sábado, 30 de julho de 2016

E tudo terminou em pizza


Desde o início da década de 30, meu pai, Domingos Capuano, trabalhava no depósito de uma grande Papelaria de São Paulo na época. Na década de 40, já como chefe desse depósito, certa vez convidou uns amigos mais chegados para uma pequena reunião em sua residência (Rua Antonieta - atual Comendador Miguel Calfat na Vila Nova Conceição), motivado pelo seu aniversário. Vieram cinco amigos sendo que quatro deles aparentando entre 35 e 40 anos e um com bem menos do que 30, que era entre todos o mais falante e desembaraçado para se expressar. Em certo momento subiu num banquinho que estava no quintal e fez um breve discurso dirigido ao meu pai. Nessa ocasião deveria estar entre oito e dez anos de idade quando presenciei essa cena.
No final da década de 40, em reconhecimento ao excelente desempenho prestado pelos quase 20 anos na firma, o dono da empresa, Sr. Jorge, agraciou meu pai com um bom valor em dinheiro e mais duas vezes esse valor em mercadoria para possibilitar abrir uma pequena Papelaria no armazém que ele havia construído na própria residência. E foi assim que surgiu a Papelaria Martim Francisco que logo em seguida passou para a Avenida Santo Amaro, próximo da residência, tendo permanecido em atividade por 47 anos.
No início da década de 70, entra na Papelaria um amigo do meu pai que não se viam há algum tempo. Logo no início do encontro o assunto predominante não poderia ser outro: Futebol. Como os dois eram "palestrinos", começaram a conversar sobre o Palmeiras. Em dado momento da conversa esse amigo menciona o nome do MILTON PERUZZI, que também era "palestrino". Tive lampejos de ter ouvido do meu pai dizer o seguinte: "- Sim conheço, esteve uma vez na minha casa", Num momento me veio a mente aquele jovem muito falante que subiu num banquinho e fez um breve discurso, mas nunca tive a curiosidade de indagar meu pai sobre o assunto.
Somente há cerca de 5 ou 6 anos tomei conhecimento que a expressão que se tornou famosa no nosso cotidiano por todo o país, principalmente em Brasília: " E TUDO TERMINOU EM PIZZA ", teve como criador o marcante Locutor e Jornalista Esportivo MILTON PERUZZI que, entre outras façanhas, comandou com brilhantismo o programa Mesa Redonda Futebol é com Onze, na TV Gazeta.
Nessa altura meu pai não estava mais entre nós. Fiquei sem referência sobre o assunto. Recentemente surgiu a ideia de consultar a internet e buscar notícias sobre MILTON PERUZZI. Dentre muitos personagens surgiu o nome do Dr Milton Peruzzo Jr. médico cirurgião plástico, que constatei ser filho do MILTON PERUZZI (que na realidade era PERUZZO). Através de um e-mail para contato fiz a seguinte pergunta para o Dr Peruzzo: "... seu pai comentou alguma vez que na década de 40 chegou a trabalhar por algum tempo em uma Papelaria?" Logo no dia seguinte recebi a resposta do Dr Peruzzo: " - Não lembro de meu pai ter citado que trabalhou em Papelaria mas lembro dele ter dito que era amigo de um Capuano ".
Mediante essa resposta enviei outro e-mail esclarecendo a cena do banquinho e do discurso da década de 40 e também do encontro do amigo do meu pai na década de 70 na Papelaria onde foi mencionado o nome do MILTON PERUZZI. Prontamente obtive a seguinte resposta: " - Signore Capuano. Com certeza era meu pai, ninguém gostava mais de falar e discursar como ele... Abraço - Milton Peruzzo Jr ".
Passando a considerar verdadeira a minha presunção e consequentemente considerando terem sido amigos por algum tempo, certamente se encontraram e continuam a conversar sobre o "palestra"... lá no céu, ONDE TUDO TERMINA...EM PAZ!!!


Por Roberto Capuano

4 comentários:

Soninha disse...

Olá, Roberto!

Que prazer ter seu texto aqui no blog.
Adorei conhecer esta passagem de sua vida e de seu pai.
Tomara você possa nos trazer mais memórias.
Obrigada.
Muita paz!

Miguel S. G. Chammas disse...

Roberto, gostei muito de ler este teu relato. Sempre procurei ouvir os comentários do Milton Peruzzi pois eles vinham tintos de um verde esmeraldino que muito me agradava. Hoje, estas memórias afloraram e eu fiquei feliz. Ficou um gostinho de quero mais!

Teresa disse...

Roberto, que bom ouvir sua história; a história do seu pai, melhor dizendo. A memória dividida com outros é a melhor maneira de se perpetuar, pois até agora somos três que a conhecemos e nós três podemos multiplicá-la por mais três e daqui a pouco muitos saberão que o criador da frase "... e tudo terminou em pizza" foi Milton Peruzzi. Eu sempre tive curiosidade em saber quem tinha sido o primeiro a usá-la e você me deu a chance de aprender.
Que venham mais histórias.

ESTANISLAU disse...

Roberto, lembro muito bem do Milton Peruzzi, tanto na TV Gazeta como na Rádio Gazeta onde apresentava um programa esportivo com José Italiano (corinthiano) e Wilson Brasil e outros, saudades.