terça-feira, 5 de julho de 2016

Matar ou Viver


Este título poderia, muito bem, ser o título de um filme ou de um best seller famoso, mas, no nosso caso, é apenas e tão somente um título apelativo que busca restabelecer a sanidade meio combalida de um canal de comunicação importantíssimo para mim e todos os paulistanos que dele fazem parte.
Estou falando do blog “MEMÓRIAS DE SAMPA” que nesta data completa 6 anos de vida, trazendo em seu bojo os textos de autores paulistanos que tentam preservar as coisas boas de “SAMPA”.
Plagiando as sagradas escrituras, inicio este parágrafo dizendo “No princípio era”, e depois continuo, um site chamado “São Paulo minha cidade”, que promovido sobre a égide política da Prefeitura municipal, chegou aos píncaros da glória mercê aos textos de centenas de paulistanos que ali registraram suas memórias de um passado, recente ou não.
As crises e intempéries sofridas por esse site no transcorrer de sua existência, provocaram preocupação tamanha nos seus colaboradores que não sabiam o que fazer para tentar mantê-lo no ar, servindo de ponto referencial às pesquisas de toda a sorte. Tinha-se a impressão de que de um momento para outro, por um da cá aquela palha dos políticos mantenedores, tudo iria por águas abaixo, destruindo algo que nos era tão alentador e querido.
No auge dessas dúvidas cada vez mais fortes e desalentadoras, surgiu no horizonte uma possibilidade de salvação, Sonia Astrauskas teve a ideia de criar um blog que, mesmo sem querer concorrer ou ofuscar o site, serviria para amenizar a ansiedade dos autores que clamavam por uma solução às diversas paralisações do site.
Nascia, assim, em 2010 o blog “MEMORIAS DE SAMPA”, http://memoriasdesampa.blogspot.com , que atendia a todas as reivindicações dos autores no que tangia à publicação dos seus textos memoriais.
O sucesso veio rápido, a trajetória de textos foi:
2010 = 220 textos; 2011 = 253 textos; 2012 = 131 textos; 2013 = 87 textos; 2014 = 31 textos; 2015 = 13 textos e, finalmente 2016 no dia em que ele completa 6 anos de vida, apenas e tão somente 9 textos, sem contar este que ora escrevo.
Será que os autores ficaram desinteressados ou desmotivados em escrever sobre o tema? Não acredito. O tema é por demais cativante para provocar desinteresses.
Será preguiça? Idade avançada? Falta de criatividade? Não sei explicar, sei apenas que não havendo interesse de participações o blog tende a se extinguir.
Por este motivo é que resolvi denominar este texto como MATAR ou VIVER e lançar o desafio: Vamos abandonar o blog e deixá-lo se extinguir, ignorando todos o esforço e dedicação da sua criadora, ou vamos voltar a participar e  novamente com toda animação e garra de outrora e fazer com ele ressurja do nimbo e volte a nos encantar?
A pergunta fica no ar, que respondam nossos colaboradores.


Por Miguel Chammas

Um comentário:

Soninha disse...

Olá, Miguel!

Um bonito texto lembrando a todos a razão da existência do blog, o pedido de volta de todos aqui neste cantinho só nosso, dos autores do Memórias de Sampa.
Obrigada.
Muita paz!