quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Parabéns Moderna Senhora


Entre uma história de Natal e outra, uma homenagem à nossa querida Avenida Paulista com história de Natal, texto cedido pelo Marcello Pizo Moreira Martins, amigo de Miguel Chammas.
Entrego-lhes, com meu carinho de sempre.
Muita paz!

Nasci numa travessa dela, na extinta Maternidade de São Paulo, 24 anos antes do seu centenário. Devo ter cruzado seus caminhos nos primeiros dias de vida, indo para o Paraíso, onde meus pais moravam.

Meu pai trabalhou um período nela, num prédio de arquitetura moderna, e me levou com ele algumas vezes, geralmente aos sábados. Era bem garoto, tinha uns 8 anos.

Também na juventude, após uma mordida de um macaco que quase amputou meu dedo, tive que tomar uma injeção enorme, dolorida e horrível no Instituto Pasteur. Até hoje aquela casa amarela de esquina me dá arrepios.

Falando em trabalho, quando iniciei minha vida profissional numa agência de publicidade do meu amigo Pedro Ferraro, adorava marcar visitas por aquelas bandas. Parava o carro num estacionamento na altura do número 2.300 – já eram caros, porém bem menos que hoje em dia – e ia visitar meus clientes de prédio em prédio... Parque Paulista, José Papa Jr., Olivetti, Horsa I, Horsa II,... aliás até hoje não sei o que significa Horsa.

A Livraria Cultura do Conjunto Nacional é um capítulo a parte. Quantas histórias, descobertas e aquisições para a minha biblioteca.

Uma vez em 87, na era pré-tucana, saí do trabalho com meu pai e fomos no meu carro para uma noite de autógrafos de um livro de fotos históricas do PMDB da Sonia Russo. Tava todo mundo lá: FHC, Montoro, Quércia, Covas, etc. Na fila das assinaturas, atrás de mim, surge a musa da minha pré-adolescência Fafá de Belém – confesso que foi ela que despertou meu fetiche por gordinhas e peitos, além de ser a dedicação das minhas primeiras masturbações. Conversamos, rimos e saímos juntos do evento. Na despedida ela pediu uma carona e deixei-a na porta de sua casa, na Peixoto Gomide. Se fosse alguns anos antes, minha noite solitária seria bastante agitada.

Noutra noite de autógrafos, há uns 3 anos, tive o prazer de conhecer o Reali Jr. que já apresentava sinais do câncer que o levou em abril deste ano. Foi simpaticíssimo e fez uma linda dedicatória no seu Ás Margens do Sena para mim e o meu filho Dudu que me acompanhava.

Outra marca dela na minha vida está ligada a liberdade. Naqueles tempos os shoppings centers não haviam acabado com a sétima arte, nas suas salas diminutas. Cinema era ali, Center 3,Gemini, Gazeta, Gazetinha e Gazetão. Já era mocinho e podia ir sozinho com os amigos assistir Flash Dance, Arthur, Guerra nas Estrelas, Betty Blue, Footloose, Conan. Pegava o ônibus Ipiranga na rua Caraibas, encontrava o pessoal na bilheteria e terminada a seção rolava um Jack in the Box com direito a melhor bomba de chocolate de sobremesa do mundo.

Foi no escurinho desses cinemas que aprendi as técnicas de invadir discretamente suéteres, camisetas, moletons e sutiãs, para poder assistir aos filmes com a mão repousada na rigidez – sim, naqueles tempos eles eram rígidos – e no calor de um peito. Confesso que ainda hoje em dia gosto de dar umas apalpadas no cinema, mesmo com os protestos da Patricia. Não podemos abrir mão de certos hábitos!

Inesquecíveis também as aquisições na feirinha do vão do MASP, os eletrônicos contrabandeados no Promocenter, a manifestação pelo impeachment do Collor, o primeiro contato no MASP com Renoirs, Rembrandts, Portinaris, Van Goghs...

Quando o Papai Noel existia na minha casa, as crianças me faziam enfrentar o trânsito de dezembro para ver os enfeites de Natal e o desfile deles na frente do Banco Real. Nem ele nem o Real existem mais.

A única coisa que não me lembro de ter feito por aquelas bandas foi beber. Semana que vem vou aproveitar algum momento de ócio e pedir um Old Parr com duas pedras de gelo para comemorar os 120 anos da minha mais linda avenida Paulista. Parabéns moderna senhora.

 
Por Marcello 'Pizo' Moreira Martins

12 comentários:

Miguel S. G. Chammas disse...

Seja bem vindo garotão. Sua estréia não poderia ser melhor, agora espero que continu escrevendo e nos enviando seus textos.
Agora vc é um dos nossos!

Wilson Natale disse...

Marcello,
A velha dama de real grandeza ainda exerce e exercerá o seu fascínio sobre todos. Todos nós temomos e teremos um caso, uma história de amor a contar sobre essa dama que se alinda a cada dia.
Quando eu fui apresentado a ela, a velha senhora tinha três pistas, ainda conservava os trilhos do bonde; estavam demolindo o Trianon para que no lugar nascesse o MASP. Passeava-se por ela antes de se entrar na fervilhante vida noturna da Rua Augusta, Consolação e Brigadeiro. E os casarões ainda estavam lá. Foram paulatinamente substituído pelos arranha-céus.
A velha senhora renovou-se, não parou no tempo. Mas não esqueceu seu passado e, por isso, tem muitas istórias para contar a quem quizer ouvir. E que histórias lindas ela nos conta!
Gostei do seu texto. Faz a gente lembrar desse seu tempo e relembrar o nosso tempo, unindo mais um pedacinho de retalho a essa colcha de retalhos que é São Paulo.
Continue relembrando e escrevendo.Memória é História. É a vida dos muitos tempos desta Cidade.
Abração,
Natale

Wilson Natale disse...

MarCello:
Vai se acostumando aos nossos errinhos de digitação e errinhos brabos de português (risos).
Leia-se TEMOS e QUISER.
Abração,
Natale

Modesto disse...

Narrativa ponteadas de ocorrências marcantes com personagens bem conhecidos dos paulistanos. Parágrafos bem alinhavados contando um pouco da história dessa famosa avenida. Parabéns e tenha um ótimo Natal e um fim de ano digno da av. Paulista.
Modesto

Arthur Miranda disse...

Sou apaixonado pela antiga Senhora e também pela moderna, a antiga das velhas mansões e a nova com seus modernos Arranha céus em seus famosos quarteirões. Da antiga com o seu corso famoso e da moderna com sua parada gay. Seja Bem vindo Marcello e aceite meus parabéns. Por aqui espero excitado aguardando outras historias mais.

Zeca disse...

.

Marcello!

Ótimo texto selecionado para sua estreia! Não poderia ser melhor, já que a "moderna senhora" é a mais paulista das avenidas! E é também minha querida, pois durante uns quinze anos morei no Paraíso! Trabalhava na Santos e ia e voltava a pé todos os dias, aproveitando tudo o que a querida senhora tinha a nos oferecer. Também era frequentador dos mesmos cinemas, das mesmas galerias e do Shopping Paulista, hoje Pátio Paulista, construido no mesmo terreno onde ficava a loja da Sears, onde comprei os primeiros móveis, roupas de cama e banho, panelas e etc., tudo para o meu primeiro apartamento.
Seu texto foi lido com aquela saudade gostosa de um tempo bom, que sabemos não voltar mais.
Espero que venham outros, muitos outros!

Que o Natal lhe traga muita paz, saúde, alegrias, realizações e, também, inspirações para outros belos textos!

Seja bem vindo!

Abraço

.

Soninha disse...

Olá, Marcello!

Seja bem vindo entre nós!
Uma estréia maravilhosa aqui em nosso espaço amigo, retratando a beleza de nossa querida avenida, cartão postal de nossa amada Sampa, sua história, sua evolução, seu progresso que acompanhou o ritmo de nossa cidade, humildemente sendo palco para todos os tipos de eventos, sejam protyesto, gritos, comemorações, etc... Sempre nos trazendo grandes emoções.
Bacana. Valeu!
Obrigada.
Feliz Natal!
Muita paz!

luigy disse...

Seja bem vindo!
Ufa até que enfim alguem ousou a falar das tecnicas de invasão...
Por vezes me censurei para talvez não ser tolhido.
Viva!
Bravo!

Abração
Luigy

joaquim ignacio disse...

Marcelo Moreira Martins, (o sobrenome parece nos levar ao quatrocentãonismo - monçônico, bandeirante - paulistano)benvindo ao M. de S.
Texto gostoso, nada professoral, uma narração de diferentes estágios de sua vida, alguns comportamentos revelados...
Disponha da gente...
Ignacio

suely aparecida schraner disse...

Fascinante relato! Texto bem elaborado e com ótima didática. Parabéns!

margarida disse...

Marcelo,lindo texto o seu! Adoro a linda Avenida Paulista, é o cartão postal numero um da nossa cidade. Parabéns para nossa querida Avenida Paulista. Um Feliz Natal pra você e toda sua família.

Marcello "Pizo" Moreira Martins disse...

Novos Amigos, só agora retornando de merecidas férias tomei conhecimento das boas vindas, dos comentários sobre o texto, dos votos natalinos e dos desejos de um feliz Ano Novo. Muito obrigado Natale, Modesto, Arthur, Zeca, Soninha, Luigy, Ignacio, Suely e Margarida pela recepção e hospitalidade! Pra cada um de vocês meu carinho sincero.
Ao meu tutor e velho conhecido Miguel Chammas minha gratidão pelo convite e introdução nesse grupo tão especial.
Um beijo paulistano a todos.
MArcello Pizo