domingo, 25 de dezembro de 2011

Um bebê e o Natal

O mês de Dezembro de 1982 foi muito especial para mim.
Exatamente no dia 6 nascia meu filho Vicente, às 22:10 h, de um parto normal, no Hospital João XXIII, na Mooca.
Era um bebê lindo, gordinho... Nasceu com 4 quilos e duzentos gramas... Imaginem!
Eu já tinha minha filha, Kátia, que estava com quase cinco anos (4 anos e 8 meses); já frequentava a escola, mas, naquele período já estava em férias.
A vida seguia num ritmo quase normal, afinal, agora eu tinha mais um filho em casa... Um bebê que, embora muito bonzinho, exigia todos os cuidados necessários.
Com a presença de um recém nascido em casa, o tempo passa a ser calculado de acordo com as trocas de fraldas e a próxima mamada, sem deixar de cuidar de toda a rotina da irmãzinha maior, além de todo o trabalho que uma casa exige. E eu, logo depois do parto, sofri uma hemorragia uterina intensa, levando-me a ficar mais em casa. Sentia-me bem cansada e não tinha vontade de sair, de passear, de ir a festas, etc.
Os passeios com a pequena Kátia eram feitos pelo pai, pois não era justo privá-la destas coisas de criança.
Logo chegaria o Natal e as festas de fim de ano, mas, a situação era nova. Tínhamos um bebê recém nascido em casa que exigia cuidados especiais, além do meu estado de saúde... Eu precisava me recuperar.
Então, decidimos que o Natal, naquele ano, passaríamos em nossa casa, proporcionando conforto e tranquilidade ao nosso bebê, à nossa filha e a nós mesmos.
As tradicionais compras de Natal eu já havia feito, antes do bebê nascer, justamente porque eu queria muita tranquilidade para nossa família depois do nascimento.
Assim foi feito. Arrumei e enfeitei toda a casa, como de costume, preparei toda a comida, sobremesas e ficamos em casa, na noite de Natal, com nossos filhinhos e com a visita de alguns familiares.
Foi um Natal de muita paz e alegria, com a benção de Jesus.
Feliz Natal a todos. Prosperidade para 2012!
Muita paz!

Por Sonia Astrauskas

14 comentários:

suely aparecida schraner disse...

Ah, a paz tão almejada em família! Um dia as crianças crescem e escapam da proteção de nossas asas,do aconchego da casa. Mas é Natal e seu texto é tudo de bom.

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Soninha, é muito bom passarmos o Natal com a família, para você foi ainda mais feliz pela chegada do novo membro, que a Paz de Deus seja presente em teu lar, abraços, Nelinho.

Teresa disse...

Oi, Sônia,
E veja só: são passados 29 anos, seu bebê mostrou à família que o que realmente importa é a paz, a tranquilidade, o amor e a harmonia em nossos lares.
E lá atrás, há mais de 2000 anos, um menino veio nos mostrar a mesma coisa.
Muito amor e um felicíssimo Natal,
Teresa

Luiz Saidenberg disse...

Cara Sonia, você passou um Natal como deve ser. Em casa, como o de Jesus na sua manjedoura. Fico espantado vendo anúncios de jantares de Natal, regiamente pagos, uma confusão de pessoas, garçons e pratos, entre gritos e risadas.. E até mesmo fogos, como se estivessemos em pleno Ano Novo chinês! Acho que devem haver momentos de sossego e recolhimento doméstico, e para mim o Natal é justamente assim.
Abraços, e feliz Natal.

Beti Timm disse...

Soninha,

tb já tive um Natal assim, e até hj nossos Natais são neste estilo, sem muita pompa, no aconchego do lar e cheio de coisas boas. Na verdade o que conta é no Natal estarmos com quem amamos, isso é o essencial.

Beijinhos comadre

Miguel S. G. Chammas disse...

Amor, hoje eu passei novamente uma noit \COMO SEMPRE, e de Natal calma e alegre a teu lado. Esse garotão voltou a alegrar com seu humor a nossa reunião. Valeu a pena!

Wilson Natale disse...

SONINHA:
Nada como um convidado muito especial a privar conosco a magia do Natal.
Quer presente maior do que uma nova vida a fazer parte de nossas vidas e caminhar conosco nesse caminho da evolução? Alguém que aprenderá e nos ensinará lições de vida.
E a significação do Natal é isso. Abrir mão de tudo e dedicar-se ao "aniversariante" que por simbologia, manifestou-se no seu filho.
Nada me emociona mais que o milagre da vida! E mais me emociona quando acontece na comemoração da Natividade.
Lindo texto de quem teve um Natal de Maria.
Que a paz e alegria deste Natal, continue em 2012 e por todos os outros anos que virão!
Abração,
Natale

Arthur Miranda disse...

Sonia Natal é mesmo esse que você vive e viveu, no aconchego da família, e na harmonia do lar. É esse o verdadeiro espirito do Natal, e esse Natal de sua historia você viveu por completo, por que praticamente ninguém consegue passar um Natal sem bebê. kkkkkk.rsrs. Parabéns.

Modesto disse...

Sonia, a verdadeira felicidade esta sempre em nossos corações. Ocorrências diversas, coincidências de datas, o nascimento, aumentando o número de personagens num lar já coberto de alegria, desperta o adormecido no coração, a felicidade que apenas precisou de um "start" para explodir na alegria de todos e felicidade geral. Até o novo hóspede está satisfeito com as mamadas e o pronto atendimento de suas necessidades fiziológicas. Um sensacional Natal. Que se repita no Ano Novo de 2012.
Modesto

Cida disse...

Oi, Sonia, belo texto. Tenho a certeza que o de ontem também foi um mais Natal feliz para vocês.
Beijos e feliz 2012.
Cida

margarida disse...

Soninha, tenho certeza que seu natal naquele ano foi o mais feliz de sua vida. Que belo presente papai noel te enviou! Agora com seu bebe já crescidinho fica uma delicia recordar aqueles belos momentos.Um Feliz Ano Novo.

Soninha disse...

A todos:

Obrigadoooooooooo!
Feliz 2012!

Muita paz! Beijosssssss

Luigy disse...

Soninha
Belo texto e um belo presente pro seu natal.
Bjs
Luigy

Zeca disse...

.

Soninha!

Que linda crônica de Natal!
Acabo de lê-la, pois voltei para casa apenas ontem.

E como hoje é véspera de Dia de Reis, ainda estamos em tempo de comemorações!


FELIZ 2012!


Abraço.