imagem: Viaduto Santa Efigênia 1913 e 2013
Alguém, Paulista e Paulistano pode me dizer,
em número de quilômetros, o quanto andou, percorrendo, indo e vindo, pelo
Viaduto de Santa Efigênia?
Duvido que alguém saiba... Nem eu mesmo o sei.
Com certeza foram muitos!
Quem, Paulista e Paulistano, hoje, ainda se
lembra dele? Quero acreditar que, muitos ainda se lembram... Que não o
esqueceram.
Mas, ao que parece, a Prefeitura, a Regional
da Sé, a São Paulo Turismo, esqueceram dele.
Amanhã, ao que me parece, o Viaduto de Santa
Efigênia completará os seus 100 anos, sem bolo e sem festa. E sem
convidados...
Sem festa, O MAIS ANTIGO VIADUTO EM USO DE SÃO
PAULO está, como um velho hóspede de um desses depósitos, pomposamente chamados
de Casa de Repouso, à espera de parentes que não virão.
_ “NATALE, VOCÊ SE ENGANOU! O MAIS ANTIGO
VIADUTO DE SÃO PAULO É O DO CHÁ”!
_ “NÃO ME ENGANEI, NÃO! O PRIMEIRO VIADUTO DO
CHÁ (inaugurado em 1892) FOI DESMONTADO Entre 1938-1939, QUANDO O SEGUNDO
VIADUTO, EM CONCRETO, FOI INAUGURADO (1938). E O SEGUNDO VIADUTO AINDA NÃO
CHEGOU AOS 80 ANOS”.
Penso com ironia no ano de 1992, quando se fez
com toda a pompa e circunstância, as “festas de 100 anos” de um viaduto que
tinha pouco mais de 50 anos...
Voltemos ao Santa Efigênia.
Ao contrário do antigo Viaduto do Chá, o
Viaduto de Santa Efigênia é uma obra de arte.
Projeto de Júlio Micheli, parte metálica
importada da Bélgica e montagem a cargo da Firma Lidgerwood Manufaturing Co. Ltd.
O peso do aço dissolve-se, na beleza do
projeto, passando a impressão de leveza. Arcos apoiados em pedra de
cantaria finamente recortada. Os parapeitos da pista é um fino
trabalho de serralheria, estilo “Art Nouveau”. E neles, de espaço em espaço,
afixadas luminárias no mesmo estilo. Nas calçadas, postes em forma de tridentes
sustentando a rede elétrica dos bondes. E, do lado esquerdo de quem vai do
Largo São Bento ao Largo de Santa Efigênia, uma escada levava ao sanitário
público (local onde hoje está o mezanino da estação São Bento do metro). Um dos
primeiros sanitários a ser cuidado, sanitizado e vigiado pela prefeitura.
Viaduto de Santa Efigênia. 100 anos
embelezando a Cidade, poupando a ´população das agruras da Ladeira de São João
e, mais que isso, 100 anos como testemunha da História de São Paulo, como as
Revoluções de 1924 e 1932.
E 100 anos - um século, de sua
história pessoal:
No começo, os bondes eram “os senhores do
viaduto”. Então vieram os automóveis. Velhos “landaus”, “coches” e suas parelhas
foram aposentados. Bondes e automóveis! Bondes, automóveis e – Meu
Deus! – os “Omnibus” (ônibus)!... Bondes, automóveis, ônibus, lotações,
utilitários, motos... Depois Lambrettas, Vespas, Volkswagens, Dauphines,
Gordines, DKWs e, acredite, um trambolho de nome Romi-Izzeta!...
São Paulo, uma cidade evoluída, progressista.
Da pra acreditar que ainda circulam carroças de entrega? Pois é!...
E o Viaduto, através das décadas foi sendo
abalado na sua capacidade estática e rolante, necessitando, cada vez mais, de
reparações onerosas. Quase desativado foi deixado ao Deus dará... As lindas
luminárias desaparecidas há muito tempo, o banheiro em extrema decadência foi
fechado. Agonizava o viaduto.
Durante e depois da construção da Estação São
Bento do Metro, de passagem de pedestre, o Santa Efigênia foi tomado pelos
ambulantes.
Com a revitalização do Vale do Anhangabaú,
cogitou-se o desmonte do Viaduto. O clamor público fez com que o Patrimônio
Histórico reagisse rápido tombando o Santa Efigênia. Restaurado, transformado
em calçadão ele continua lá. Sabe Deus por quanto tempo!
Ele é velho, velhíssimo. Mas é tão
Paulistanamente Paulista. Ele é São Paulo.
Alguém, Paulista e Paulistano pode me dizer,
em número de quilômetros, o quanto andou, percorrendo, indo e vindo, pelo
Viaduto de Santa Efigênia?...
Por Wilson Natale
22 comentários:
Olá, Wilson!
Que legal seu texto... Sei que se trata de um lindo trabalho de pesquisa.
Recentemente eu li que o viaduto Santa Efigênia começou a ser construído em 1910 e foi inaugurado em 26 de setembro de 1913... Será?
Eu devo ter andado muuuuuitos quilômetros por este viaduto também... rsss
Adorei conhecer um pouco mais da história de nossa querida Sampa.
Obrigada.
Muita paz!
Ah meus tempos de Office-boy!
Pisei léguas por esse viaduto. Guardei posição em filas quilométricas para cumprir obrigações profissionais nas repartições do INSS.
Extravasei minhas fomes em diversas mordidas nos sanduíches da gigantesca Mortadela Ceratti no bar instalado bem em frente ao prédio do INSS.
E, hoje, tenho o prazer de ler uma resenha histórica sobre esse monumento paulistano tão vivo em minhas memórias.
Obrigado Natale!
Viadutos de Sta. Efigenia e do Chá...quer coisas mais paulistanas? No do Chá, passei inúmeras vezes. Já no "Santa", bem poucas. São os caminhos da vida...
Mas, como disse Adoniran- venha ver Eugenia, como ficou bonito o viaduto Sta. Efigenia. É uma beleza.
Natale!
Mais uma vez você me surpreende com uma bela e justa homenagem! Confesso que há tanto tempo não passo pelo Viaducto Santa Ephigenia, que nem lembrava de sua existência! E em meus tempos de adolescência, quando trabalhei no Banco Federal de Crédito, atual Itaú, atravessava diariamente esse monumento, na ida e na volta. Mais não tenho para falar, mas posso reconhecer a beleza arquitetônica que tão bem você registrou.
Abraço.
SONINHA:
Documentos históricos, Jornais da época (com fotos) confirmam a inauguração do VIADUTO DE SANTA EFIGÊNIA a 26/07/1913.
Em 1978, o viaduto foi restaurado.Em 1982, alguém de muito mau-gosto, achou "lindo" pintar o Santa Efigênia com as cores do arco-íris... (risos)
Felizmente, o viaduto retomou as suas cores naturais - amarelo-ouro.
O PRIMEIRO VIADUTO DO CHÁ foi inaugurado a 06/11/1892.
O VIADUTO BOA VISTA foi o terceiro viaduto de São Paulo, inaugurado a 24/06/1932.
O SEGUNDO VIADUTO DO CHÁ foi inaugurado em 1938 e, por mais que eu procurasse, não encontrei o dia e o mês dessa inauguração.
Abração,
Natale
SONINHA:
Enriquecendo um pouco mais o meu texto com informações históricas.
Pela lei municipal nº1038,de 30/04/1908, foi aprovada e, em edital de 02/05/1908, abriu-se a concorrência pública para a construção do Viaduto de Santa Efigênia.
O vencedor foi o engenheiro italiano Júlio Micheli,que deu início às obras no início de 1910.
A parte metálica foi importada da Bélgica e a montagem ficou a cargo da firma Lidgerwood Manufaturing Co. Ltd..
Abração,
Natale
SAIDENBERG:
A vida nos leva por muitos caminhos.Mas nós - os sabidos - sempre enconramos o caminho mais fácil, mais comodo. Ahahahaaaaa!
Passando ou não pelo Santa Efigênia e impossíel deixar de vê-lo.
Abração,
Natale
MIGUEL:
Como você, também eu rodei Km e Km, sobre aquele viaduto, investido da nobre e "bem remunerada" profissão de Office-Boy. Ahahahahaaaaaaaa!
Valeu o comentário!
Abração,
Natale
ZECA:
Nós vivemos muita coisa nesta São Paulo. Não lembrar´não é pecado, Mas esquecer, como fizeram aqueles senhores do Estado, da Prefeitura, do Patrimônio e do Turismo é imperdoável.
Acredite se quiser: Fui procura e não encontrei a placa inaugural original, nem a placa que ao tempo da restauração, a Prefeitura colocou sobre um pedestal de "mármore" (concretão vagabundo). Ahahahahaaaaaa! (Estou rindo para não chorar.).
Abração,
Natale
O viaduto Santa Ifigênia me traz muitas lembranças. Meu primeiro emprego era na XV de Novembro e, às vezes, eu ia até o Paiçandu para pegar o 60 - Água Rasa. Já naquela época admirava a beleza desse viaduto.
Natale, que maravilha de viaduto, de história e de memórias. Parabéns, meu querido.Quando eu comecei a apresentar a cidade para o meu filho, ainda pré-adolescente, eu o levei ao Santa Efigênia e fiz com que ele pusesse o pé ali e se emocionasse. É bom lembrar quando a Eugênia foi ver como havia ficado bonito o viaduto Santa Efigênia. Receba o eu abraço, Vera Moratta.
TERESA:
Não somos a Eugênia, porém no vai-e-vem de nossas vidas, ele é um bonito cenário que enfeita a nossa memória.
Valeu!
Abração,
Natale
MORATTA:
Ao nomear o seu filho, você levantou um ponto negativo dos atuais paulistanos: Não contar a História de São Paulo. Não falar da importância deste Estado e desta Cidade.Não fazer com que sintam orgulho de ter nascido aqui.
Abração,
Natale
Natale, um cronista riquíssimo... em histórias voltadas a nossa cidade. Os cem anos do Sta. Efigênia serviram pra, num estalo de memória, desfilar toda vertente proporcionada por uma efeméride desse tipo. Wil, vc pergunta a todos, quantos quilômetros, sobre o viaduto, ja foi percorrido por cada leitor. Eu te respondo: 2.000 km. Vc não acredita? assim como não posso provar, vc não pode me contrariar. Ficamos assim, andei muito, mas muito, mesmo. Nos últimos 10 anos, parei.
La sua parola é bela, la satisfasione di legere, é nostra.
Parabéns, Natale, un bacio in testa, fratelo mio.
Laru
Natale, foi um prazer ler seu texto e ter oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o viaduto Santa Efigênia. Ele como tantos outros pedacinhos antigos de São Paulo tem uma historia pra ser relembrada e contada para quem ainda não sabe.Eu mesmo não sabia quase nada a seu respeito, muito menos que estava aniversariando.Sempre ouvia meu pai falar e com certeza passei muitas vezes por lá.Ele merece nossos parabéns! Adorei seu texto, parabéns pra você também.Um grande abraço.
LARÙ, mio caro:
Nesta cidade onde a pressa sempre se faz presente fica difícil saber o quanto andamos, seja no Santa Efigênia, ou outro lugar. Cabeà História lembrar fatos e datas de um bem público. E cabe aos senhores da Prefeitura contar essa história e comemorá-la.
Mais que o centenário do viaduto, o texto serve, ironicamente, a comemorar o descaso dos "zeladores" do nosso patrimônio.
Bacione in testa. Salute e felicità!
Natale
PERAMEZZA:
Valeu!
O que importa é que o Viaduto está lá,despertando lembranças.
Abração,
Natale
Natale, seus textos enriquecem os meus conhecimentos sobre os diversos pontos desta cidade, caminhei muito sobre o viaduto Santa Ephigenia, talvez uns 5.000 quilometros! parabens pelo texto.
Natale, seus textos enriquecem os meus conhecimentos sobre os diversos pontos desta cidade, caminhei muito sobre o viaduto Santa Ephigenia, talvez uns 5.000 quilometros! parabens pelo texto.
NELLO:
Valeu!
É bom ver o quanto o meu texto remeteu a todos numa caminhada de lembranças.
Abração,
Natale
Preparem-se, amigos e colaboradores, dia 09\09, segunda-feira, vai fazer 100 anos e um mês da construção do viaduto Sta. Ephigênia. Se o Natale sustentar dá pra chegar aos 100 anos e dois meses. (desculpe a brincadeira, Soninha, Miguel, e Natale)
Modesto
Olá, gostaria de que alguém postasse o ano da construção do prédio do INSS no Viaduto Santa Ifigênia...
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