quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Como vê meu coração!



Recordo-te com as cadeiras na calçada, as brincadeiras de rua e do entardecer que suavemente anunciava o fim do dia. Lembro que à noite, apenas a luz da lua por muitas vezes era a nossa maior guia e como era bom tê-la como nossa companheira noturna sempre vigiando as nossas travessuras.
Os passeios de bondes, o coreto lá na praça, o circo de rua, o Grupo Escolar de avental branco e laços de fitas, as fogueiras de São João, as pipas lá no céu, o jogo bolinhas e de botões lá na calçada, são cenários dos inúmeros que guardo na lembrança e que o tempo não apagou.
A sensibilidade dos meus olhos percebem os pinceis mais nobres cobrirem todos os teus cenários com o colorido das pessoas e isso é o que Sampa tem de melhor.
Hoje, fico deslumbrada com os pedacinhos de São Paulo. Aos poucos a percorro e vão surgindo novos parques, novas estações do metro, edifícios com novos figurinos, lindas pontes suspensas, shoppings pra ninguém botar defeito, novas escolas, templos religiosos, centros esportivos e de lazer, praças, ótimos restaurantes, grandes avenidas, até fonte sendo restaurada e muito mais. Sampa tem muita coisa maravilhosa que surpreende meu olhar, mas tem outras que não gosto de ver.
São Paulo, todos sabem, é uma mistura de gente. Gente que trabalha ou não, que chora e que ri que cuida e descuida também. Gente que não sai do celular, do computador, da tevê. Gente pobre e rica também, gente que pede e muita gente que dá. Gente que destrói, mas que constrói também. Gente que apenas por aqui passa, mas tem os que ficam também. Gente que procura e acha e os que nunca acham. É gente de todas as zonas da cidade, gente de todos os cantos do Brasil, é gente de todos os lugares do mundo.
Hoje, minha querida São Paulo é assim que te vejo, com um coração que às vezes mergulha no teu passado, mas que na maioria dos meus momentos vive você no presente e te ama como você é com suas qualidades e seus defeitos.
Você tem sido o palco da minha vida e de tantos outros que por aqui vivem e daqueles que te procuram. São Paulo é minha cidade querida e minha paixão, me orgulho de aqui ter nascido. Parabenizo-te  por toda sua metamorfose e estarei com você sempre!




Por Margarida Peramezza

18 comentários:

Soninha disse...

Olá, Margarida!

Seus olhos, são também os nossos vendo Sampa desta forma.
Cidade amada por todos nós, nos sentios igualmente honrados por termos nascido nela.
Obrigada.
Muita paz! Beijossss

Miguel S. G. Chammas disse...

Marga, com tecladas corretas, você mostrou, em definitivo, o retrato de nossa Sampa.
E misturado às tintas usadas para essa descrição está o sangue dos paulistanos, como nós, que não se cansam de amar essa cidade. Valeu!

margarida disse...

Soninha e Miguel meus queridos amigos, como é grande nosso amor pela nossa cidade. Agradeço os amáveis comentários.Grande beijo as vocês.

Zeca disse...

Margarida!

Caramba! Seu texto, ou melhor, sua declaração de amor à nossa tão querida São Paulo me comoveu!
Ela (a nossa cidade) tem tudo isso que você tão delicadamente descreveu, mas tem também muita luta, muito trabalho, movimento incessante que nos engole e, envolvidos por essa roda viva, muitas vezes deixamos de percebê-la como a percebe o seu olhar, detalhada e carinhosamente.
Grande texto! Adorei!

Abraço.

Bernadete disse...

Mana,comecei ler o texto sem saber que era seu. Pensei..nossa, é assim que vejo minha cidade!!! Quando vi seu nome no final, constatei que temos a mesma visão e mesmo amor por São Paulo. A diferença é que você conseguiu descrever com maestria esse sentimento, coisa que eu não saberia fazer. Parabéns querida!!

margarida disse...

Zeca, verdade, acorreria do dia a dia muitas vezes nos tapam os olhos. Muito obrigada pelo seu comentário, beijos.

margarida disse...

Mana, amamos nossa cidade e isso é que importa, afinal nascemos e crescemos aqui e desde cedo foi nos ensinado a amá-la e respeitá-la como ela merece.Muito obrigada pelo carinhoso comentário. beijos.

Anônimo disse...

Marga querida, que lindo olhar você tem para com a cidade. Sempre admirei os seus sentimentos e emoções. Magnífico texto e também aproveitei para passear com você por uma cidade para mim saudosa, de grandes momentos e muita felicdade. Receba o meu abraço carinhoso, Vera Moratta.

Modesto disse...

Marga querida, este retrato que vc flagrou de uma cidade que é de todos, que é nossa, principalmente, me leva a uma pequena observação: quando vc diz "virtudes e defeitos" gostaria de dizer virtudes e transformações. O que chamamos de "defeitos", nada mais são do que os ingredientes na formação dessa megalópole. Como um prato a ser servido, leva pormenores que, saboreados isoladamente, tem sabor ruim, amargo mas, no amalgamento dos pertences se tornam um apetitoso e vislumbrante prato a ser apreciado com bastante apetite.
Belíssima e respeitosa entrega, sem pieguice e falsa nobreza, vc, Margarida nos presenteia, com esse maravilhoso estertor, uma festa a todos que se consideram paulistas natos ou por adesão.
Parabéns, querida Marga.
Modesto

margarida disse...

Vera, amo esta cidade como tantos e mesmo depois de tantos anos vividos aqui e ver coisas que eu não gosto de ver, me emociono ao falar desta cidade.O coração sempre fala mais alto. Muito obrigada pelo comentário e um grande beijo.

margarida disse...

Modesto, me sinto muito honrada com seus comentários em meus textos que sempre acrescentam algo de bom e complementam minha fala. Quando falo da nossa cidade, a emoção vem e meus olhos marejam e tenho uma imensa vontade de gritar."Não a destruam, não a machuquem e não a judiem. Deixem que ela continue ser aquela cidade que meu e o nosso coração quer ver, aquela dos meus sonhos.....dos nossos sonhos!Muito obrigada pelo seu comentário e um grande beijo pra você e para Myrtes.

Luiz Saidenberg disse...

Muito bom, Margarida. Belas lembranças de São Paulo. Abraços.

Wilson Natale disse...

PERAMEZZA:
OLHAR São Paulo e vê-lo no passado e no presente. E ao mesmo tempo, maravilhar-se e assustar-se com o futuro que, aqui, acontece todo o dia.
Nesta cidade o presente torna-se fugaz pois, futuro tem pressa. Nós temos pressa!
Pressa que não n0s impede de ver,sonhar a cidade no seu conjunto de passado, presente fugaz e no futuro que se nos apresenta dia-a-dia.
Amei o texto! Nele, as memórias urbanas de todos nós.
Abração,
Natale


margarida disse...

Saidenberg, são lembranças vistas com o coração. Muito obrigada pelo comentário.

margarida disse...

Natale,ainda bem que mesmo mediante a correria, encontramos espaço para descrever os sonhos e os desejos da nossa cidade.Muito obrigada pelo comentário.Um abraço.

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Margarida, leio com atrazo este belo texto sobre nossa cidade, voce descreveu bem o que e Sao Paulo, parabens.

Leonello Tesser (Nelinho) disse...

Margarida, leio com atrazo este belo texto sobre nossa cidade, voce descreveu bem o que e Sao Paulo, parabens.

margarida disse...

Nelinho, sempre é tempo de receber coment.ários e agradeço imensamente o teu. Um abraço