domingo, 16 de dezembro de 2012

Memórias tridimensionais




imagem: 1º prédio do Cine Rapública - 1921
Outro dia, em virtude das férias escolares fui com minha esposa acompanhar as netas em uma sessão cinematográfica.
As opiniões sobre qual filme seria assistido estavam divididas. As netas mais velhas, ou seja, acima de 14 anos, estavam querendo assistir um filme nacional cuja censura era para maiores de 14 anos, a menor, por estar com 12 anos, não teria condições, embora quisesse, de assistir ao referido filme. Por consequência, caberia a mim acompanhar a neta mais nova e assistir um desenho animado.
Não achei justa a referida divisão. Usando de minha persuasão, convenci a todos que o ideal seria irmos assistir o desenho animado, no caso, “A Era do Gelo 4” em 3ª Dimensão.
Devidamente convencidos, rumamos para o cinema, adquirimos os ingressos, locamos os óculos especiais, compramos uma grande quantidade de pipocas e copos de refrigerante e nos preparamos para a sessão.
Enquanto esperávamos, eu, de posse dos óculos especiais, me pus a verificá-los. Era de uma estrutura plástica rígida e com lentes especiais. Estava fazendo essas percepções quando uma lembrança se apossou da minha mente.
Lembrei-me, então, que muitos anos atrás, quando eu tinha apenas 13 aninhos, assisti a primeira apresentação de um filme em 3ª Dimensão.
Era, então, uma novidade cinematográfica em São Paulo.
O primeiro Cine República, havia tido suas atividades encerradas e o prédio em que ele estava instalado por muitos anos fora ocupado por uma repartição da Prefeitura paulistana. Em 1952, Paulo de Sá Pinto (Empresa Cinematográfica Paulista) adquiriu o prédio em questão e depois de reformá-lo inaugurou o novo Cine Republica com capacidade para 2254 lugares. O Filme de estréia da nova sala, conforme os anais históricos o filme de inauguração foi “A vida Secreta de Nora”, estrelado por Loreta Young e Joseph Cotten.
Paulo Sá, nessa sala de cinema, primou em lançar grandes novidades. Entre elas, em 1953 lançou sessões em 3ª. Dimensão.
Essa novidade foi a coqueluche de Sampa por muitos meses. As filas para assistirem ao filme “Veio do Espaço” eram enormes e obrigaram o lançamento de outra novidade, as sessões à meia noite.
Os óculos que deveriam ser usados pelos espectadores eram feitos de cartolina e tinham lentes coloridas. Uma de cor vermelha e outra de cor azul. Esses utensílios eram usados durante o transcorrer das sessões e, ao final na saída, devolvidos ao lanterninha para serem higienizados e reutilizados por outros espectadores.
Tudo isso veio à minha memória em frações de segundos e, depois, voltaram para o limbo das minhas lembranças.
Hoje, pensei nessa ocorrência e resolvi relatá-la para registrar que São Paulo, há 63 anos, já teve sessões de cinema em 3ª Dimensão, que hoje faz tanto sucesso entre a garotada.
Assim sendo, mais uma vez fica provado que o passado se faz novamente presente e que nada se cria tudo se copia.

Por Miguel Chammas

11 comentários:

Soninha disse...

Oieee...

Que bacana este seu relato. Saber que já naquela época de 1953, exibiam filmes em 3D.
Agora, deixa eu falar uma coisa para todos... Naquele dia em que fomos ao cinema com as meninas, assistir A Era do Gelo 4, em 3D, você aproveitou o escurinho do cinema e o escuro dos óculos para dar uma cochiladazinha, né?! rsss
Valeu!
Muita paz! Beijosssssss

Zeca disse...

Boas lembranças, Miguel!

Eu não cheguei a assistir aquela novidade, mas lembro dos tais óculos de papelão com uma lente azul e outra vermelha. Eles chegaram a ser usados em números especiais de gibis do Walt Disney, não lembro se Pato Donald ou Mickey e esses eu ví.
Quanto aos filmes em 3D, grande sucesso da atualidade, confesso minha desatualização cinematográfica, pois ainda não vi nenhum. Qualquer dia desses vou experimentar...

Abração.

Bernadete disse...

Lembro-me ter ter assistido por duas vezes, lá no Penha-Palace, os filmes em 3D, com os tais óculos de cartolina. Assim como o Zeca, também não vi nenhum.Uma duvida...os óculos ainda são de cartolina?...
Bernadete

Bernadete disse...

Desculpem, mas eu quis dizer que....não assisti nenhum filme em 3d dessa era moderna.
Um abraço

Laru disse...

Lembro, sim dessa época tridimencional, com o filme, "Veio do espaço", Miguel e os gibis que o Zeca menciona, eram em 3D, não do Walt Disney e sim do "Super Mause", bem rudimentar, na minha opinião não chegava a 2D. Agora não, Miguel, pena que vc dormiu no filme "Era do Gelo 4', (segundo a Sônia)senão, vc sentiria os respingos de gelo quando as figurinhas derrapavam no gelo. Eu, prevenido, fui assistir com capa e boina de chuva. Parabéns, Miguel.
Laru

Miguel S. G. Chammas disse...

Mo, é conversa fiada da Soninha, eu não dormi coisa nenhuma!
Aliás, não fui preparado como você e por isso mesmo não consegui pegar no sono, os respingos de água e gelo me mantiveram acordado.
Não vou ligar para as mentiras que querem enxovalhar a minha imagem, como diz aquele velho deitado: "s cães passam e a caravana ladra..."srsrs

Wilson Natale disse...

MIGUEL:
Muitas foram as minhas matinês no Cine Repúblia, nos anos 50 e início dos anos 60.
Nos anos 70, nele assistí 2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO.
No República, também assisti ao FRANKESTEIN, do Andy Warhool, em 3D.
Antes, não me lembro,por mais que me esforce, o nome do filme que ví, em 3D, no COMODORO_CINERAMA (Penso que foi AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO).
Como o Zeca, lí muitos gibís em 3D, ou melhor, aqueles almanaques de fim de ano, do Capitão Marvel, Fantasma, Sobrinhos do Capitão, etc.
Com cada um desses almanaques, vinha um óculos de cartonina, com lentes coloridas.
Sobre esses óculos, meu pai que viu o mesmo filme que você, nos dizia que os óculos 3D antigos eram feitos de um papel mais resistente que a cartolina e com lentes coloridas feitas de celulóide, e não como os modernos que feitos com cartolina e lentes de papel-celofane.
Hoje, confesso, não sei como eles são.
Boa lembrança!
Abração,
Natale

Memórias de Sampa disse...

Olá, pessoal!

Coloquei uma foto, lá no topo da página do texto, do Miguel no dia em que fomos assistir A Era do Gelo 4, usando os tais óculos 3D modernos, para se ter uma idéia. Hoje os óculos 3D são de material plástico resistênte e as lentes são escuras.
Bacana!
Entrego-lhes.
Muita paz!

Memórias de Sampa disse...

Em tempo...
Perdoe-me os erros de digitação (resistentes).
Mais paz!

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Miguel, eu como dorminhoco atual em salas de cinema principalmente no período noturno não posso tecer comentários sôbre seus cochilos ocasionais, sôbre era do gêlo prefiro as pedrinhas na caipirinha e no isopor gelando a Itaipava, permita-ne apenas corrigir um possível lapso na descrição sôbre a nova sala do Cine República, se a memória não me trair o filme exibido na inauguração foi "O Manto Sagrado", o ator Victor Mature fez o papel de escravo do tribuno romano, corrija-me se eu estiver errado, abraços, Nelinho.

margarida disse...

Miguel, não lembro dos 3D do passado, mas dos atuais sim, fui assistir vários filmes com meu neto.
PS: no próximo que você for, vê se não dorme tá!Um beijo