sábado, 23 de março de 2013

De avô para neto



Há muito tempo, quase nada escrevo, pouco pretendo escrever no futuro.
Não poderia, porém, deixar de escrever alguma coisa, hoje.
Feliz aniversário, João Carlos.
Que este primeiro ano que completas hoje, seja o primeiro dentre tantos, dentre muitos.
Que cresças saudável, tenhas uma infância feliz, adolescência tranquila e por aí em diante.
Que tua cor seja sempre o branco e preto do teu pai, do teu avô, bisavô, tios e tias, dos amigos mais presentes ou dos ausentes. E, se por acaso, outra cor escolheres, que sejas feliz com ela, posto que o que melhor escolhestes, o melhor para mim será ( mas aviso que não mudarei a minha cor branca e preta). 
Não obstante o teu futuro será o que sonhares, quero que entendas o que para ti, sonho.
Teu berço é de ouro. Não o ouro metal, mas o ouro vida. Ouro de luta intensa, de horas despertas, de sabores e dissabores que a todos se oferecem, e que teus pais sabem muito bem, e que eu também o sei. Ouro do ganho suado, das horas insones, do trabalho intenso.
Mas o teu ouro sairá de ti, unicamente de ti. Do teu esforço pessoal , da visão que tiveres das coisas da vida; daqueles que estiverem ao teu redor, por isso deves cultivar o que te for caro, seres integro, honesto, humilde e visionário.
Sei que pouco entenderas o que ora te digo. 
Não importa, ao longo da tua vida, cada uma destas situações te aparecerá e tu saberás cuidar dela desde que não esqueças o berço de ouro do qual vens.
Quero que rolemos na grama, que nos esparramemos na areia, que brinquemos no mar.
Ofereço-te um pouco do que construí ao longo da minha vida para que possamos deste pouco usufruir. Vamos colher frutas para que tomes um suco feito na hora, vamos correr atrás de pássaros e ver os coelhos e esquilos compartilhando nossas árvores; tu irás me levar à exaustão para mais uma volta ao redor da casa ou uma corrida na praia e eu te levarei ao limite do teu riso com quanto que vou te cutucar e te fazer cócegas ou te derrubar ao chão numa intensa, renhida e simulada luta. Tu irás me derrubar também, me encheras de socos e me prostrarei ao solo derrotado, esperando apenas o golpe final do teu corpo em cima do meu, celebrando a vitoria.
Quero que passeemos pelas cidades, que vejas as vitrines, que olhes as pessoas e os lugares.
Vamos nos lambuzar com o molho dos sanduiches, empanturrar com guloseimas e levar broncas da tua mãe pelas maluquices que fizemos, ( e faremos ) . Vai se legal, podes crer. Convida teu irmão para fazer tudo isso, vai ser melhor ainda.
Quero que partilhe tua vida com teu irmão. Ele é mais velho, sabe mais, entende melhor as coisas.
Fala com ele, ouça-o sempre, tenham amizade fraternal, ajuda-o sempre que puderes e peças ajuda sempre que necessitares. Estejam sempre juntos em qualquer situação. Faça-o feliz assim como ele te fará. Esse é o caminho da vida. 
Sou o mais velho do teu time, tu és o mais novo, por isso sei o que estou falando. 
Sejas humilde sem seres tímido; sejas ousado sem seres imprudente; sejas amigo sem seres servil. A humildade te dará o tempero da vida; a ousadia, o esforço para ultrapassares teus limites; a amizade, a medida para auferires o teu tamanho. Não te arrependas de nada que fizeres, sejas único. 
Não entres em brigas, nem provoques outrem. Não deixes que com ti queiram brigar pois já terás muito o que te preocupar na luta que terás contigo mesmo para ultrapassar teus limites.
Honra teu pai e tua mãe. Pouco saberás um dia o que fizeram, fazem e farão por ti. Por mais que não entendas, o esforço deles é o tudo de melhor para que tu e teu irmão se saiam bem na vida. E, se por acaso, encontrares alguém que tenha mais que ti, releve, pois o que tens é do ouro que acima falei.
Lá em cima, ficou uma palavrinha mais ou menos perdida, visionário.
Falo dela agora. Percebas tudo à tua volta, pensa no que fazer no futuro. Saibas que o desejo não realizado é apenas um sonho que se desvanece quando acordamos pela manhã. Persiga o que entendes correto, projeta teu futuro, trabalhe para que ele vire presente e assim sucessivamente, todos os futuros e todos os presentes. 
Tornes sagrado qualquer gesto teu. 
Não sei o quanto irei usufruir da tua companhia. Todos temos os dias contados, embora não saibamos nunca o quanto são, mas enquanto isso não ocorrer estejas certo que terás um avô meio moleque fazendo estripolias e buscando o melhor para ti. 
Talvez este texto seja mais para mim do que para ti. Não importa, se quiseres, tenha-o como teu. É um simples presente que me dou, na lembrança deste teu primeiro aniversário. Um dia o leras e (talvez) entenderás um pouco mais este despretensioso e amalucado avô.
Há muito tempo, quase nada escrevo, pouco pretendo escrever no futuro.
Não poderia, porém, deixar de escrever alguma coisa, hoje.
Feliz aniversário, João Carlos, que Nossa Senhora estenda sempre seu manto azul em torno de ti.




Por José Carlos Munhoz Navarro

9 comentários:

Soninha disse...

Olá, José Carlos!

Penso que o bem mais precioso que poderemos deixar para nossos filhos e nossos netos são as coisas boas que lhes ensinamos, através de nossos próprios exemplos.
Também podemos deixar o que pensamos, o que sentimos... Enfim...
Esta sua homenagem ao seu neto está muito bonita! Fiquei emocionada.
Valeu!
Muita paz!

Miguel S. G. Chammas disse...

Este é o autor que teima em se esconder atrás de números e problemas.
Zé, meu irmão, dê-se a chance de continuar, pelo menos às vezes, a navegar nas letras, nas concordâncias. Nas rimas, nas virgulas e nos pontos de exclamação.
Não se permita, nem por um momento, em usar o ponto final, que este só ficou bem no meu conto.
Sou seu fã, além de amigo irmão, e quero te ver mais vezes nas lidas literárias.
Não me negues este deleite, por favor.

Arthur Miranda disse...

Zé que delicia ter um avô assim, se eu fosse cineasta faria um roteiro com esse titulo. Oh que delicia de Avô. Pena que passamos anos sem ve-lo e sem o privilegio de ler uma só linha sua. Me emocionou muito esse seu texto. Gostaria de ter possuido um Avô assim. Manda mais por favor. tutu

margarida disse...

Navarro, que linda esta homenagem ao seu neto.Quando somos presenteados com um neto a emoção toma conta do nosso coração, tanto é que este seu texto nasceu das profundezas do seu coração e por ficou tão belo.Transportou sua sensibilidade no real sentimento do teu ser.Parabéns pra você e pro netinho também. Um grande beijo pra vocês.

Zeca disse...

Navarro!

Sua homenagem ao neto querido me emocionou bastante pois desnuda o seu coração de avô, repleto de ternura e de amor pelo pequeno ser que representa a sua continuação neste mundo.
Certamente um dia ele a lerá. E sentirá o prazer, o orgulho e a gratidão de ter um avô que lhe deixou tanto "ouro" como herança.
Parabéns pela belíssima homenagem e por ter, através dela, mexido tanto com os nossos próprios sentimentos.
Respeito sua decisão, mas acredito que faria muito bem a muitas pessoas se compartilhasse com elas (conosco) seus sentimentos, expressos em textos tão belos quanto este.

Abraço.

Yvonne disse...

Só uma palavra: LINDO.
Beijos

Laruccia disse...

Navarro, seu neto, João Carlos, já ganha, nesse primeiro ano de vida, uma áurea de segurança e proteção pro resto de sua vida que, se Deus permitir, serão muitas dezenas de anos. A graça, a beleza e a leveza de sua mensagem permite assim pensar, pois seu conteúdo vem robustecido do melhor e mais importante de todas intenções que um avô pode ter: MUITO AMOR. Parabéns, Navarro, mesmo sendo tudo preto-e-branco, um verdinho não ficaria tão mal assim. Como vc mesmo aconselhou, o João Carlos é quem vai escolher.
Um forte abraço, Navarro.
Laruccia

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Navarro, mais uma vez você consegue fazer com que eu quase chegue às lágrimas com suas homenagens ao querido netinho, recuso-me a aceitar a tua decisão de não mais escrever, gostaria eu de ter o seu talento para externar aos meus netos o mesmo que você hoje dedicou ao João Carlos, que Deus os proteja e ilumine seus caminhos, se você me autorizar vou copiar esse seu texto e quem sabe um dia repassá-lo aos meus netinhos,só quero colocar um pequeno reparo: uma pitada de cor verde também ajuda! rs.rs.rs. um grande abraço, Nelinho.

Navarro disse...

O texto é teu, Nelinho, inclusive com o teu verde.

Basta deixar o meu como está, branco e preto...

Navarro