quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Uma mulher dinâmica - parte final


A “parte final” acima enunciada, refere~se aos primeiros 5 anos de parque que terminaram com o “batismo” da primeira “dor de cabeça” que sofremos em nome da JUVENTUDE.
Os filhos crescem, Mylenne já com 5 anos, Marcello com 7, Maria com 12, Moacyr com 14 e Maurício com 16 anos.
Vendemos a casa da ruazinha, com dor no coração por causa  do dinheiro gasto com as reformas e o embelezamento da frente da casa, que ficou um “brinco.” Mas, dna. Myrtes, argumentando com o crescimento das crianças,  me convence a ir ver a nova casa (que moramos até hoje), cujo proprietário, não podendo honrar as parcelas e as prestações, nem chegou a morar lá. Fechamos o negócio de venda e compra. Vamos mudar num domingo, utilizando a Kombi. A distância de uma casa a outra é de, mais ou menos, 1 km. e meio.

Estávamos na casa de um amigo, Rubens, apelidado de “Onassis”, (tinha feito 13 pontos na recém instituída loteca e ganho uma boa “fatia” do “bolo”, 700 mil, mais ou menos), contando os motivos da mudança quando recebo um telefonema do Moacyr: “Pai, venha depressa, o Maurício pegou a Kombi e foi contra o barranco da reserva da Light” olhei pra Myrtes, “você deu a Kombi pro Maurício?” “sim, - ela respondeu - mas, ele iria só dar uma volta aqui no parque.”. Sai correndo até lá, (poucos metros da nova casa), e vi o estrago. Ele simplesmente “dobrou” o veículo que nem o carro guincho conseguiu remove-lo. Ele e o amigo não se fizeram nada, não vou entrar em detalhes que a coisa vai longe. Fizemos a mudança com um caminhão, tivemos que alugar outro carro pra transportar as crianças, (a Myrtes tinha que honrar seu compromisso com todas as famílias) e mandamos levar a Kombi a oficina dos “irmãos Metralha”, apelido que dei aos irmãos Yoki, 4 irmãos nisseis que até hoje me sirvo de sua oficina.

Na nova residência, tudo ficou pra traz, não esquecemos ninguém porém, a pequena distância alterou completamente nosso dispositivo em organizar os mesmos folguedos natalinos. Pelo menos, um dos moradores da ruazinha mora lá, até hoje, o prof. Yogiro, já aposentado da USP. Alguns faleceram, a maioria , mudou. Tenho, ainda alguns fatos interessantes ocorridos ali,  que vou relatar nos próximos meses.

Nossa residência, bem maior, espaçosa, sofreu, também reformas. Imaginem se dna. Myrtes iria aceitar as disposições rígidas dos construtores... As mudanças foram feitas e aprovadas até pelos construtores da Continental, que administravam todas as obras. Aumentamos o número de dormitórios ficando 3 suites, uma sala de TV, sala de recepção, ampla cozinha e sala de jantar. Um espaçoso quintal, coberto, com churrasqueira e uma edícula, junto a lavanderia. Na entrada, jardim com estacionamento pra 3 carros. A área tem 16m. X 25m.

Nesta época deslanchamos nas atividades de acampamento, viagens, passeios e o maior dos nossos sonhos: viagens ao exterior. Nossa primeira foi em 1980,  com grupos de turistas pra conhecer México, Miami, Lãs Vegas, New York, San Francisco, Los Angeles. Depois foi Europa, turismo pelas principais  menções bíblicas, como Roma, Jerusalém, Egito, Grécia, Espanha, Portugal, Londres, Edimburgo e....Polignano a Máre.

No próximo 26\01\13, completamos 56 anos de matrimônio, tudo chegando a bom termo com trabalho, dedicação e superando todos os obstáculos que se nos depararam. Isso se consegue com relativa facilidade, desde que contando com uma MULHER DINÂMICA, companheira amorosa em nossa vida, como a minha querida MYRTES. Nossa felicidade é sempre dentro da vontade de DEUS, que nos guia e  fortalece. As vezes parece que ELE nos esquece, mas não, nós é que O esquecemos. Muito Obrigado a todos.


Por Modesto Laruccia

6 comentários:

Soninha disse...

Olá, Modesto!

Quanta história, quanta coisa bonita, vivida por vocês dois, em seu querido Parque Continental.
A casinha trouxe o início e a outra casa o desenrolar de toda uma vida, construída com muito trabalho.
E ainda rendeu maravilhosas viagens, heim?!
Parabéns pelos 56 anos de casamento. Que Jesus os abençoe.
Valeu, Modesto.
Muita paz!

Zeca disse...

Modesto!

Como sempre, me derreto ao ler sua história de vida ao lado de sua amada Myrtes! Quanta história e quanta vida vocês construíram! Por isso não posso deixar de parabenizá-los pelo 56º aniversário de casamento em janeiro último. Vocês mostram a todos que é possível a convivência por longos anos entre um homem e uma mulher, onde o tônico principal é o respeito e a cumplicidade. Além do amor, claro, que transpira em todas as palavras do seu texto.
Parabéns!

Abraço.

Miguel S. G. Chammas disse...

Modesto,
li esta série inteirinha, vibrei com todas as passagens relatadas e, agóra, no final, depois e me refazer emocionalmente, concluo mais uma vez que "AO LADO DE UM HOMEM VITORIOSO, HÁ SEMPRE, UMA MULHER MARAVILHOSA".
Parabéns amigo.
Miguel

margarida disse...

Modesto, parabéns pela união com a Myrtes, 56 anos juntos é a maior prova que o amor existe. Que sirva de exemplo para tantos casais, que a primeira pedra no caminho já é um bom motivo para causar a separação.A Myrtes com certeza é uma mulher dinâmica temos prova disso, e você tem seus méritos. Um beijo pra vocês.

Bernadete disse...

Modesto, parabéns pelos 56 anos dessa vitoriosa união com sua dinâmica Myrtes. Hoje em dia,os casamentos não duram muito. Eu e Elizeu,completaremos 48 anos em Junho, mas nossas 2 filhas já estão no segundo.
Muito linda essa homenagem que você faz a Myrtes nessa série.Nela você relata todas as agruras por que passaram e,enfim,o merecido sucesso.Prova que,uma verdadeira união,se faz na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Foi assim que prometemos. Um abraço / Bernadete

Laruccia disse...

A vc, Soninha, meus sinceros agradecimento, pelo incentivo e pelas bondosas palavras.

Zeca, meu amigo, muito obrigado, vc merece toda minha atenção e admiração.

Chammas, alegria, com vc é um "prato cheio". Muito obrigado.

Margarida, vc me comove com estas palavras, muito obrigado, mesmo.

Bernadete, vcs estão as portas das "Bodas de Prata", parabéns e agradeço, do fundo do coração, suas palavras.

Um abração a todos vcs.
Laruccia