domingo, 27 de maio de 2012

Uma atitude pouco recomendável

imagem: bairro do Ipiranga

Lá pelos idos dos anos 40 eu e meus amigos frequentávamos o clube no Sacomã, nossos programas de diversão eram muito limitados devido à idade, um cinema, passeio na quermesse, parque de diversões e eventualmente um bailinho na casa de alguma garota, assim, durante um dia da semana íamos ao clube para assistir aos treinos do pessoal do basquete e do vôlei para ter uma distração à noite.
No mês de junho o clube realizava as tradicionais "festas juninas", já em maio alguns sócios ensaiavam no salão a dança da "Quadrilha" para se apresentarem afinal na festa, o grupo era composto por rapazes e garotas que se reuniam 1 vez por semana para o ensaio e nós ficávamos de fora, assistindo, lá no salão o mestre ia dando as ordens: "Balancê", "Caminho da Roça", "Trocar de Parceiro" e assim a coisa funcionava com o pessoal dançando ao som de músicas próprias das época.
Certa noite um dos meus amigos, cujo nome peço licença para não mencionar, trouxe uma garrafa do vinho Castelo embrulhada num saco de papel pardo, fomos ao bar e adquirimos algumas garrafas de soda limonada da Antarctica e lá fora, no pátio, fomos tomando o vinho misturado com soda (os copos foram emprestados pelo dono do bar pensando que só íamos tomar o refrigerante), não preciso dizer que a maioria dos meninos ficou "alta" após tomarmos aquela mistura, pois ninguém ali era dado ao consumo de bebida alcoólica; devolvemos os copos e as garrafas vazias da soda limonada, a garrafa de vinho deixamos num canto do pátio, em seguida fomos ao salão para assistir o ensaio da tal quadrilha.
Mas, vejam vocês o que a bebida pode causar; devido ao nosso estado de euforia começamos a tumultuar o ensaio fazendo piadas com o movimento dos dançarinos. O mestre do grupo continuava marcando a dança: "Balancê", "Caminho da Roça", etc. Eis que, de repente, o meu amigo que trouxe a bebida disse-nos que estava "cheio" de ouvir aquelas mesmas palavras em todos os ensaios e, surpreendentemente, após o mestre dar a ordem de "trocar de parceiro" ele gritou: "Todo Mundo Pelado".
Foi um protesto geral, a música parou e o ensaio também, alguns até ameaçaram a nos agredir. No final, fomos conduzidos à sala da diretoria e lá queriam saber quem de nós havia gritado. Alegamos que não sabíamos, pois eram muitos garotos (não queríamos acusar o amigo); assim, os diretores resolveram nos aplicar uma suspensão de 90 dias por falta de decoro. Ficamos proibidos de frequentar o clube por todo esse tempo e, o que foi pior: sem mais uma fonte de diversão.
Foi sem dúvida uma atitude pouco recomendável, coisas da mocidade. Ainda bem que meu pai não ficou sabendo!
Por Leonello Tesser (Nelinho)

5 comentários:

Miguel S. G. Chammas disse...

Bacana Nelinho. Só restou uma duvida, alguem atendeu à ordem de comando do seu amigo?

Arthur Miranda disse...

Nelinho, a atitude pede ter sido não recomendável. Mas que foi bem sacada, ah! Isso ela foi. Valeu, se eu estivesse lá, iria morrer de rir.

Luiz Saidenberg disse...

Bem gozado, Nelinho. Mas olhe que era só uma palavra de ordem inocente. Anos mais tarde, bem poderia ser tomada a sério, e teríamos um espetáculo de Hair ao vivo e em cores....

Modesto disse...

Ho, Nelinho, não era pra tanto, ninguém iria obedecer, podes crer. Mas, a "deixa" foi ótima, teu amigo devia trabalhar em teatro. Só fiquei em dúvida por vc. Não obedeceste, não? É que vc é louco pra aproveitar uma chance destas...rsrsrsrs. PaRABÉNS, NELINHO.
Modesto

Wilson Natale disse...

Nelo:
Como o tal sutiã do comercial, a primeira "bagaça" a gente nunca esquece... Ahahahahahahaaaa!
E o teu amigo era um mal "comandante de quadrilha", e realmente estava "bebíssimo"!
Se não estivesse, gritaria: "Toda mulherada pelada!Os homens, não"! Ahahahahaaaaaa!
Noventa dias de "jejum" foi demais. Fazer o quê? Outros tempos, outras mentalidades.
Ainda bem que, "bebinhos" você não decidiram nadar na velha, a tempos estancada Lagoa do Sacomã. Já viu, né?...
Essa Lagoa tinha muitas histórias tristes de afogamentos. Você deve conhecê-las.
E, para finalizar, junho está aí. Que tal tomar uma soda-limonivinhosada e ir lá no clube ver o ensáio da quadrilha? Ahahahahaaaa!
Ótimo texto!
Abração,
Natale