sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Exultação


Exultais povo de São Paulo que habitas na capital. Exultais e fotografais todo o brilho e parafernália da avenida mais famosa, com seus carros “bibelôs de asfalto”.

Árvores a competir em tamanho e grandeza vos contemplarão do alto dos seus patrocinadores. Tudo o que reluz é ouro? Ouvireis jingle e buzinas a cada esquina. Exultais. É chegada hora da messe e aquisições por impulso. Xing Ling ou não, os sinos badalam em sua glória.

Exultais ainda que sejais contristados por várias provações no trânsito caótico, sob um sol incandescente. Um rebanho a clamar pelo tempo que se foi e pelo ano que já vem. A luz emoldurará as cãs e a neve da decoração surreal refrescará toda alma natalina.

A falta de bois, jumentos, reis ou incenso será compensada com lojas abarrotadas e apelo irresistível. Não reduzireis o consumo. Não reutilizareis as embalagens. Não reciclareis os resíduos. Não recusareis o que não é necessário. Entretanto, repensais esta atitude e sereis perdoados de todo egoísmo praticado no ano que se vai.

Os fogos espocando e suas luzes, como idéias reluzentes, acalentarão corações e mentes. Exultais e também orais. Com o advento da temporada das chuvas e das enchentes, virão escorregamentos. Na São Paulo de inundações, o medo das bactérias da urina do rato, será ofuscado pelo brilho incontido das luzinhas multicoloridas.

Exultais que por ora, prevalece o espírito natalino. Exultais que neste advento, as doações são mais generosas e os sentimentos mais fraternos. Exultais que é tempo de celebrar.

Exultais e orais, para que o festim pantagruélico, não corroa o fígado cansado de guerra. Orais para que se precisar, os doutores estejam lúcidos e não transformem seu diagnóstico em simples virose.

Por Suely Aparecida Schraner

10 comentários:

Wilson Natale disse...

SUELY:
Texto excelente, bombástico!
Ótimo para estes tempos em que servir a Mamon é o "must" da vida! A moda é seguir o Bezerro de ouro...
Ainda bem que há uma multidão em seus lares que agradecem todos os dias ao Senhor e onde Jesus é sempre onipresente.
Que sigam os idolos - Deus assim o permite. É do livre-arbítrio...
Um dia descobrirão que sob os ornamentos de ouro e d veste mais fina há um ídolo de barro oco e vazio.
Abração minha amiga profeta do século XXI.Eu te ouví e entendi. Você não está pregando no deserto! Outros ouvirão e entenderão.
Abraços,
e um Natal de Paz, saúde e felicidade!
Natale

Miguel S. G. Chammas disse...

Exultais elite de leitores do MdeS, temos entre nós, por graça Divina, uma escritora que escreve tão bem, que as tintas fortes de seu texto, nos tocam lá no fundo do coração.
Obrigado Suely por esta diferente, mas necessária mensagem natalina.
Q@ue o Natal lhe seja feliz e que 2012, com mais um dia, seja repleto de felicidade.

LARUCCIA disse...

ALELUIA...ALELUIA... UMA EXALTAÇÃO DO SANTO NATAL EM FORMA COLOQUIAL COM REPERCUÇÕES NA INTIMIDADE DE NOSSOS LARES. MENSAGEM DE CONTEÚDO POSITIVO, SACUDINDO NOSSA, NEM SEMPRE DESPERTADA ATENÇÃO, PARA A OBVIEDADE DE SINAIS RECEBIDOS E DESPRESADOS NA ESTEIRA DE OBJETIVOS MENOS ORTODÓXOS. QUE O NATAL DESTE ANO QUE FINDA, SEJA O INÍCIO DE NOSSA REDENÇÃO EM NOSSAS VIDAS, QUE TENHAMOS, COM VC E SUA FAMÍLIA, A RESPOSTA POSITIVA DESSA ESPECTATIVA. FELIZ NATAL E UM ÓTIMO ANO NOVO, SUELY.
LARUCCIA

Arthur Miranda disse...

Suely,parabéns. Que tudo aquilo que esse seu texto profetiza, realmente aconteça e que o nosso povo jamais esqueça, que no dia de Natal, o verdadeiro presente não vem do Papai Noel e não esta nas lojas comerciais, e sim no mais alto do Céu, façamos com que o nosso Natal brasileiro, seja um Natal de amor o ano inteiro.

Soninha disse...

Olá, Suely!

A maioria das pessoas ainda vê o Natal como uma festa de consumo e cultuam o materialismo... Trocam presentes entre si e nem são os verdadeiros homenageados.
Seria tão bom se tivéssemos a conscientização da necessidade de buscarmos uma comunhão com os valores do Bem e sermos atraídos pelos bons ideais.
É chegada a hora de sepultarmos de uma vez por todas as nossas vaidades, o nosso orgulho e nosso egoísmo, para podermos enxergar a luz do Cristo e nos tornarmos efetivamente mais felizes.
Adorei seu texto!
Obrigada.
Feliz Natal! Boas Festas!
Muita paz!

Luiz Saidenberg disse...

Exultemos, Syuely.
Passando ao longo das avenidas luminosas e multicoloridas, dos neons a luzir. Da multidão se acotovelando nas lojas populares, dos automóveis em filas longobardas se arrastando
em direção do infinito.
Dos Papais Noel mecânicos, repetindo suas canções saídas de ocultas engrenagens.
Ao longo dos supermercados lotados, sem vagas nos estacionamentos, os carros esfolando-se na entradas.
Passemos ao longo, e ao largo, e finalmente conseguimos chegar em casa. E rever a família, compartilhar com ela um modesto presépio, uma bela mas comedida ceia de Natal. Agora, exultemos.

Luiz Saidenberg disse...

Desculpe, Suely. Na emoção errei seu nome.E ainda coloquei um NA entradas. Haveis de perdoar-me, é Natal!

margarida disse...

Suely, não só no Natal, mas no Carnaval ou em outras datas comemorativas há um exagero. Oro para que o Natal seja comemorado de forma fraterna, cada vez mais consciente e que o verdadeiro espirito de Natal não seja esquecido.Que o aniversariante seja o convidado especial em todos os lares de ouro ou de zinco, levando muita luz e amor para todos. Que seu natal seja belo e muito feliz. Um grande beijo

Zeca disse...

.

Suely!

Seu "outro" olhar sobre a festa de Natal abraça todos os exageros cometidos em nome dos exageros que o sistema capitalista imprime em todas as datas importantes. Veja os dias das mães, dos pais, das crianças, dos avós e de tantas outras... mas no fundo, o importante mesmo é a celebração desta (e das outras) data sem esquecer seu significado, sua importância. Muito bom o seu enfoque, excelente sua mensagem.

Que este Natal seja de paz, amor, saúde, sensibilidade e vitórias para você e para toda a sua família!

Abraço

.

suely aparecida schraner disse...

Amigos, muito obrigada pela visita. Isto me anima e inspira. Fico tão lisongeada e comovida. Este espaço ativa a memória e nos afasta do mal de "alzheimer", né não? É um orgulho fazer parte deste grupo de leitores e escritores tão talentosos. Aos colegas que me acompanham por aqui e, especialmente à Soninha que, incansavelmente, lê tudo e comenta com tanta delicadeza e ternura, bom Natal e um Ano Novo de muitas criações literárias.