus 75 anos bem vividos, pela sua graça, pela sua contagiante alegria de viver intensamente. Amo você.




Por Marcello Pizo Moreira Martins

13 comentários:

Soninha disse...

Olá, Marcello!

Fiquei emocionada ao ler esta linda homenagem ao seu pai e, mesmo antes de falar com você, vim correndo postar aqui no blog.
Muito bacana, mesmo.
Parabéns! Muita paz!

margarida disse...

Marcello, lendo seu texto consegui captar como é grande e maduro o amor por seu pai. Ele te proporcionou momentos de companheirismo, de afeto, amizade e muito mais.Foi e é um pai não só biológico, mas um pai de fato, presente nas dores e nas alegrias. Me emociona saber que pais e filhos ainda se entendem com afeto e respeito. Parabéns a você pelo lindo texto e ao seu pai pelo fruto que hoje colhe, muitos e muitos anos de vida e bênçãos divinas.Um abraço.

Bernadete disse...

Fico imaginando,a alegria de seu pai ao ler esse texto. Tenho certeza que você conseguirá transmitir ao seu filho,essa mesma força, esse mesmo carinho, pois teve um exelente professor. Parabéns a você e,principalmente a seu pai,por ter sido tão presente em sua vida.
Um abraço

Miguel S. G. Chammas disse...

Marcello meu garoto, este teto me fez cometer um pequeno pecado, senti dentro do peito uma ponta de inveja (da boa)daquele que é meu velho amigo e também seu pai.
Essa homenagem é o máximo que um pai poderia almejar.
Parabéns Fernandinho! Parabéns Marcello.

Zeca disse...

Marcello!

Parabéns aos dois! Ao pai, pela criação e construção de um homem que honra, sem limites, os laços familiares e afetivos que aprendeu e ao filho por amar e honrar esse pai herói que jamais deixou de sê-lo, presente em todos os momentos, bons e nem tão bons assim.

Feliz Aniversário ao pai!
Parabéns aos dois!

Abraço.

Asciudeme disse...

Parabéns pela sua excelente homenagem ao seu Pai, ainda em vida.

Teresa disse...

Meus parabéns vão para o Fernando pelo maravilhoso filho que tem.
Um lindo texto numa homenagem a um homem que levou a sério o "não basta ser pai, tem que participar". E, é claro, parabéns para Rose, pois se não fosse ela, esses meninos não seriam o que são.

Munhoz disse...

Caro Fernando,
Desejar-te o melhor é me aprofundar na redundância; "o manor da turma" como voces me entitulavam segue sendo o acompanhante mor destes mestres na poesia, no jogral, no Ozanam, na vida.
Que eu possa ter muitas oportunidades para transmitir o respeito, carinho e admiraçao a este Fernando Pizo, um pouco distante do meu convívio, é verdade, mas sempre presente no meu dia a dia.


Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Marcello, parabéns por esta emocionante homenagem que você presta a seu pai, abraços, Leonello Tesser (Nelinho).

Luma Rosa disse...

Um super post!!

Marcelo, seu pai deve ter ficado emocionado com a homenagem!!

Os pais também merecem ser felizes :)

Parabéns ao nono!!

Obrigada por divulgarem o BookCrossing Blogueiro! Deixei comentário no post, mas sempre está em tempo de agradecer mais uma vez!!

Beijus,

Marcello "Pizo" Moreira Martins disse...

Que alegria receber seus comentários...Soninha, obrigado pela recepção carinhosa; Margarida, meu muito obrigado; Bernardete, eu tento...; Miguel, meu tutor, meu preito de gratidão; Zeca, valeu querido; Asciudeme, gratíssimo; Munhoz, vou transmitir ao Pizo, abração; Nelinho, agradeço, meu caro; e Luma, grazie, bacione.

Wilson Natale disse...

PIZO:
Emocionante essa tua homenagem.
Tua e minha.Áqueles que amam e reverenciam os pais, o sentimento das lembranças são os mesmos.
Eu, aos 65 anos, ainda sou "movido" a pai e avó - que partiram a muito tempo. Partiram, mas se tornaram onipresenças.
Texto lindo!~
Abração,
Natale

marcia ovando disse...

Delicia ler sobre o amor de um filho pelo seu pai, muito bom!
Com certeza seu pai merece toda essa homenagem.
abraço