sábado, 24 de novembro de 2012

OUTRAS MEMÓRIAS PATERNAIS



Outro dia, escrevi sobre o  Sr. Alfredo, meu pai e, com o coração machucado com acontecimentos presentes, não dei o devido valor a lances  memorialistas que me envolveram as ideias.
Depois de escrever, já devidamente acomodado no lugar de costume de meu sofá, novos flashes vieram povoar meus pensamentos. Então, registrei alguns deles no bloco de rascunhos e, depois, com mais calma, relatei-os neste texto.
Saí do meu confortável sofá, nada disso, trouxe a mesinha do notebook até a frente do meu confortável sofá, onde eu estava confortavelmente (redundantemente) instalado e  me preparei para digitar o texto.
Após angustiantes 30 minutos, nada havia sido digitado no Word que, à minha frente, permanecia puramente branco e imaculado.
Lembrei que até meus quatorze anos, via meu pai com a regularidade costumeira em nossa casa da Rua Augusta. Todos os dias, quando a noite descia lá fora, ele chegava. Então, era servido o jantar. Depois da mesa do jantar desfeita, da louça lavada, minha mãe e minha tia também se sentavam à volta da mesa para uma conversa informal ou para “assistir” com os ouvidos aos programas de Rádio que mais nos agradavam, tais como “Balança mas não cai”, “História das Malocas”, entre outros.
Nessas reuniões familiares foram tomadas grandes decisões, entre elas as viagens a Santos, para visitar meu Tio Miguel e minha Tia Maria.
Nessa casa, que tinha um único banheiro e residiam 12 pessoas, não aconteciam congestionamentos, tudo caminhava dentro de uma ordem natural, sem maiores problemas.
Depois, mudamos para a Rua Major Diogo ao lado do TBC e em cima do Nick Club. Meu pai ainda se fazia presente. Lembro-me dele amassando a pimenta dedo de moça, no prato, até fazer um patezinho para, depois, servir-se do feijão e dos demais complementos.
Lembro doa seus acessos de tosse todas as manhãs. Tosse que o levou anos depois à morte.
Nessa época, começaram a acontecer os primeiros distúrbios no casamento de meus pais. Foi aí que eu descobri que o grande ideal de meu pai era ter uma filha. Não podendo realizar esse sonho pelas vias naturais, minha mãe foi atrás da adoção de uma menina. Adotou uma que foi o xodó dele e dos irmãos, já crescidos.
Ela foi a única presente à sua cabeceira quando ele desencarnou.
Na verdade, mesmo sabendo disso, eu nunca senti ciúme da minha irmãzinha. O amor que lhe dedicava foi motivo de grandes desavenças no meu matrimônio. Minha “exposa”, ainda hoje jura que ela é minha filha, fruto de uma aventura passageira. O que não é verdade.
A grande verdade, que só hoje eu descobri, é que nunca pensei que me lembraria de verdade do meu pai depois de sua passagem para o outro plano.
Ledo engano. Lembro-me dele todos os dias quando, em baixo do chuveiro, pego o aparelho para me barbear.
Aí a raiva aparece. Por não ter um grande relacionamento com os filhos, meu pai nunca nos ensinou a forma correta de escanhoar a barba. Hoje eu sofro com isso, pois lá na minha juventude, sem saber como, eu pegava seu aparelho Gilette  e passava na face de todas as maneiras. Isso fez com que meus pelos da barba tivessem as raízes alteradas. Hoje minha barba cresce para todos os lados e me judiam quando, nas manhãs, me barbeio.
Pronto, está aí a pior lembrança que tenho do Sr Alfredo!

por: Miguel Chammas

7 comentários:

guilherme disse...

pois é miguel, os pais de nossa época pouco se ralacionavam com os filhos, mas sabiam perfeitamente encaminha-los para a vida e nem por isso somos traumatizados

Wilson Natale disse...

MIGUEL:
Minha avó dizia que, laços de família são atados no céu.
Mais tarde aprendi que nos unimos para aprender, resgatar processos do passado.
Há sempre uma razão positiva nesses acertos e desacertos familiares.
Servem a nos fortalecer e fazer o melhor.
Serve a isso:depois de décadas, exorcizar as situações de passado e aceitá-las, perdoar-se e perdoar.
Deixo a você um milenar ditado árabe:
"Não me importa que o senhor das terras não tenha me dado as tamareiras. Importa sim, as doces tâmaras que ele tem me dado".
Assim são os laços de família.
Quanto ao ato de barbear-se, Miguel, também aprendi sozinho. "estourei" minha cara usando o aparelho gillette com as famosas gillette-azul e creme de barbear "williams" e Acqua Velva.
Não foi por maldade, omissão que não me ensinaram. É que meu avó, pai e tio, usavam a navalha.
Abração,
Natale

margarida disse...

Miguel, acredito que nada na vida acontece por acaso, portanto não magoe mais seu coração.Não dá para julgarmos seu papai, talvez ele nem fizesse ideia deste teu prejuízo, por isso a melhor forma é aprender a perdoar. Diz um trecho de um salmo que leio todas as noites: " Se nosso pai e nossa mãe nos abandonarem, então o Senhor nos acolherá". Viu que que nunca ficamos sozinhos, né! Um beijo grande.

Arthur Miranda disse...

Linda historia querido Miguel, e como meu pai morreu quando eu tinha sete anos, não teve tempo de me ensinar a usar Gillette, o danado só fazia a barba com navalhas, que ele prudentemente escondia para eu e minhas irmãs não chegarem nem por perto. Por esta razão aprendi a fazer a barba de forma suave com aquela maravilhosa Loura da Platinun Pluz da Gillete, que no final ainda dizia carinhosamente deixe-me se for capaz. Cruuuuuuzes. Quem ainda se lembra dela??

Zeca disse...

Miguel!

Mesclado à "pior" lembrança que tem do Sr.Alfredo está um olhar carinhoso que você deixou escapar no meio do texto, quando diz: "Depois, mudamos para a Rua Major Diogo ao lado do TBC e em cima do Nick Club. Meu pai ainda se fazia presente. Lembro-me dele amassando a pimenta dedo de moça, no prato, até fazer um patezinho para, depois, servir-se do feijão e dos demais complementos.
Lembro doa seus acessos de tosse todas as manhãs. Tosse que o levou anos depois à morte."
Esse olhar - descuidado à primeira vista - mostra uma cena familiar repleta de carinho. Mesmo que esse carinho não seja explícito.
Ah! Eu também me cortei muito com o velho aparelho Gillette e minha barba foi crescendo, rebelde, sem rumo, pra tudo quanto é lado. Acho que os pais não estavam acostumados a ensinar os filhos a fazerem essas coisas "tão elementares"...

Muito bom, Miguel! Mais uma vez!


Abraço.

Soninha disse...

Oieee...

Boa ou ruins, são recordações de sua vida e estarão sempre com você.
Mesmo que não cometer os mesmos erros de nossos pais (e mães), sempre acabamos fazendo igual em algum momento de nossas vidas.
É assim mesmo... as referências que tivemos, norteando nossa existência.
Valeu por suas memórias.
Muita paz! bjsssssss

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Miguel, siga os consêlhos daquele artista do anúncio que díz: "Para cima Tchan e para baixo Tchun, com certeza a barba vai se acostumar, parabéns pela história, abraços, Nelinho.