quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Natal mais feliz de nossas vidas


O Natal sempre foi uma grande festa para minha família. O mais longínquo e remoto que lembro foi aquele em que ganhei minha primeira boneca de porcelana, sentada em um carrinho de vime.
No final do mês de novembro e início de dezembro, começávamos a nos preparar para o Natal, não só a parte material, mas também a espiritual. Lá em casa era assim.
Meus pais dentro das crenças religiosas, baseadas no catolicismo, ensinavam que para o Natal ser o melhor de nossas vidas, era preciso preparar nossa alma e nosso coração. Então, eu e meus irmãos tínhamos que ir à missa e comungar com mais frequência, orar muito, agradecer a nossa vida, praticar muito mais o bem, ser gentil com todos, evitar brigas e discussões que pudessem trazer ódio ou desavenças. Além de tudo isso, é claro que pensávamos nos pedidos ao Papai Noel. Éramos crianças e adorávamos ganhar presentes, mas nunca perdíamos de vista o verdadeiro sentido do Natal.
O tempo passou e ainda acho que cada Natal tem que ser o melhor de nossa vida. Vai uma dica então, aquela que agora prego aqui em casa para minha família, caso alguém queira aproveitar. Prepare seu Natal doando carinho e amor para aqueles que mais necessitam. Pratique os exercícios da alma com pequenos, mas generosos, atos e atitudes. Faça do seu coração um porto e uma ponte para ancorar e estabelecer ligações de afeto com aqueles que estão perdidos no mundo, e que os andarilhos perdidos encontrem um novo caminho muito mais virtuoso e florido.
Por fim, que o brilho gratuito das estrelas lá no céu possa inspirar muito mais os poetas e seresteiros, irradiando a todos a essência do romantismo e do verdadeiro amor.
Neste nosso planeta sinta-se parte da Criação como ser único. Essa é uma chance de nos aproximarmos de Deus e de fazermos este Natal o mais feliz de nossas vidas.
Um Feliz Natal e bênçãos de amor, paz e bem.

Por Margarida Peramezza

20 comentários:

arthur Miranda disse...

Lindo Margarida, Natal é o despertar do amor ao próximo. E como o Natal é uma festa de amizade e alegria.
vivamos esse Natal todos os dias.
Restauremos o Cristo em nossas vidas
e sem querer ser cruel.
Vamos enterrar o Papai Noel. Parabéns.

Miguel S. G. Chammas disse...

Marga,
lindas e sábias palavras.
Tua lição tem de calar fundo em todos os corações pois é de grande valia e demonstra carinho ao proximo.
Que Deus te conserve assim!
Miguel

Soninha disse...

Olá, Margarida!

Seu texto, assim como o do Natale e de todos os nossos amigos daqui, me fez lembrar de todos os meomentos felizes noa natais de nossa família.
E que linda mensagem, a sua!
Quisera eu que a humanidade mantivesse esta proposta de pacificação e mansuetude, de fraternidade e solidaridade, durante todo o ano.

Aproveito o ensejo para recordar uma frase muito bonita e significativa de Emmanuel:

"Bem aventurado todo aquele que aprende a suar agora no trabalho para não chorar amanhã no arrependimento".
"Se a estrada te parece escura, confia em Deus e segue adiante, trabalhando e servindo... Para quem age no bem aos outros a luz não tarda".
"Se alguém te fere, desculpa e esquece. Nunca te vingues, porque ao ofensor basta viver para que se corrija e se reconheça".

Valeu, Margarida!
Obrigada.
Feliz Natal! Muita paz!

margarida disse...

Miguel e Arthur, vocês são fantásticos, agradeço a Deus por me presentear com esta amizade que se fortalece a cada dia.Obrigada pelos comentários e contem sempre comigo.
Um grande beijo e um maravilhoso Natal!

m disse...

Soninha, vamos sonhar quem sabe ainda teremos um "tudo" melhor. Agradeço pela amizade, carinho e atenção, você é muito especial. Lindo o pensamento de Emmanuel, vamos divulgar e formar a corrente da paz!
Um grande beijo e um feliz Natal.

margarida disse...

Soninha, este m é de margarida, saiu errado, peço desculpas.

Wilson Natale disse...

PERAMEZZA: Texto primoroso!
Que delícia esse seu relembrar dos nossos pais que, além dos outros dias, no Natal ajudavam a lapidar o nosso caráter. Lições de vida, de respeito e amor ao próximo. Lições que nunca desaprendemos na vida.
Veja você a linda lembrança que o seu texto me trouxe.
Meus pais e avós (Papai Noel) compravam os presentes para nós. Mas o carrinho mais caro, a boneca mais linda era comprado para dar a um menino e a uma menina de um orfanato.
Era uma forma humilde deles retribuirem o tanto de bom que Deus nos dava.
Um Feliz Natal!
Abraços,
Natale

margarida disse...

Natale,não só seus textos mas também seus comentários me emocionam. Muito obrigada pelas palavras.Fico muito feliz por fazer parte do meu grupo pessoas como você, que carregam o sentimento de amor ao próximo.Aproveito para desejar um Feliz Natal e que ele seja o melhor de sua vida.Um abraço.

Cida disse...

Margarida linda!
Obrigada por compartilhar conosco esses mágicos momentos familiares.
Parabéns por essa bagagem de Amor ao próximo e de Cristandade. Feliz Natal. Maravilhoso 2012.
Beijão
Cida

Zeca disse...

.

Margarida!

Que lindo e poético texto! Existem muitas mensagens de Natal que se destacam pela beleza da mensagem que transmitem! Mas a sua, talvez, seja a mais bela que li até hoje! Sem pretensões, começando pelos bons exemplos em família, vai se desenvolvendo como uma linda melodia, até a mensagem final que contém o brilho das estrelas e o som universal do Amor Divino!
Gostei muito! Me comoveu!

E que este seja o Natal mais feliz de sua vida - e das dos seus entes queridos!

Abraço

.

margarida disse...

Cida, não posso me queixar tive momentos lindos na minha infância,mesmo pertencendo a uma família muito humilde e numerosa. Papai do céu sempre foi bom com todos nós.Obrigada pelo seu comentário carinhoso. Um grande beijo e Um lindo Natal para você e todos os seus.

margarida disse...

Zeca, muito obrigada, também fiquei comovida com seu comentário, me deixou muito feliz.Só tenho que agradecer a Deus quando guiou a minha mão alcançando esta roda de amigos indiscutivelmente maravilhosos. Você é um deles! Muito obrigada, pelo seu carinho e sua atenção. Também quero que tenha o Natal mais feliz de sua vida.Um grande abraço.

Myrtes e Modesto disse...

Muito obrigado, Margarida, eu estava precisando de um corretivo baseado nestes moldes. Uma disfarçada e incômoda depressão se avizinha as minhas atividades e vcs devem ter reparado que não estou me dedicando com a mesma assiduidade de sempre.
Um forte abraço a vc e toda sua família, com os sinceros votos de Feliz Natal e um Ano Novo de 2012 cheio esperanças alcançadas. São os votos da família Laruccia.
Myrtes e Modesto

Luiz Saidenberg disse...

Beleza, cara Marga. Que este Natal seja, mais uma vez o melhor de sua vida. Muita paz e felicidade junto aos seus.
Abraços, Luiz e Márcia.

Mario Lopomo disse...

Margarida. Adorei seu texto, curto, leve e singelo. Onde tem poetas e seresteiros, sempre tem a companhia de estrelas, e uma das estrelas é você.
Mário Lopomo

margarida disse...

Myrtes e Modesto, não se preocupem eu agradeço o carinho e atenção.Se cuidem e logo tudo vai passar. Um natal cheio de paz e de luz para vocês e toda sua linda família. Um grande beijo e que Deus os abençoe sempre.

margarida disse...

Saidenberg, muito obrigada e o mesmo desejo a você, a Marcia e toda sua familia. Um grande beijo

margarida disse...

Mario, muito obrigada, adorei sua participação aqui. Desejo um Feliz Natal para você e toda sua família e que Deus te abençoe. Um grande beijo.

luigy disse...

Lindo.
Luigy

suely aparecida schraner disse...

Olá Margarida! Seu texto é um bálsamo para a alma. Quanta sensisibilidade e delicadeza! Minha vó também ensinava (e demonstrava) que o Natal era rezar, ir à missa do galo e ganhar um presentinho que, nem de longe ofuscava o amor presente em tudo que se fazia e acontecia. Paz e alegrias!