segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Porque hoje é sábado


imagem: cine Metro 1938


          Nos anos 60 o programa, aos sábados, de estudantes moradores de pensão, como eu, era mais ou menos padronizado. Depois de uma semana às voltas com aulas, trabalhos de pesquisa, biblioteca e estudos, dormíamos um pouco mais no final da semana. Se não houvesse compromissos com a namorada, nova soneca após o almoço. À noite o destino era o centro da cidade. Banho caprichado, barba bem feita, perfume barato e o terno já meio surrado, dirigia-me, de ônibus ou bonde, para as  proximidades da esquina famosa Ipiranga x São João, celebrizada na bela canção de Caetano Veloso.

           Os cinemas de minha preferência eram o Ipiranga, o Marabá ou Metro, sempre com a exibição de bons filmes. Havia ainda o Ritz, Brodway e Art Palácio na Avenida São João e o elegante Marrocos na Rua Conselheiro Crispiniano, e mais alguns, todos muito próximos um do outro. Ah! O chiclete Adams ou os dropes no bolso eram imprescindíveis.

Depois da sessão, uma passada pelo Salada Paulista ou pelo Bar Jeca para um reconfortante e saboroso lanche, acompanhado de 7UP (“Sevenup”) gostoso refrigerante da época. Comprava o jornal de domingo, já nas bancas, para ler no dia seguinte. A viagem de volta, sempre mais triste e cansativa, em que não se tem outro desejo senão o de chegar depressa ao quarto simples, mas limpo e confortável da pensão. Deitava-me ficava pensando, serenamente pensando, em algumas cenas do filme, na beleza e sensualidade das atrizes ou nas proezas do herói, para finalmente adormecer.

Relembro estas coisas tão ingênuas com profunda e suave melancolia, certo de que momentos como esses são irrecuperáveis. Quero e pretendo firmemente que eles não me tragam muita tristeza, nem amarguras incontroláveis, mas que sejam encarados simplesmente como doces e inesquecíveis lembranças de um tempo que já se foi.


"Porque hoje é sábado. 
Há um renovar-se de esperanças"

(Vinicius de Moraes)



Por Deraldo Mancini


6 comentários:

Soninha disse...

Olá, Mancini!

Em todos os tempos, em todas as épocas, o sábado é esperado... E cinema foi, é e será uma das melhores diversões, não é mesmo.
Bacana saber um pouco de sua história, sua vida em pensionato, seus afazeres, suas diversões.
Valeu!
Muita paz!

Bernadete disse...

O centro de São Paulo sempre movimentado. Nos finais de semana,recebia um público com roupa de missa, para frequentar sua cinelândia,bares e lanchonetes. Sua saudade também é de todos nós com mais de 50...
Um abraço.

Modesto disse...

Mancini, vc traçou o roteiro de um paulistano que não morava com sua família aqui. Por estar numa pensão, vc sempre livre pra outras distrações, sabiamente reservava seu precioso tempo pros estudos, com bastante afinco. Sua crônica é de uma encantadora nostalgia, alojada em nossas memórias, pra nunca mais ser esquecida. Parabéns, Deraldo.
Modesto

Wilson Natale disse...

MANCINI,
Se vc prestar atenção, verá os sonhos e prazeres de muito jovens continuam iguais aos nossos. Só o cenário mudou.
Vão aos cinemas do Shopping. invadem,famintos, a praça de alimentação, vêem vitrines, fazem amizades e voltam para casa, par sonhar com o herói e com a heroína do filme que viu. Tudo igual; os cenários mudam; o jovem sempre de hoje, com o passar do tempo, lembrará dos seus sábados especiais. E o sábado, sempre será sábado!

margarida disse...

Mancini, claro que sábado sempre era esperado com alegria, mas o que eu gostava mesmo e ainda gosto é a noite da 6ªfeira. Um relaxamento total e muito bom para se divertir sem preocupações. No centro, só passei a ir ao cinema quando comecei a namorar. Lembranças que também não quero que se apaguem, não só porque é sábado, mas porque também é 6ª feira.Parabéns pelo seu texto, despertou lembranças em todos nós. Um abraço.

Miguel S. G. Chammas disse...

Deraldo, mesmo não tendo sido morador de pensão, meu programas de sábado à noite quando ainda jovem eram os mesmos que os seus, inclusive adicionando aos cinemas comentados o Cine Art Palácio onde assisti inúmeros filmes de ótima qualidade, antes de sua decadência.
Enfim, sue texto me fez voltar ao passado e ter boas recordações.Obrigado!