domingo, 27 de novembro de 2011

Memórias de um assunto redivivo

Para assistir ao vídeo clique no play

Foi lá nos idos de 1968, eu tinha o status de recém casado (me amarrei em 1967), moço ainda, mas para os parâmetros de antigamente, já maduro para encarar o casamento.

Romântico por excelência e sonhador por gosto, vivia eu sempre buscando novas emoções. Tinha companheiros quase discípulos. Eu inventava e eles me ajudavam a construir os castelos de cartas. Muitos castelos se solidificaram, outros ruíram e outros, ainda, nem chegaram a ser principiados.

Na época eu ganhava meu sustento numa revendedora autorizada Ford, de nome Lara Campos, que havia emigrado da Rua Augusta para a Rua dos Pinheiros, causando uma reviravolta nos meus hábitos cotidianos, ou seja, eu que não necessitava de condução e ir buscar o pão de cada dia, fui obrigado a usar o “buzão” para me locomover, do Bixiga para Pinheiros. Mais custos a dilapidar meus parcos vencimentos. Como vantagem, uma grande, tinha mais tempo para conjuminar idéias e bolar planos mirabolantes.

Meu fiel escudeiro, inseparável companheiro, motorista de favor, parceiro “cultural” era, nada mais, nada menos, um cara que só não é meu irmão de sangue, por ter sido gerado no útero de mãe diferente. O José Carlos Munhoz Navarro, para muitos Munhoz e para os íntimos, apenas Zé, não fazia ouvidos moucos às minhas idéias e delas participava ativamente.

Numa oportunidade, adentrei os escritórios da Lara Campos e, antes de me acomodar à minha mesa de trabalho, fui até o Zé e disse: - Amigo, acabei de compor uma música maravilhosa que pretendo seja defendida pelo Francisco Egydio.

Sem pestanejar, o Zé me pediu para ouvir a obra prima e, ao final da audição, passou a ser o maior fã daquela composição musical.

Às 18 horas, saídos do compromisso profissional, esquecemos, eu de voltar ao recesso do meu santo lar de onde, por motivos pecuniários, eu havia saído de manhã cedinho e ele, do compromisso que tinha em comparecer às aulas da PUC, onde cursava Administração.

Fomos, de baixo de uma chuva torrencial, em busca da casa do cantor para lhe entregar o ”maior sucesso de sua vida”. (Esta passagem já foi relatada em um antigo texto e pode, muito bem, ser dispensada neste).

Pois bem, o cantor não foi encontrado, a música não foi mostrada e nós voltamos para casa, cada um para a sua, molhados como dois pintos.

Eu tive ainda, outras tentativas de tirar a marcha-rancho do fundo baú, meu finado amigo Silas, antes de se mandar para os States, me presenteou com a grade cifrada da melodia que, por falta de oportunidades outras, foi guardada no meio dos meus papéis.

Pois muito bem, em meados de outubro, este que vos escreve, ouviu uma chamada na TV Globo informando que as inscrições para o Concurso de Marchinhas Carnavalescas de 2012, em homenagem ao centenário de Mario Lago, estava aguardando inscrições.

O sonho, novamente voltou à minha cachola, contei-o para minha consorte que, imediatamente, me incentivou a procurar a partitura e fazer minha inscrição.

Animado, com o ego totalmente massageado, fui rever meus guardados e, acreditem, lá no meio de uma papelada toda, estava uma folha de caderno, já amarelecida pelo tempo, com a partitura da minha obra prima e única.

Várias providências tiveram de ser tomadas, a primeira e mais fácil, foi que minha mulher, dona de voz lindíssima, aceitasse gravar um CD defendendo a minha composição. Aceita a missão, a letra da marcha teve de ser adaptada para uma voz feminina, também vencida sem grandes dificuldades.

Agora, viria a grande problemática, gravar a música para inscrevê-la no concurso; agitei a família e, nos estertores do prazo de inscrição, conseguimos o beneplácito auxiíio do professor Nelter Corrêa que, gentilmente nos ajudou, fazendo um arranjo e gravando o CD. Outra etapa vencida.

Nova etapa, fazer a inscrição via internet. Tentamos várias vezes e nada conseguíamos, o site com problemas, não concluía a inscrição.

Sem maiores alternativas, fiz uma ligação telefônica para a Fundição Progresso (promotora do concurso) que me orientou quanto à remessa do material via Sedex, já que o prazo havia sido prorrogado. Assim foi feito e mais outra etapa foi vencida.

Agora a expectativa era vencer os dias seguintes até 25 de Novembro, quando o resultado das 10 músicas classificadas seria anunciado no site da fundação. Engolimos a ansiedade e fomos vencendo os dias.

Eis que se não quando, dia 25 raiou, acordei às 6 da matina, fui trabalhar consciente que teria de esperar as 12 horas agonia, venci-as, a Sonia abriu o site, localizou a relação dos resultados e, tentando me encorajar disse: - Amor, ainda não foi desta vez....

Acho que não foi dessa vez e não será de outra, encerro aqui minha carreira de compositor.

Para deleite dos amigos, e minha satisfação, a seguir vou dar-lhes mostra de que minha marcha-rancho é de excelente qualidade e ficou ainda melhor na voz de Sonia.

Até outra hora!

Por Miguel Chammas

35 comentários:

Luiz Saidenberg disse...

Que beleza!
Parabéns ao casal.É pena, Miguel, que vc tenha ficado só nesta, pois prometia...e maravilha a Sonia, afinadíssima, numa interpretação lembrando a Nara Leão.
Gostamos muito!

Wilson Natale disse...

MIGUEL:
Tenho pena deles. Não de você que é muito bom, sensível e um romantico incurável!
Não confio muito em festivais. Dos da Excelsior ao da Record, existia sempre uma "mão amiga" na escolha das músicas... Tantas músicas inscritas e não aprovadas nos festivais, ainda estão por aí e foram sucessos estrondosos nas paradas.
Amei a sua marchinha! Nela, o sonho dos antigos carnavais.

Hoje parece-me que as músicas têm outra conotação. Nenhuma, creio, ao gosto do Mário Lago, com certeza!
No teu texto, duas ótimas descorbertas. A sua sensiblidade de compositor e a excelente voz, afinadíssima por sinal, da Soninha!
Os dois estão de parabens!!!
E, por quê não enviar o "clip" da musica para os amigos?
Seria bom ouvir e arquivar e ouvir... Ouvir... Ouvir.
Parabéns a vocês dois. Para mim vocês são os vencedores.
Tenho certeza que o Mário Lago gostou também!
Abração,
Natale

Soninha disse...

Oieeeeee...

Foi muito gratificante este seu trabalho.
Todas as etapas...
Lembro que eu estava naquela maratona de viagens, treinamentos parta os "Poupatempo" de Sampa e de algumas cidades do interior. Aquela correria.
No dia de gravarmos no estúdio do Nelder, eu havia terminado o treinamento do pessoal da Lapa e estava com a voz cansada, meio rouca, de tanto falar alto nas aulas. Mas, com paciência e insistência, ficou boa a gravação de última hora, a tempo de enviarmos para a Fundição Progresso.
Lembro também que o professor Nelter disse sobre a música e letra, que estavam sem erro e que era bem melodiosa e fácil de "pegar"...de cair no gosto popupar.
Mesmo que você não tenha sido classificado, para mim também você já é vencedor, por este trabalho tão bonito.
Obrigada pela chance.
Vamos que vamos!
Muita paz! Beijossssss

Anônimo disse...

Amigo Miguel sua canção não foi classificada pois fala de amor e poesia e não de "putaria".
ficou linda na cantada pela Soninha.
Grande abraço
falcon

Anônimo disse...

Miguel, Sonia...Zé. Vocês mereciam o prêmio deste concurso pois a marchinha é show de bola.
Tanto a marcha, o texto o blog e a amizades.
Neste mundo há muita injustiça mesmo. Fôsse no tempo do Chacrinha, do Flávio Cavalcanti era fatura certa!!!.e a consagração.
Valeu.Vou colocá-la entre as favoritas.
Clesio

Naida disse...

Miguel,
Infelizmente a maioria das músicas de carnaval atuais são cheias de trocadilhos engraçados ou maldosos e é isso que vende e ganha concurso (posso até estar sendo injusta pois nem sei quem ganhou). Música com boa letra romântica, mesmo sendo carnavalesca, só para quem já curtiu carnaval dos bons.
Cuide-se,
Naida

Cida Micossi disse...

A D O R E I
PARABENS AO COMPOSITOR E À INTERPRETE.
ABRAÇOS
CIDA

Anônimo disse...

Cu, pra mim vc foi e sempre será o vencedor desse concurso.
A letra é mara e a interpretação tambem.
Afinal eu acompanhei tudo e sei o quanto vc merecia ganhar.
PRA MIM É O SEGUINTE

GANHOUUUUUUUUUUUUUUUU PARABÉNS

Bjao

CLaudia

Teresa disse...

Miguel,
Sua música me fez lembrar Adoniran Barbosa, tanto na cadência da marcha-rancho, quanto nos versos. Muito boa mesmo. E a grande surpresa, para mim, foi a belíssima voz da Sônia! Não só pela afinação, mas principalmente pelo timbre. O trabalho todo é coisa de profissional. Parabéns à dupla dinâmica. Sucesso. Beijão, Teresa

Cecília disse...

Lindo!!!!
Felicidades a vocês!!!
Beijinhos....

margarida disse...

Meus lindos, já gostei de cara quando a Soninha cantou no dia do encontro, agora mais ainda por saber de toda trajetória.Não vi as musicas concorrentes, mas sei que em concursos como este sempre rola uma certa política. Em meu coração você é o vencedor, então vai que a taça é sua Miguel!!Parabéns para o casal.
Um grande beijo.

Arthur Miranda disse...

Estou a mais de duas horas tentando fazer isso funcionar mas não consigo abrir para assistir o vídeo. e pelo visto (ainda não visto por mim) esta muito bom. Sendo assim e baseado no que eu vimos lá no encontro da Cantina Veneta, eu gostaria de saber quanto a Soninha COBRA, por esse seu show. Parabéns ( mesmo sem ter podido ver ainda.)

joaquim ignacio disse...

Miguel, também não consegui abrir o vídeo para assistir/ouvir a marcha cantada por sua musa, mas, assim como o Tutu,confio plenamente em seu gosto musical e dos amigos que viram/ouviram a obra de arte.
E, de cara, declaro que "um juri venal desclassificou a música em detrimento de outras de qualidade inferior, com o jabaculê comendo solto"...
Pronto, falei...
Abraço do Ignacio

Cabral disse...

Oi!!!prima tentei ver o video nas estava fora do ar. Mais tarde tentarei de novo. Se eu não consegui mande por e-mail pois corre nas minhas veias as marcinhas de antigamente.

Wilson Natale disse...

MIGUÉ: Ontem consegui ver o "clip". Hoje nadinha!
Só aparece "This video is not avaiable in the moment."
Pena.
Abração,
Natale

Jens disse...

Pô, camarada Miguel, não consegui ouvir a composição. Acho o problema é com o meu PC, que ultimamente andar devagar como o dono. Mas, sabedor do teu talento musical e do uso sensível que sabes fazer das palavras, não tenho dúvida de que se trata de uma pequena joia em forma de marchinha de carnaval. No caso, quem perdeu foi a alegria e a música brasileira. Pena.
Um abraço.

Jens disse...

PS: pelos comentários acima percebi que o problema não é com o meu computador. Assim sendo, um pedido aflito: CONSERTA ESTE TROÇO AÍ, PÔ!

Zeca disse...

.

Miguel!

Infelizmente também não consegui acessar o vídeo! Mande por email, por favor. Pelos comentários todos tenho certeza que eu também vou adorar, tanto a sua marchinha quanto ter o privilégio de ouvir a voz afinadíssima da Soninha e sua interpretação.
E fazendo coro a todos os que aqui comentaram anteriormente, para mim você (vocês) já ganhou (ganharam)!

Abração

.

marcia ovando disse...

Maravilha !muito bom ter dois artistas no grupo!
abraço grande

Zeca disse...

.

Miguel, caro amigo!

Agora, sim! Agora consegui ver e ouvir sua marchinha na surpreendente voz aveludada da Soninha! Quem diria? Com tantas qualidades, ainda mais esta a acrescentar?! Uma grande intérprete! Com voz deliciosa! E a bela marchinha, com certeza, cairia no gosto do público imediatamente, como até deve acontecer já que está no youtube!

Gostei muito! Parabéns a ambos!

Abração

.

Wilson Natale disse...

Ennnnn-troooouuuuu!
Beleza!
Abração,
Natale

Arthur Miranda - tutu disse...

Beleza, e o arranjo ficou muito gostoso, pena ficar fora do Festival gostaria de vela concorrer, pois se não ganhasse com certeza ficaria famosa, e na boca do povo. Parabéns mesmo. e bem Bisado.

ESTANISLAU disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ESTANISLAU disse...

Chammas e Sônia, música e letra dentro dos padrões das melhores musicas dos antigos carnavais de verdade,muito bom mesmo,Estan.

Modesto disse...

"... vc será pierrot, e eu, a colombina". Que coisa linda, Miguel e Sonia, não é possível mas, até compreensível em parte. Miguel, vc não é carioca, (pecado gravíssimo), nasceu e viveu no Bixiga, (não é do Leblon), é palmeirense não é "mengo", ao invês de morar em Copacabana, mora na Praia Grande, não faz parte de nenhuma emissora do Rio (se fosse de SP, seria a mesma coisa)enfim, a composição e muito boa e vc logo vai saber o resultado. Independente disso, a voz da Sonia... meu Deus, que doçura, que encanto, um rouxinol enchendo de alegria minha sala.
Eu acho, Miguel acho que algum "profundo" conhecedor de música moderna vai aparecer com um dedacafonismo ou atonal com letras de poesia moderna, daquelas que vc precisa ouvir com um dicionário do lado. Vai ser o tipo de música pra se ouvir e... esquecer. Parabéns, Sonia e Miguel, um forte abraço.
Mo

Ivette Gomes Moreira disse...

Miguel, você deve ser hiperativo! Não para quieto nunca. E agora, faz a Sonia correr atrás de você o tempo todo, porque não para de inventar! Eu aqui quero cumprimentar ao casal pela ótima parceria e pelo belo trabalho. Contudo, não posso deixar de cumprimentar o Zé, que foi o primeiro a correr para tentar ajudá-lo a realizar o sonho e acabou ensopado.
Eu acho que você não ganhou o concurso porque música de carnaval precisa de mais barulho e instrumentos. Mesmo sendo marcha rancho. A letra é muito bonita e a iterpretação da Sonia, excelente.
Parabéns a ambos.

Jens disse...

Sensacional a composição; magnífica a interpretação. Parabéns entusiasmadíssimos ao talentoso casal.
Beijo para a Colombina e abraço para o Pierrot.

Soninha disse...

Olá, queridos amigos!

Não existem palavras para podermos expressar nossa imensa gratidão pela presença de todos, pelos comentários frepletos de apoio, de força, de carinho...
Por tudo isto já valeu a pena o Miguel ter mosyrado o trabalho dele, que ficou adormecido por 46 anos.
O vídeo, muito caseiro, havia dado a complicação própria dos amadores, no caso eu...kkkkk
Acabei tendo que improvisar e postar no youtube para que o blogger aceitasse a postagem...vejam só!
A gravação foi feita de última hora tb, sem banda ou orquestra, apenas com o auxílio do professor Nelter que fez a cifra e me acompanhou, ao violão, acrescentando depois, uma segunda voz (a minha mesmo) e um coral com 16 vozes (a dele mesmo).
Ficou muito singelo e talvez por isso a comissão julgadora não tenha visto com bons olhos.
Mas, ficamos felizes por estas mesas pessoas terem ouvido a marcha rancho e lido a letra.
O mais gratificante, para nós, foi a análise de todos vocês, amados amigos, para quem expressamos aqui a nossa mais alta estima e consideração.
Muito obrigada! Que Deus os abençoe!
Muita paz! Beijosssssssss

suely aparecida schraner disse...

Eu também gostei. Parabés aos dois. Valeu!

luigy disse...

Melodia e letra bem casadas.
A Soninha, esta ótima e o arranjo tambem.
Tá pronto para gravar.
Parabéns ao casal 22.
Que tal montar um CD com o coral dos redondos ao fundo?
Deve ter mais compositores no grupo.
Fiz em 1971, parceria de uma música para os festivais da Record e Tupi o tema era carnaval.
Me deu vontade de voltar trabalhar nela.
Quem sabe podemos fazer um CD de todas os compositores
Parabéns
Nota 10!.
Luigy

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Miguel e Soninha, linda marchinha, linda melodia, versos que me transportaram ao passado de velhos carnavais, a Soninha arrebentou na interpretação, nos concursos radiofônicos nem sempre vence o melhor, parabéns pela composição e pela interpretação,abraços, Leonello Tesser (Nelinho)

Leonello Tesser (Nelinho) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leonello Tesser (Nelinho) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Memórias de Sampa disse...

Olá!

Exclímos os últimos comentários apenas por terem saído em triplicata.

Muita paz!

Beti Timm disse...

Estou aqui precisando urgentemente de um babador, melhor vários!! Já ouvi 3 vezes e estou encantada com a música e a voz macia da Soninha, que concluo que a música foi feita especial para a voz acalentadora dela!
Não desista não, Cumpadre, esses concursos são assim mesmo, eu já participei de vários com a minha arte e é difícil mesmo, mas não desisto. Não desista tb!

Parabéns aos dois uma parceria perfeita, fechadinha!

Beijinhos nos dois