terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Viaduto do Chá


imagem - Viaduto do Chá - Sampa

Quando éramos meninos, e pensávamos como meninos, íamos com nossos pais passear na "cidade", como se dizia na época. Recordo-me de minha mãe falando:
- Filhos, hoje, aproveitando que é feriado, vamos passear lá no Viaduto do Chá.

Chá? Para nós, nada significava...

E assim fomos, com nosso pai junto. Logo chegamos e lá no mesmo já estávamos. Lembro-me que ficamos no beiral, olhando e admirando São Paulo e os veículos que passavam por debaixo do Viaduto...

O tempo passou, tudo mudou e, muitos anos depois, num momento de nostalgia, que o frio suave e o silêncio propiciava, pesquisei sobre o mesmo e encontrei o que transcrevo:

Foi inaugurado em 8 de novembro de 1892 o Viaduto do Chá, o primeiro viaduto de São Paulo, idealizado em outubro de 1877 pelo francês Jules Martin.

Durante os 15 anos que a obra levou para ser concluída, Martin teve de convencer os paulistanos da necessidade de ligar a Rua Direita com o Morro do Chá - como era conhecida a área onde estava a chácara dos barões de Tatuí, com plantações de chá.

Os trabalhos só começaram em 1888, mas foram interrompidos um mês depois, por causa da resistência dos moradores da região.

O Barão de Tatuí estava entre os moradores que seriam desapropriados e ele não pretendia sair de sua casa. Até o dia em que a população favorável à obra armou-se de picaretas e atacou uma das paredes do sobrado. Com "argumentos" tão convincentes, o Barão resolveu mudar-se.

A construção do viaduto só foi retomada em 1889. Três anos depois, com estrutura metálica vinda da Alemanha, foi inaugurado o Viaduto do Chá.

Houve uma grande festa, interrompida pela chuva que "batizava" o novo marco de São Paulo. E com uma curiosidade: a Companhia Ferrocarril, responsável pelo viaduto, cobrava três vinténs de pedágio para quem precisava passar para o lado de lá do rio Anhangabaú.

Por lá sempre passavam as pessoas mais refinadas, dirigindo-se aos cinemas e lojas da região e, mais tarde, ao Teatro Municipal, inaugurado em 1911.

Os suicidas também eram frequentadores assíduos do lugar. A cidade cresceu e, em 1938, a construção de metal alemão com assoalho de madeira já não suportava mais o grande número de pessoas que por lá passavam diariamente.

No mesmo ano, o velho Viaduto foi demolido, dando lugar a um novo, feito de concreto armado e com o dobro de largura.

Desde então, pouca coisa foi modificada. Em 1977, a prefeitura proibiu o tráfego de veículos particulares.

Naquele ano, a calçada que liga a Xavier de Toledo com a Falcão Filho foi alargada.

No centenário, em 1992, o piso foi reformado.





Por Asciudeme Joubert

7 comentários:

Soninha disse...

Olá, Asciudeme!

Que bom que, através de seu texto, podemos lembrar estas incríveis histórias sobre nossa querida cidade de São Paulo.
Quanto detalhes, não é mesmo? E poucos paulistanos conhecem. Por isso, tod trabaho de pesquisa e todas as informações que recolhemos neste e em outros espaços só nos enriquece e encanta ainda mais.
Obrigada.
Muita paz!

Miguel S. G. Chammas disse...

Asciudeme, lindo e memorável texto sobre nosso famoso Viaduto do Chá.
Esse monumento teve muito a ver com minha existência paulistana.
Inúmeras vezes atravessei sua estrutura nas minhas lides de "office-boy", muitos suicídios também presenciei de suas alturas.
Foi bom relembrar de tudo!

margarida disse...

Asciudeme, ir ao centro e passar pelo viaduto do Chá era importantíssimo para mim.Hoje lendo seu texto vem a saudade, como era bom. Um abraço.

Teresa disse...

Ir para a cidade, para mim, era normalmente até a Praça do Patriarca, mas quando era dia de pagar a conta de luz, atravessávamos o Viaduto do Chá para ir à Light. Eu adorava olhar o Vale do Anhangabaú em direção à Praça do Correio. Era o "meu" cartão postal de São Paulo.

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Asciudeme, boas lembranças o amigo nos traz, perdi a conta de quantas vezes cruzei o viaduto do Chá, parabéns pelo texto.

Modesto disse...

Uma torrente de informações sobre São Paulo e em particular, sobre o Viaduto do Chá. Eu te conheço pessoalmente, Asciu e não acredito que vc estivesse na inauguração do primeiro viaduto construído com ferro alemão. No mínimo, vc trabalhou como engenheiro.
Parabéns, Asciu, desculpe a brincadeira. Um abraço.
Modesto (hoje,05\02\14 faço 82 anos).

Bernadete disse...

Amigo,eu e meus irmãos também fomos levados por nosso pai, para passear no viaduto do chá. A sensação foi mesma que a sua. Adorávamos ver os carros passarem embaixo.Víamos também outro viaduto, o Santa Efigênia. Lembro-me de perguntar ao meu pai, se aquele era o viaduto do café...Santa inocência. Saudades / Um abraço.