sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Meus três Papais Noel



Sim, eu como a maioria de descendentes de europeus, principalmente os descendentes de italianos, espanhóis, portugueses do maravilhoso bairro do Braz, zona central dessa fabulosa cidade de São Paulo,  ganhávamos  presentes natalinos, no dia 6 de janeiro, dia da Epifania.
Sem bases históricas, mantidos no  repertório cristão por tradição, esse dia era, (na Europa, até hoje) considerado o dia de se presentear as crianças ou a simples troca de presentes. Agora, após o término da segunda guerra mundial e influenciados  pela filosofia americana e de alguns outros países, num clima totalmente tropical e sem nenhuma necessidade de agasalho tão pesado, permitimos a introdução de São Nicolau, padroeiro da Rússia,  Noruega e Grécia, nascido em Patara, na Lícia, atual Turquia,  como simpático Papai Noel. Tem, também, o São Nicolau de Bari, sul da Itália, que deve ser o mesmo.
Segundo o evangelista Mateus, o único a mencionar os magos, sem, contudo, detalhar se realmente eram só três, se eram reis ou simplesmente, sacerdotes. Historiadores tradicionais aventavam a hipótese que, talvez fossem seguidores do visionário Zaratustra.
Após o nascimento de Jesus, o evangelista Marcos informa  a presença dos reis magos, a saber: Melchior, da Pérsia, Gaspar, da Índia e Baltazar, da Arábia que presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra.
Mesmo depois de casado e com três filhos, fui presenteado, com o nascimento de meu quarto filho, Marcelo, nascido em 6 de janeiro de 1968. Um presente que culto até hoje que sempre me dá alegria e prazer, assim como os outros quatro, a mim e a minha querida esposa, Myrtes.

Como estou às portas de completar 82 anos em  5 de fevereiro e quem chega aos “oitentas” volta a ser criança, novamente, se vocês, caríssimos e simpáticos colaboradores deste maravilhoso BLOG, quiserem manter a tradição europeia, mandam-me brinquedos, como, trenzinhos, soldadinhos de chumbo, triciclo, bola de capotão, coleção de gibis, jogo de futebol de botão (não botão de cuecas) e o que vocês quiseram.
Um feliz e maravilhoso ano novo de 2014; desejo a todos vocês com o pedido de perdão pela ironia no final. Abraços a todos.




Por Modesto Laruccia

4 comentários:

Soninha disse...

Olá, MOdesto!

Bacana suas lembranças de Natal.
Sua colocação sobre São Nicolau, fez-me lembrar de suas roupas azuis. Foi a partir de 1931, com comerciais da Coca Cola, que passou-se a ver um Papai Noel com roupas vermelhas.
Sobre os Reis Magos, que lindo trecho.
Obrigada.
Muita paz!

Miguel S. G. Chammas disse...

Lindo texto Modesto! É sempre bom relembrar as tradições que cercam as grandes datas e
você é ótimo nesse mister.
Com felação a satisfazer seu pedido e presenteá-lo com um brinquedo, vou tentar.
Quem sabe na comemoração de seu natalício eu lhe presenteie com belíssimo e vistoso pirulito doce.
Bacio in testa compá!

Anônimo disse...

Meus parabens antecipados pelos 82
Estou procurando uma forquilha ou melhor um gancho para construir um estilingue ou melhor uma atiradeira que será o seu presente , moleque.

Marcos Falcon

Wilson Natale disse...

Larù, mio bello:
Gostei demais! São lembraças que que fazem os nossos fins de ano mais cheio de alegrias. Quer coisa melhor que ter tantos natais e fins de ano?
E, outra coisa, bello. Você vai fazer 28 anos. Infeliz sou eu que, não tem jeito, faço 66. E 66 não dá prá mudar. 66 é 66 mesmo!
Ahahahahaaaaaaa!
Bacione in testa e tante belle cose a te e a Signora Myrtes.
Un 2014 pieno di cose buone e meravigliose.
Natale