segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Por um instante olhei para trás

Para assistir, clique no PLAY

O ano que passou eu só ganhei um conto.
Este ano quero ver se ganho dois;
E se não der para comprar castanhas,
Vou garantir o meu feijão com arroz.
Vamos dar adeus ao ano velho
E cumprimentar o ano novo,
Pedindo felicidade e prosperidade para o povo.
Boa noite ano velho, bom dia ano novo!
 
Desde criança, lembro-me de cantar esta canção nas viradas de ano que eram feitas lá em casa. Não sei de quem era ou cantava; acho que os Demônios da Garoa, mas meu pai, como gostava de música e era possuidor de uma voz belíssima, nos ensinou. Ao som de seu violão, formava o mais lindo coral improvisado que já conheci: seus nove filhos e mais os agregados que quisessem, naquele momento de alegria, participar da nossa festa de final de ano.
Nosso repertório era grande, mas esta canção foi uma das marcas que ficou para sempre. Não faltava a tradicional Adeus ano Velho, Adestes Fideles, as de carnaval e as italianas, cantadas pela nossa saudosa Maria Italiana, sempre presente nesta data.
Não posso deixar de registrar outra que também marcou nossa infância nesta época, era o Ceuzinho; cantávamos em duas vozes com o grupo das meninas e dos meninos, ficava até que afinado e muito bonito e, apesar de ser tudo improvisado, a plateia sempre pedia bis.
Depois de comemorarmos em casa era de costume sair nas ruas e levar nossa alegria para as casas dos vizinhos e, assim, íamos pela madrugada esticando estes saudáveis momentos até o sinal vermelho de meu pai. Enquanto éramos crianças e adolescentes a festa de final de ano era assim: musical, alegre, participativa, festiva, saudável e de muitas guloseimas que minha mãe preparava.
O tempo passou e as mudanças vieram. Muitos casamentos, novos agregados, e com os novos núcleos formados, por muitos anos fizemos a virada na casa de minha irmã Bernadete, que teve um fim com sua mudança para o Rio de Janeiro.
Com as novidades que iam acontecendo ao longo da nossa vida, lembro-me de muitos dos nossos finais de ano na casa de Peruíbe. Quantas vezes nas viradas, saíamos com o Sinkler ao violão e, pelas ruas do lugarejo, levávamos nossas músicas, fazendo com que muitos se juntassem ao nosso grupo que terminava lá na praia, onde fazíamos nossos pedidos para o ano que se iniciava com os tradicionais pulinhos nas ondas do mar.
Hoje, com a formação de terceira geração das famílias, tudo ficou mais disperso e as comemorações da virada tem sido bem diversificadas, mas, sempre que possível, procuro reunir os irmãos e, por um instante, olhar para traz, e de volta ao passado revivo nosso coral infantil , as andanças pelas ruas na madrugada, nossos brindes e por tantas alegrias espalhadas e compartilhadas.
Neste momento, em que mais uma ano está prestes a começar, convido a todos a um brinde de amor, de amizade e de muita saúde.
Que 2013 venha com muito mais sonhos, mais alegrias e muito mais paz.
Feliz Ano Novo!
 
Por Margarida Peramezza

15 comentários:

Soninha disse...

Olá, Margarida!

Boas lembranças!
Meu pai não nos deixava ficar até altas horas da madrigada, não. Ficávamos só um tanto e logo tínhamos de ir para casa... chorando, claro!
Mas, logo cedinho, meus irmãos e eu, tomávamos café da manhã bem depressa e saíamos correndo para pedir "Bom Princípio" a todos os que conhecíamos. Era uma farra.
Voltávamos para casa felizes com nosso dinheirinho e, também, ficávamos P da vida com os que não nos dava dinheiro algum... kkkkk
Valeu, Margarida!
O clip que anexei ao seu texto é lindo, pela melodia e pela performance da Enya.
Muita paz! bjsssssss

Teresa Fiore disse...

Lindo!

Berê disse...

Margarida, adorei o seu texto! Desejo a você um ano novo repleto de coisas boas. Eu também me lembrei da minha família nessa época, e das traquinagens que eu e meus irmãos fazíamos, saindo no dia primeiro do ano pedindo, de casa em casa, 'BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO"... meu pai ficava fulo da vida, pois onde já se viu pedir dinheiro para os vizinhos.... mas a gente achava tudo uma farra, ganhava uma graninha, balas e outras delícias da infância.

Bernadete disse...

Maninha,que lembranças gostosas de nossas festas,comemorando o Ano Velho e o Ano que iria nascer.Quanta alegria levávamos aos vizinhos nessa cantoria que fazíamos!
Obrigada Soninha pelo clip da Enya. Saiba que Adeste Fifelis,é a marca registrada do coral dos Pedroso. Em qualquer data,quando estamos juntos,revivemos os bons momentos,entoando nosso "hino" Outro hino também é o "Ceuzinho"
Beleza Mana!! Bjos

Anônimo disse...

Bons tempos Margaria, hoje na passagem o povo canta ..Ha se eu ti pego...
Grande abraço
Falcon

suely aparecida schraner disse...

Que lindo, Margarida! Um grande abraço e parabéns pelo belo texto.

MODESTO disse...

MARGA, AFOGASTE-ME EM LAGRIMAS COM SUAS LEMBRANÇAS E O FUNDO MUSICAL. QUANTA COISA LINDA, BELA, ALEGRE E EMOCIONANTE, NUM TEXTO ESPLENDOROSO. VC SE ESMEROU EM SIMPLESMENTE DAR UMA OLHADA PRA TRAZ E VER, NOVAMENTE OS BELOS ANOS PASSADOS COM SUA SIMPÁTICA FAMÍLIA. PARABÉNS, PERAMESA, QUE OS VERSOS DE SUA CANÇÃO E OS APRESENTADOS NO VÍDEO TE CONSAGRAM PARA TODO O SEMPRE. PARABÉNS, MARGA.
modesto

Zeca disse...

Margarida,

que bela festa deveria ser a da sua família. Nós também comemorávamos o Natal e o Ano Novo na casa dos meus pais, que era a maior da família, reunindo tios, primos, alguns vizinhos e amigos. Também cantávamos e nos divertíamos, mas nada tão organizado. Vocês tinham até um coral! Que delícia!
Ler essas doces lembranças faz com que viajemos de volta ao nosso passado e nos lembremos de também doces momentos. Só posso agradecer por isso e desejar que vocês mantenham essa união, cumplicidade e alegria.

Abraço.

margarida disse...

Sonia, me fez chorar ao ver meu texto decorado com esta maravilhosa musica cantada pela Enya,ela canta com suavidade. Esta musica era e é um simbolo da família, como disse a Bernadete, até hoje cantamos quando nos encontramos. Ficou emocionante e agradeço este carinho, você é dotada de uma grande sensibilidade.
Obrigada aos amigos pelos carinhosos comentários, você são demais! Beijos a todos.

Miguel S. G. Chammas disse...

Marga, convite feito, convite aceito. Levantemos mais uma vez nossas taças e brindemos novo ano, novas esperanças, novas amizades. Vamos sim dar uma olhada no passado, e nessa olhada lembrar tudo que nos deu alegria. Lindo texto Margarete (rsrsrsrsrs).

margarida disse...

Miguel, sempre um bom companheiro para todos nós....taças erguidas e um brinde especial a você e a Soninha.Um beijo pra vocês.

Wilson Natale disse...

PERAMEZZA:
Parabém! Mais um delicioso e sensível texto a nos encantar.
Li e fiquei pensando o quanto somos priviligeiados pelas lembranças. Através dos textos, a cada ano vamos acrescentado mais uma peça à nossa colcha de retalhos, chamada festas de fim de ano.
Havia em nossa geração uma alegria em dividir, compartilhar nosso otimismo e esperança.
Como será o ano de 2013? Será, ou não será?... Não importa, o ano é novo. E eu sou otimista!
Continuo pensando na música que me diz: "... que tudo se realize no ano que vai nascer"... Sou otimista! Vou brigar. lutar para realizar.
Vou esquecer aquele comentário triste que travestido de hilário, que ouví no metro: "Ano Novo, Vida Nova!Os ricos vão comemorar com champanha e salmão e os pobres vão comemorar com cachaça e salmonela"...
Sou um otimista! "Fico na minha" e vou em frente. Xô baixo astral"!

Um abração e um 2013 de paz, saúde e prosperidade.
Natale

margarida disse...

Natale, concordo com você e vamos montando a nossa colcha de retalhos e que ficará aqui registrada não só para os presentes, mas para os que ainda estão por vir. Também me junto a você ao otimismo e que tudo se realize da forma que desejamos. Muito obrigada e um abraço pra você.

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Margarida, com atrazo eu faço aquí meu comentário, mais uma vez você nos encanta com doces lembranças de um passado distante, parabéns pelo texto e um maravilhoso 2013 para você e a família, abrtaços, Nelinho.-

margarida disse...

Nelinho, obrigada e pra vocês também, tudo de bom e que Deus os abençoe sempre.