sábado, 22 de dezembro de 2012

Os sentimentos do Natal

O Natal é uma festa esperada por todos, até os menos favorecidos criam virtualmente na sua inocente imaginação a família reunida, muitos brinquedos, uma ceia farta e a esperança de que um dia tudo isso possa virar realidade.
Nesta data tão importante, a sensibilidade se aproxima no grau mais elevado da alma das pessoas, tudo fica mais fraterno e paira no ar uma sensação de mais amor. Este é o momento ideal para fazermos o balanço de todas as coisas e avaliar o quanto evoluímos.
Muitos de nós só têm olhar para as rachaduras que aparecem com o sentimento de alguma perda, deixando que as mágoas, as dores e tristezas da vida tomem conta e calem as alegrias dos corações. Talvez, ao olhar este acontecimento de outra forma, podemos encontrar ganhos importantes como: novas experiências, os ensinamentos que ficaram, a reaproximação de pessoas distantes, a fé restabelecida, portas que se abrem, a boas lembranças que serão eternas, os desafios e a coragem de reescrever um novo capítulo da sua historia. Já passei por momentos semelhantes.
Quando se é criança o natal é um período de festa e de alegrias, mas com o desenrolar da vida acaba mesclando este sentimento que fica equilibrado com tristezas e saudades. Este sentimento também já fez parte de minha vida.
Hoje consigo ver na alegria contagiante das crianças o sentimento mais puro e mágico que encantam os natais. Este é o melhor presente e a homenagem mais sincera que o Menino Jesus espera, gosta e merece receber. Aprendi que, assim como nas crianças, ele também quer ver o sorriso e a alegria estampado em todos nós pelo reconhecimento dos presentes que a vida nos trouxe, muitas vezes despercebidos, e pelo futuro que ainda vamos escrever.
Acredito na dádiva da vida que recebemos de Deus, portanto temos a responsabilidade de nos cuidarmos para sempre fazermos felizes todos que continuam aqui conosco, que nos amam e nos querem bem.
Que no balanço geral e sensível do nosso coração tenha espaço para o agradecimento, o perdão e a renovação da esperança. Que nesta noite de Natal toda humanidade consiga relembrar que veio ao mundo alguém muito especial trazendo consigo amor, compreensão, fraternidade, caridade e tantos outros sentimentos nobres.
Meu desejo é que todos possam governar sua alma alicerçada nestes sentimentos. Eu, você, nossa cidade de São Paulo, nosso país e nosso mundo, que passa por momentos tão conturbados, precisam disso.
Muita paz e bem para todos na noite mais linda do ano.
 
Por Margarida Peramezza

7 comentários:

Soninha disse...

Olá, Margarida!

que bacana seu texto... Cheio de carinho, de amor, de sentimentos fraternos que, com certeza, farão dos 365 dias de 2013 mais felizes.
Obrigada por sua amizade.
Feliz Natal a você e aos seus!
Muita paz! Beijosssssssss

Zeca disse...

Margarida!

Neste belo e singelo texto você passa, com clareza, uma linda mensagem do verdadeiro espírito de Natal.

Feliz Natal e um Novo Ano repleto de alegrias!

Abraço.

Miguel S. G. Chammas disse...

Margarida, minha amiga querida, teu texto espelha, com exatidão, a pureza de sua alma.
O sentimento de natalidade faz brotar de nossos corações a beleza do renascimento em Cristo.
Parabéns e um feliz dia de Natal!

Teresa Fiore disse...

Margarida,
Com certeza, há sempre paz e amor a sua volta, pois o seu texto reflete isto. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de luz.
Teresa

Bernadete disse...

Mana seu texto é o reflexo de tudo que recebemos dos nossos pais. Natal,é o momento de amor e confraternização.Lembro-me que esperávamos muito essa data.Montar a árvore,o presépio,colocar naquela velho toca discos,as músicas caracteristicas e, ajudar a mamãe preparar o almoço do dia 25,ainda me trazem muita alegria.Bjos

Wilson Natale disse...

PERAMEZZA:
Beleza de texto para que façamos uma reflexão profunda.
Nós somos felizes. Pois carregamos em nós o conceito de família. Os que aqui estão, os que já partiram fazem parte dos nossos natais.
Presentes, lembrancinhas faziam e fazem parte dos nossos natais, mas o que realmente nos impotta é a união da família -os que estão e os que partiram; imports-nos aquele calor humano, aquela aura de amor.
Pesentes, lembranças gqnhos nos tantos natais se perderam na memória e no tempo que tudo devora.
Mas os familiares - os verdadeiros presentes - é quem fazem todos os natais passados serem inesquecíveis.
Hoje o Natal é festa, feriado porlongado,lugar onde 'rola' uma bebidinha.um baile...
Hoje Natal é tudo, menos festa da família.
Então, os meus sentimentos ficam mais fortes. Vem aquela sensação de impotência... Não posso mudar as pessoas. Mas. posso ser fiel ao Natal e a mim mesmo.
E posso contar sobre velhos Natais, e, quem sabe alguém me ouça, me leia e mudo o seu conceito de Natal.
Abração,
Natale

margarida disse...

Meus queridos amigos: Sonia, Miguel, Teresa, Zeca, minha mana querida e Natale. Fico grata pelos carinhosos comentários que tanto me enriquecem aumentando meu aprendizado. Um grande beijo.