terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Uma Ode a Miguel S. G. Chammas



Nos idos de 2007, por conta de uma indicação de meu irmão Vicente Laruccia, 88 anos, tomei conhecimento da existência do SPMC. Mandei meu primeiro texto, sobre minha tia Carmela, vítima da revolução de 1924. Em seguida, fui convidado a comparecer na sede da “São Paulo Turismo” para dar um depoimento. Éramos os quatro colaboradores, eu, Mario Lopomo,  professora   Neuza Carvalho, Luiz Saidenberg e Miguel S. G. Chammas.
De cara, fiquei conhecendo todos, menos a profª. Neuza, que já a conhecia da USP. O Luiz, muito simpático, o Mario, taciturno e o volumoso e bondoso Miguel. Conversamos longamente, gravamos o depoimento e o Miguel se mostrou de uma bondade tão volumosa ou mais que seu físico propunha. A mim, parecia que o conhecia há muitos anos, tamanha acolhida que ele me deu; nunca vou esquecer aquele dia. Conversou sobre meu texto, animou minha iniciativa, contou que estava no site desde seu início, em 2005. Tivemos várias trocas de e-mails, conversamos várias vezes por telefone, o Miguel demonstrou logo ser um perfeito incentivador de novos colaboradores, sendo ele, já um grande, respeitoso e muito bom colaborador do site, Teve, um dia, a ideia de criar o que seria uma reunião de todos numa pizzaria de São Paulo, batizando-a simpaticamente de “RODADAS DE REDONDAS COM AUTORES REDONDOS OU NÃO”. Pelos anos seguintes, sempre com o espinhoso trabalho de escolha da pizzaria, locais que poderiam agradar ou não alguns dos colaboradores enfim, o Miguel, sempre levou a bom termo essa iniciativa, com a boa vontade e disposição do casal, sem esquecer que ele mora na Praia Grande,  deslocando-se à capital, sem nunca se queixar.
Pois, como ele confessa em uma mensagem enviada a todos que sempre emprestaram seu apoio ao ágape, tudo tem seu princípio e um fim. Discordo de você, Miguel. O que ocorreu na despedida do ano, em 30\11\2013, não é o fim,  meu grande amigo Miguel que, por problemas de saúde e outras ocorrências, não vai mais poder continuar a organizar novas rodadas. Vamos todos nos reunir, dando ao Miguel aplausos e agradecimentos, por tudo que ele fez em 5 anos, com aquela bondade e simpatia, repito, em prol união fraterna de todos os colaboradores e suas famílias.

Miguel, você nunca será esquecido, temos dentro de nossos corações uma imagem fraterna de um irmão com um coração que vale ouro. Em geral, somos da faixa de idosos, por isso devemos honrar nossa condição de colaboradores, continuar o trabalho do Miguel, se alguém se manifestar em receber o cetro dessa missão, que se manifeste.


Como último parágrafo desta ode, peço, em nome de meus colegas que você, Miguel, continue a tarefa iniciada por você, nós te amamos, Miguelão; você mora em nossos corações. Um abração.



Por Modesto Laruccia

17 comentários:

Soninha disse...

Olá, Modesto!

Miguel sempre se dedicou a este trabalho com muita satisfação, com alegria e entusiasmo. Sempre foi muito prazeroso para ele, porém ele também sempre quis dar oportunidade a outros que queiram realizar esta tarefa e promover estes encontros com os autores.
Aquilo que tiver que ser, será, com certeza!
Obrigada.
Muita paz!

Lourdes Cecilia Bove Ciavata disse...



Oi, por várias vezes não pude comparecer, mas, faço minhas as palavras do Sr,Modesto.

FELIZ NATAL E ANO NOVO A TODOS !!!


Berê disse...

Miguel, deixe de tolice e lembre-se da Berenice! Foi por meu intermédio que você começou a escrever no SPMC, lembra-se? Participei de alguns encontros das redondas e não fui a tantos quanto gostaria. Lamentaremos essa sua decisão mas a respeitamos. Só podemos agradecer o seu empenho e generosidade.
Um abraço a todos, desejando um Feliz Natal!

Bernadete disse...


Miguel,eu conheci o site através de uma nota, publicada no rodapé da Folha de São Paulo. Me encantei com tudo que li, principalmente suas famosas memórias. Recebi de você, o incentivo para escrever, mesmo não tendo toda verve dos demais escritores. Fui bem recebida por todos. Posteriormente, tive o prazer de receber o "Livro de mil histórias", com alguns textos publicados...Depois, foram as famosas reuniões dos Redondos (ou não)X Redondas, que nos proporcionaram momentos de muita alegria...Mesmo respeitando sua decisão, peço que repense, pois você foi muito importante para todos nós,e é, um perfeito hostess. Bjos

Anônimo disse...

Modesto falando de Miguel só pode ser preciosidade. Lindas as atitudes de ambos e eu me sinto honrada de ter contato com eles, mesmo à distância. Um beijo muito carinhoso para os meus dois grandes amigos. Vera Moratta.

Arthur Miranda disse...

Falei no dia seguinte ao desencontro das Redondas, com o Miguel por telefone, não vejo motivos para que o mesmo renuncie o seu posto. Até mesmo pela razão que qualquer um pode amanhã fazer como ele fez por esses anos todos, o mesmo trabalho e até mesmo criar outro encontro semelhante ou até melhor do que esse, que o Miguel com muita dedicação e eficiência criou e passou a cuidar todo esse tempo, e quem não estiver satisfeito, tem todo o direito de criar outro e caminhar nos mesmos moldes que caminha esse nosso encontro. Portanto Miguel vamos em frente que a traz vem gente. Não é por causa de uma falha que esse encontro tão gostoso deva terminar. Pra frente Miguel.

Teresa disse...

Bom, depois de tudo o que se falou, só posso acrescentar: Miguel, continua, vai...
Te conheço há mais de 50 anos e sei que há sempre muito amor em tudo o que faz e você é líder por natureza; seu entusiasmo é contagiante. Foi assim nas minas de varvito lá em Santana do Parnaíba (ou era Salto?), foi assim em Quintaúna, foi assim no Pico do Jaraguá, foi assim no Teatro e na Academia de Letras da escola, foi assim e sempre lembrarei porque você estava sempre envolvido e envolvendo a todos nós os "jovens largados".

Anônimo disse...

Modesto modestamente nos representa através de seu texto intocavel.
Miguel você para nós é e sempre será o Cara

Marcos Falcon

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Meus amigos, tive e honra de conhecer o Miguel atravéz do site e depois pessoalmente, fiquei também honrado em conhecer todos os demais participantes, uns pelo site e outros pessoalmente, não aceito a renúncia do Miguel em hipótese alguma e desde já peço a ele para programar uma nova reunião para o próximo ano lá no Morais pois até lá espero já estar em ótima condição física, parabéns ao Modesto pela manifestação acima e espero rever todos os nossos amigos na próxima reunião, as vezes as coisas não correm como desejamos por problemas alheios à nossa vontade e vamos tocar para frente que atráz vem gente.

leonello Tesser (Nelinho) disse...

Ainda aproveitando a oportunidade tomo a liberdade de transcrever umas palavras que lí num saquinho de papel onde vieram acondicionados os pães que comprei ontem, eis o que diziam:
Que neste Natal,
eu possa lembrar dos que vivem em guerra, e fazer por eles uma prece de paz.
Que eu possa lembrar dos que odeiam, e fazer por eles uma prece de amor.
Que eu possa perdoar a todos que me magoaram, e fazer por eles uma prece de perdão.
Que eu lembre dos desesperados, e faça por eles uma prece de esperança.
Que eu esqueça as tristezas do ano que termina, e faça uma prece de alegria.
Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor, e faça por ele uma prece de fé.
Obrigado Senhor
Por ter alimento, quando tantos passam o ano com fome.
Por ter saúde, quando tantos sofrem neste momentos.
Por ter um lar, quando tantos dormem nas ruas.
- OBRIGADO SENHOR -

margarida disse...

Modesto, o Miguel sempre nos trouxe alegrias e nos recebeu de braços abertos no grupo SPMC. Ele sabe que discordo da sua saída como coordenador das Redondas.Peço que ele deixe pra lá as magoas e ressentimentos, elas só atrapalham a nossa vida. Cuide de sua saúde e não vamos nos abalar e deixar que os laços de amizade já tão fortalecidos por tantos outros encontros que fizemos e que foram tão bons, sejam desfeitos por uma falha. Neste momento nosso papel é de união para que o próximo encontro tenha muito sucesso e todos fiquem muito felizes.Muito banca seu texto Modesto, meus parabéns!

Miguel S. G. Chammas disse...

MENINAS E MENINOS
Nada como um dia após o outro e uma noite no meio!
Li e reli todos os comentários exagerados neste exagerado texto do Modesto. Li guardeio e reli, todas as mensagens recebidas que abordavam o mesmo assunto.
Depois, respirei fundo, tomei um gole de uma caninha amarelinha que guardo para ocasiões especiais e, então, decidi:
VAMOS PROMOVER EM JANEIRO A PRIMEIRA RODADA DE 2014 E, SÓ DEPOIS, SE AINDA FOR O DESEJO DE TODOS, EU ME CONSIDERAREI READMITIDO NA FUNÇÃO DE COORDENADOR DAS "RODADAS DE REDONDAS COM AUTORES REDONDOS OU NÃO".

modesto disse...

VIVA!

modesto

margarida disse...

Oba.....que legal!

Marcia Ovando disse...

Miguel sua função de coordenador das rodadas de redondas é vitalício! Caso contrário...as redondas não mais serão as mesmas!
abração

Roberto Capuano disse...

Modesto, quero aproveitar esta simpática e merecida homenagem ao nosso querido amigo Miguel, idealizador das já famosas "Rodadas de Redondas", para que todos os autores redondos ou não, deixarem uma mensagem para ele reconsiderar sua decisão. Não seria um ou outro imprevisto originário por doença ou desencontro de informações que iria denegrir as inúmeras "Rodadas de Redondas" que brilhantemente organizou ao longo de mais de 5 anos. Por isso deixo a minha mensagem: Volta Miguel, continue a tarefa iniciada por você. - Capuano

Teresa disse...

Mi-guel... Mi-guel... Mi-guel... Você está sendo ovacionado! Que bom que você voltou (está voltando) atrás da sua decisão de deixar o comando desses encontros.