segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ho, ho, ho!


Lá está ele na porta do mercado, gingando e balançando a barba.
Ouve-se uma canção, meio engrolada e roufenha, de seu interior mecânico. Mas a expressão é alegre e os olhos azuis, mesmo de plástico, parecem matreiros.
Tem razão para sorrir, está em toda parte e comanda pessoalmente o maior dos períodos comerciais do ano. O Bom Velhinho, enquanto o Natal não chega, há muito está em atividade, escalando janelas, nos semáforos da cidade toda, na mais ínfima e pobre das vitrines, colorindo tudo com o traje vermelho. Ele sabe que é garantia de faturamento gordo, mais até que sua pança que sacode ao som de sua característica risada. É, rico ri mesmo a toa...
O visual é todo planejado, especialmente para os países frios; as vestes rubras em contraste com a brancura da neve, as nuvens cinzentas e a temperatura na casa dos zero graus. A Coca Cola, com seus marqueteiros e grandes ilustradores, sabia bem o que fazia quando estabeleceu o novo padrão para o já combalido Santa Claus, ou São Nicolau.
Deu-lhe nova roupagem e soltou-o pelo mundo, com o espírito de um conquistador viking, vindo da Laponia. Do alto de suas renas, lamentavelmente, ele dominou o cenário do Natal, deixando para o Menino Jesus a discrição de sua humildade e pobreza.
O que deveria ser uma festa de recolhimento e contrição familiar virou um super espetáculo de consumo, Noel carregando sacos, mas de puro ouro.
Não se enganem com sua aparente bonomia; ele é mesmo um vitorioso.
Tentaram substituí-lo, aqui mesmo em nossas terras, por outro ser mais coerente com a realidade brasileira. Inventaram o Vovô Índio. Mas, índio e subdesenvolvido, logo foi extinto.
Quando eu era pequeno lembro-me, na casa de Tia Zilda, na Albuquerque Lins, defronte ao Teatro São Pedro, de ter visto um belo álbum, enorme e colorido. As ilustrações eram, creio eu, de Monteiro Filho. Acompanhava-o um LP, muito bem feito, musicado e interpretado. Tentava realizar a substituição de Noel pelo bondoso Pai João, um preto velho, que passaria a "trazer os presentes das crianças".
Lembro da rouca voz do Pai João, dizendo- "Papai Noel já está velho, e cansado”... Se bem que, velho e cansado quem parecia ser era ele mesmo.
Ledo engano... Noel tinha muita lenha para queimar e nada mais fez que prosperar nos anos que se seguiram.
Ao pobre Pai João, que mais parecia uma reencarnação do Pai Tomás, nada mais lhe restou que retornar à sua famosa cabana e lá desaparecer para sempre.
Noel vencera mais uma vez, por nocaute.
E aqui está ele de novo, esbanjando exuberância e vitalidade. É o maior vendedor do mundo, e de sua lábia é difícil escapar. Eu mesmo não tento; há que comprar presentes, mesmo numa escala modesta.
Resta o consolo de que é, ao menos, um bom elemento decorativo, colocando cores festivas nas reuniões familiares e, assim, aquecendo mais um pouco os corações.
E, nesse processo, talvez sem querer, deixando-os mais abertos ao aparecimento verdadeiro do espírito natalino.

 
Por Luiz Saidenberg

11 comentários:

Modesto disse...

... e continuando sua prosa gostosa, aproveito pra mandar nossos votos de um Feliz Natal e um Ano Novo de 2012, maravilhoso e cheio de amor e ternura.
Família Laruccia

Soninha disse...

Olá, Luiz!

Eu adoooooro a imagem do Papai Noel.
Mesmo as imagens mais antigas de São Nicolau eram ótimas. As modernas são tão singelas, mais ao gosto infantil e que, para mim, trazem ternas recordações.
Nesta época do ano as cidades ficam mais alegres, enfeitadas, coloridas, iluminadas, trazendo um brilho especial aos nossos olhos.
Gosto muito. Em minha casa coloquei papai noel por todos os lados...em cada canto...kkkkkkk...adoooooooro!
Porém, entendo que o que se deva permanecer, realmente, é o espírito do Natal, a confraternização universal, o sentimento de solidariedade e fraternidade que deveriam ser constantes em todos os corações.
De qualquer forma, comemoremos o Natal com alegria e paz.
Feliz Natal! Próspero Ano Novo.
Muita paz!

Miguel S. G. Chammas disse...

Espírito natalino. É realmente nesta época do ano representado pela imagem vermelha e obesa do lendário Papai Noel. Mas outras coisas também são inerentes ao espírito natalino, entre elas a emoção, a solidariedade, a fraternidade, a reunião de almas e objetivos, a troca de presentes, a alegria, a amizade e outras coisinhas mais. Garanto que todas elas reunidas se fizeram presente em nossa reunião em minha Cantina preferida como você afirmou. Às vezes o prazer do grupo vale um caminho mais longo. Bom Natal e Feliz Ano Novo para você, Marcia e todos os seus.ç

Zeca disse...

.

Saidenberg!

Uma bela crônica contendo, no fundo, uma bela homenagem à figura sorridente e simpática do velhinho mais conhecido e amado do mundo inteiro!
Ele foi criado pela Coca-cola? Foi, sim! Mas logo desvencilhou-se dela e passou a representar a festa, a alegria e (e, por que não?) o ato de presentear que fazem parte do Natal. E passou a habitar os corações infantís (e os dos adultos também!) que esperam sua visita anual e se encantam com sua figura carismática.
Eu sou um dos adultos apaixonados pelo Papai Noel! A sua figura alegre e festiva e sua cor vermelha (a cor da paixão) sempre aquece o meu coração e acende as minhas luzes particulares do espírito natalino.
E como um dos maiores símbolos natalinos conhecidos, sua figura não obscurece em nada o aniversariante, o Menino Jesús, que estará sempre presente em nossos corações, independente de símbolos, independente de datas. E para todos os que possuem A Fé, haverá sempre o momento da oração piedoso homenageando o aniversariante antes mesmo de chegada do convidado especial, que vem sempre carregado de presentes, distribuindo harmonia e alegria.
E que assim seja o seu Natal, e o de toda a sua família: cheio de paz, saúde, harmonia e muita alegria!
Bela crônica e bela homenagem à figura símbolo do Natal!

Abraço

.

Zeca disse...

.

Saidenberg!

A frase abaixo saiu com dois erros de digitação que não percebi na revisão. A forma correta é:

"E para todos os que possuem A Fé, haverá sempre o momento da oração piedosa homenageando o aniversariante antes mesmo dachegada do convidado especial, que vem sempre carregado de presentes, distribuindo harmonia e alegria."

Desculpe. A sua bela crônica não merece esse tipo de descuido.

Abraço

.

Wilson Natale disse...

Saidenberg,
Papai Noel tupiniquim não daria certo mesmo!(risos)
Gostei muito da história do Bom velhinho que você contou!
O velho Nicolau virou Santa Claus (santa?! - Risos) e, como não deu certo o "tupiniquismo" ficamos com o francesismo Noël.
De qualquer maneira Santa Claus "take a Coke" e ganhou o mundo, simbolizando a magia do Natal.
E marcou tanto que certa vez fiquei preocupadíssimo com ele.
Foi no tempo em que, por problemas de saúde,os reis Momo começaram a ficar magros... Passei horas tentando visualizar o Bom velhinho magro e sarado. (risos)
Parei de pensar nisso quando lembrei que São Nicolau era magro.
Então, todos os anos fico esperando Santa, Nicolau e, por via das dúvidas, a Beffana!
Abração,
Merry Crist'mas! Joyeux Noël, Boun Natale, Felices Natividad e um Feliz Natal!!!
É o que deseja o próprio,
Natale... Ho-ho-ho!

Cida disse...

Luiz, realmente, agora não há mais como reverter: ele, Papai Noel, ficou como símbolo do Natal, um símbolo que convive pacificamente com a reverência que se faz ao Menino Jesus! Ambos nos embalam os sonhos, alimentando a inocência infantil que todos trazemos em nossas essências. Parabéns pelo texto e Feliz Natal a você e aos seus!
Abraços
Cida

Luiz Saidenberg disse...

Meus caros amigos, vcs são muito generosos e românticos.
Na verdade, eu tb aprecio a figura de Noel, que na infância sempre surgia nos nossos sonhos natalinos. Felizmente, os presentes, embora modestos, tb surgiam, misteriosamente. Então temo que neste texto eu tenha sido um tanto frio e impiedoso com o bom Noel.
Para compensar, humildemente sugiro-lhes a leitura de outro texto meu, que consta deste site: Um pequeno milagre de Natal.
Nele, tenho a oportunidade de mostrar, com emoção, as fantasias e esperanças que nutria em relação a essa mágica figura.
Um feliz Natal a todos, extensivo a seus familiares, e um excelente 2012.
Abraços.

margarida disse...

Saidenberg,a época natalina é a mais bela do ano sob meu olhar e com ela vem nosso simbolo que é o Papai Noel, o bom velhinho! Com certeza todos sonham com sua figura trazendo lindos presentes.Mas o mais importante é não esquecer o verdadeiro sentido do natal. Um grande beijo e um feliz natal para você e toda sua família.

joaquim ignacio disse...

Saidenberg, como vai? Tudo bem? Ótimo!
Seu texto, um pouco - digamos - natalino, outro pouco de uma ironia sutil e um outro pouco (são possíveis tantos "poucos" assim?)profundamente esclarecedor de como o "advertising" e as técnicas de "marketing" podem mudar costumes e padrões e, no caso do "Santa Claus", em termos planetários. Realmente, afinadíssimo o Depto de Criação da Coca Cola dos anos 20s e 30s; os caras criaram um Papai Noel quase que verossímel...
Mas tudo isso que eu disse é mais para cumprimentá-lo e a todos os participantes do M. de S. e desejar um Feliz Natal in the old fashion way(nada a ver com a americanalhice natalina, pelo amor de Deus!) para tudos mundo!
Ignacio

suely aparecida schraner disse...

Maravilha de texto! Afinal todos acabam mesmo se rendendo ao marketing do "malafamado bom velhinho". Só você mesmo para capturar tão bem este momento.Abraço e parabéns!